faz pouquissimo tempo que contamos aqui no flatout a histora de peter brock o piloto e uma verdadeira lenda em sua terra natal a australia onde passou a maior parte de sua carreira e ficou conhecido como rei da montanha por suas vitorias na bathurst 1000 a corrida de longa duraçao realizada anualmente no circuito de mount panorama brock morreu em 2006 aos 61 anos de idade ao sofrer um acidente com uma replica do shelby cobra daytona durante uma competiçao para carros de corrida classicos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o mundo automobilistico e repleto de coincidencias como o fato de o shelby cobra daytona original ter sido projetado por um certo peter brock outro peter brock que talvez para evitar confusao atende por pete em 1955 aos 19 anos de idade pete brock tornou se o mais jovem projetista contratado pela general motors onde ajudou a definir o design do primeiro corvette sting ray o c2 anos depois em 1959 ele deixou a gm e foi trabalhar para carroll shelby e foi o principal autor da silhueta do cobra daytona o cupe de competiçao feito com base no roadster pete brock ainda bem esta totalmente vivo e mesmo com mais de 80 anos de idade ele ainda respira gasolina e graxa como mostra sua participaçao no episodio mais recente de jay leno s garage nele brock apresenta um de seus projetos mais obscuros e curiosos uma kombi equipada com um motor v8 buick customizada de forma simples e com muito bom gosto no inicio dos anos 70 brock deixou de lado a engenharia automotiva e os carros de competiçao como meio de vida e começou a investir em outra paixao os voos de asa delta em 1972 ele fundou nos eua uma empresa chamada ultralite products dedicada exclusivamente a fabricaçao de equipamentos para a pratica da asa delta hoje em dia batizada up international a companhia tem sede na alemanha e e a maior fabricante de asas delta e equipamentos relacionados no planeta o projeto da kombi foi montado por brock e sua equipe na decada de 1980 e tinha um objetivo muito especifico ser usado como veiculo de expediçao para sua equipe de asa delta ele e mais tres amigos viajavam pelos eua procurando picos elevados de onde pudessem saltar e para isto precisavam de algo que fosse robusto barato espaçoso e capaz de encarar terrenos pouco acessiveis a abreviaçao da ultralite products combina bem com a silhueta da kombi que por sua vez lembra remotamente a silhueta de outro carro da vw com o mesmo nome a opçao pela kombi um exemplar fabricado em 1971 resolvia a maior parte destes problemas e por um preço bastante em conta ainda por cima o problema era o motor um boxer 1600 carburado com parcos 50 cv geralmente eu resolvo este problema de falta de potencia usando um v8 gm small block revela brock a jay leno em um tom divertido e jovial para um homem de 83 anos o v8 gm no caso e um buick 215 cujo nome reflete o deslocamento de 215 pol³ 3 5 litros apresentado em 1961 o v8 da buick era todo feito de aluminio e serviu como base para o v8 rover este extremamente popular no reino unido onde foi fabricado ate 2006 https //www youtube com/watch v=xr9hicp_olq brock afirma que a potencia nao deve passar dos 200 cv chutando alto mas diz que o que realmente importa e o torque de pelo menos 30 kgfm mais que o dobro dos 12 kgfm originais mesmo acoplado ao cambio original vw de quatro marchas o conjunto e confiavel o ex projetista de carros de corrida diz que ja rodou milhares e milhares de quilometros nas ultimas decadas e que jamais teve problemas ao contrario a kombi se virava muito bem com a equipe e seus equipamentos no teto brock tambem diz que as adaptaçoes feitas na kombi foram relativamente simples segundo ele na epoca da execuçao do projeto engine swaps envolvendo os vw a ar eram bastante populares e nao foi preciso procurar muito para encontrar suportes adequados o problema do comprimento do motor foi resolvido adaptando a tampa traseira e o para choque e o peso extra por volta de 50 kg a mais que o flat 4 vw foi parcialmente compensado pela instalaçao de um radiador na frente mais a tubulaçao necessaria o radiador alias fica atras de duas enormes aberturas no painel frontal que foi pintado de preto para disfarça las e diga se deu certo mais curioso ainda e o modo como se abastece o reservatorio por um bocal dentro do carro no painel de instrumentos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 245411 245408 245410 ] a traçao claro segue traseira nada de 4x4 brock diz que isto nao e um grande problema e que os pneus mistos ajudam a conseguir a traçao necessaria para subir ladeiras ingremes e sem pavimentaçao outras customizaçoes interessantes sao os racks do teto peças usadas para prender as asas delta com perfil aerodinamico como os apendices de um carro de corridas olhando com atençao tambem se ve uma abertura no canto traseiro esquerdo onde fica alojado o radiador de oleo hoje em dia brock nao costuma saltar de asa delta mas ele ainda dirige a kombi de vez em quando para levar seus amigos a expediçoes e ele garante que poucas coisas sao tao divertidas quanto deixar os incautos impressionados na rodovia as pessoas tentam acompanhar e acham que vao conseguir mas ai eu troco a marcha e desapareço la na frente ele conta nao sabemos se o ronco do v8 ou se o desempenho e o mais inesperado numa kombi furgao branca rodas com calotas dog dish racks no teto e pneus mistos se chegarmos aos 80 e poucos com essa disposiçao e um project car bacanudo desses pode ter certeza que estaremos felizes sugestao de felipe bitu
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