ha alguns dias contamos aqui a historia do yellow banana um ford galaxie entortado para melhorar a aerodinamica — uma modificaçao que nao era permitida pelas regras da nascar mas que foi aceita porque a categoria estava em decadencia e precisava de espectadores smokey yunick filho de imigrantes hungaros que cresceu em uma fazenda e se tornou uma das maiores lendas da nascar por seu temperamento explosivo e por seu chevrolet chevelle — que tinha tanta coisa fora do regulamento que jamais chegou a correr mas era tao avançado e ousado que jamais foi esquecido seja por quem viveu aquela epoca seja por quem so conhece as historias nao e para menos como voce deve lembrar se leu a historia do yellow banana naqueles tempos a treta comia solta na nascar big bill france chefao da categoria havia banido o motor hemi 426 da chrysler por ser competitivo demais e no ano seguinte o motor ford 427 cammer com comandos nos cabeçotes por ser europeu demais nao eram decisoes muito racionais e naturalmente houve represalias — a chrysler e a ford acabaram boicotando a nascar reduzindo muito o interesse do publico pela categoria sendo assim france voltou atras — o hemi 426 voltou a competiçao em 1966 e o yellow banana foi uma forma de tentar fazer as pazes com a ford so um assunto nao ficou muito bem resolvido o chevrolet chevelle de smokey yunick este carro e uma lenda sobre rodas literalmente ha varias historias que circulam a seu respeito e nao sem razao envolvido com a nascar desde seus primeiros anos yunick tinha personalidade forte e nao levava desaforos para casa e ele tambem nao tinha pudor nenhum em fazer alguns truques com seus carros caso fosse necessario — e se nao fosse por isso o mecanico e chefe de equipe que vivia com um chapeu de cauboi nao tivesse acumulado 57 vitorias e dois campeonatos da nascar ao longo de mais de vinte anos a historia de hoje porem começa em 1963 quando a chevrolet decidiu que o automobilismo nao fazia parte de seu orçamento e cortou qualquer tipo de apoio a equipes de fabrica foi ali que começou o dominio da ford e da chrysler que se tornaram rivais ferrenhas em uma competiçao que deveria ser muito intensa para quem participava dela mas com duas marcas apenas era meio entediante para o publico as proibiçoes de 1965 e 1966 so pioraram as coisas mas se havia alguem isento de culpa nesta historia toda este alguem era smokey ele estava entre os unicos se nao fosse o unico que permaneceu fiel a chevrolet mesmo sem seu apoio e foi em meados da decada de 60 que ele provou que esta nao era uma ideia ruim — pelo contrario nao e o mesmo carro — e so reparar na dianteira especialmente no para choque em 1967 um de seus chevelle fez historia em fevereiro ao conseguir uma pole position na daytona 500 com curtis turner ao volante dois meses depois o mesmo carro virou historia ao bater durante uma das sessoes de treinos antes da atlanta 500 — nao sobrou nada do carro e turner saiu milagrosamente ileso foi aquele o carro que começou tudo depois que ele foi destruido smokey decidiu que faria um chevelle ainda melhor para o ano seguinte como ele faria isso usando os conhecimentos tecnicos adquiridos quando nao estava na beira de um oval da nascar nestas horas ele estava beira de um oval da formula indy sua figura era conhecida nos boxes da categoria de monopostos e ele passava horas conversando com mecanicos e engenheiros sobre acertos de chassi e suspensao para 1968 ele decidiu aplicar seus conhecimentos em um novo chevelle — um carro que se tornou folclorico e dizem foi o bolido da nascar mais avançado de seu tempo tanto que foi proibido de competir mas por que [youtube id= mc2ntjhnckm width= 620 height= 350 ] e ai que fica um pouco dificil dar respostas como este carro nunca correu ha diversas historias sobre ele que muita gente toma como verdade sendo que a mais notoria delas diz que o carro era na verdade uma replica em escala 7/8 sobre um chassi feito sob medida nao e verdade — ao menos a parte da escala de qualquer forma em 1968 o regulamento da nascar estava voltando a ficar mais permissivo para o bem da competiçao mas o carro de smokey era absurdo em vez de usar um chassi de chevelle ou mesmo ford ou chrysler como era comum ate entre carros que supostamente eram de outras marcas smokey construiu um chassi sob medida com diversas alteraçoes na suspensao e medidas ligeiramente alteradas para melhorar a aerodinamica e a distribuiçao de peso e colocou os paineis de metal da carroceria de um chevelle 1966 smokey trabalhou no carro durante todo o inverno de 1967 a fim de que ficasse pronto antes do inicio de fevereiro do ano seguinte quando aconteceria a daytona 500 semanas antes da corrida smokey ligou para big bill disse que estava fazendo um carro novo e perguntou se nao haveria problemas na hora da inspeçao bill garantiu que nao no dia marcado porem a situaçao foi outra — dizem que havia pelo menos dez irregularidades no carro e que os fiscais chegaram a impedir smokey de abastece lo para que ele nao pudesse correr de fato o carro tinha varias coisas que eram proibidas pelo regulamento ou que simplesmente nao se encaixavam nele o assoalho era alisado para auxiliar na aerodinamica algo proibido a suspensao era independente com um sistema three link na traseira e braços sobrepostos na dianteira e era totalmente ajustavel nos angulos de camber e caster os para choques eram embutidos na carroceria e todos os furos foram tampados para melhorar a eficiencia aerodinamica nada disso era permitido pelo regulamento que exigia que os carros fossem baseados nos modelos de produçao com modificaçoes restritas a reforços estruturais e a instalaçao de uma gaiola de proteçao basicamente smokey fez outro carro e big bill france nao podia tolerar isto uma pena pois o carro tinha uma postura totalmente agressiva e belas cores — ver o chevelle preto e dourado acelerando pelos ovais americanos poderia ter sido incrivel em vez disso quase foi a receita para um desastre smokey pegou o carro colocou no trailer e saiu dirigindo alucinadamente pelas ruas de daytona beach determinado a ir ate o circuito no meio do caminho ele mudou de ideia e foi para sua oficina a smokey s garage que mantinha desde 1947 como conta bob bolles da revista hot rod france deve ter adivinhado pois chegou minutos depois — e quase foi atingindo por uma marreta atirada por smokey por sorte a ferramenta acertou apenas o pontiac novinho de france que entrou nele e saiu dirigindo smokey contou a bolles que semanas depois recebeu uma carta de desculpas da parte de bill acompanhada de um cheque de us$ 1 500 para cobrir despesas sabem o que ele fez pegou o cheque foi ao banheiro limpou se usando o papel e enviou o cheque de volta ou ao menos foi o que ele disse decadas depois os carros da nascar começaram a usar chassis feitos sob medida e bolhas que lembravam as carrocerias do modelo de produçao em certo ponto o carro de yunick era muito mais stock do que os que hoje competem — o que nos faz pensar como eles estariam hoje caso france tivesse aberto uma brecha para o chevelle de smokey em 1968
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