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Pensatas

Só 6% dos recalls desde 1998 foram concluídos no Brasil. Quais as razões?

Há algum tempo, quando escrevia uma matéria sobre o custo dos recalls, topei com um dado assustador que me pareceu até mais importante do que o tema da reportagem principal: dos 461 recalls feitos entre 1998 e setembro de 2014, só 6% haviam sido encerrados, ou 28 deles — sendo que um envolveu apenas um carro. Só seis em cada cem! É quase tão ruim quanto a taxa de investigação de assassinatos no Brasil. Com a diferença de que o cumprimento dos chamados é justamente para evitar que pessoas morram em acidentes, ou seja, é medida preventiva, não de remediação.  O sistema de rebatimento do banco do VW Fox podia decepar os dedos de quem o manuseasse. Foram convocados pouco mais de 500 mil carros Pela lei, é responsabilidade do fabricante tirar do mercado todo risco à segurança dos consumidores. Na prática isso quer dizer duas coisas: a fábrica precisa comprar o carro de volta ou consertá-lo. A picape Pantanal, da Troller, entrou no primeiro caso depois que a marca cearense fo