ha algum tempo quando escrevia uma materia sobre o custo dos recalls topei com um dado assustador que me pareceu ate mais importante do que o tema da reportagem principal dos 461 recalls feitos entre 1998 e setembro de 2014 so 6% haviam sido encerrados ou 28 deles — sendo que um envolveu apenas um carro so seis em cada cem e quase tao ruim quanto a taxa de investigaçao de assassinatos no brasil com a diferença de que o cumprimento dos chamados e justamente para evitar que pessoas morram em acidentes ou seja e medida preventiva nao de remediaçao o sistema de rebatimento do banco do vw fox podia decepar os dedos de quem o manuseasse foram convocados pouco mais de 500 mil carros pela lei e responsabilidade do fabricante tirar do mercado todo risco a segurança dos consumidores na pratica isso quer dizer duas coisas a fabrica precisa comprar o carro de volta ou conserta lo a picape pantanal da troller entrou no primeiro caso depois que a marca cearense foi comprada pela ford a fabricante identificou risco de trincas no chassi e calculou que nao compensava arrumar seus problemas como a produçao era pequena somente 77 unidades foram fabricadas todas elas foram recompradas e destruidas os demais casos de defeitos com riscos aos consumidores registrados no brasil passaram por campanhas de recall a convocaçao dos proprietarios para o reparo gratuito do veiculo acontece que enquanto todos os carros defeituosos de uma convocaçao nao forem consertados o fabricante nao pode dar o recall por encerrado sentiu o tamanho da encrenca o problema nao esta apenas do lado dos fabricantes que sao obrigados a consertar carros convocados em 1998 se eles aparecerem hoje na concessionaria mas principalmente no mercado de usados e de quem pretende compra los se somente 6% dos recalls foram encerrados isso significa que muitos dos veiculos usados que estao por ai atualmente tem alguma falha grave de segurança que nao foi corrigida por que tambem tem essa se a falha no produto nao ameaçar a vida ou a integridade fisica do cliente nao e preciso fazer a convocaçao recall e so para quando o bicho pega e pega pesado mesmo o veterano 147 foi objeto de recall recente mas de uma fornecedora de peças que poderiam ter sido instaladas no modelo o recall era do sistema de direçao que a skf fabrica escrever essa reportagem deu uma boa mostra dos motivos que levam a um descumprimento tao grande dos chamados para começar nao ha estatisticas confiaveis sobre o assunto procure saber quanto veiculos ja foram convocados para consertos a informaçao nao esta em nenhum site do governo nem mesmo no do dpdc nao e publica tive de recorrer a assessoria de imprensa do departamento para obter os dados de campanhas concluidas recorri de novo para tentar descobrir quantas unidades estiveram envolvidas em recalls desde que o codigo de defesa do consumidor a lei 8 078 passou a valer em 1990 mas a assessoria nao respondeu ate o fechamento deste artigo fui caçar os dados e encontrei uma estimativa de 2005 a 2014 obtida pelo jornal o globo junto a senacom secretaria nacional do consumidor e publicada em novembro de 2014 ate aquele momento 2014 tinha batido o recorde de unidades em recall o numero chegava a 1 1 milhao de carros precisando de reparos pois perto do final do ano o pessoal da autoesporte veio com um novo numero 1 615 152 ate 23 de dezembro fazendo as contas imagine que de 2005 a 2014 6 5 milhoes de carros precisaram de recall no brasil quantos foram reparados ninguem sabe dizer afinal nao ha um registro centralizado e unificado um documento na internet escrito por rodolfo alberto rizzotto editor do site estradas com br e coordenador do programa sos estradas afirma que de 1991 a 2003 data de publicaçao do documento foram convocados para reparos outros 4 milhoes de veiculos incluidos ai os 1 3 milhao de chevrolet corsa e derivados com problema no cinto de segurança em 2000 — ate hoje o maior recall da historia brasileira ficamos sem os dados de 2004 mesmo com essa falha pelo menos 10 5 milhoes de veiculos deviam ter ido as suas respectivas revendas entre 1991 a 2014 para sanar defeitos que ameaçam a segurança de seus ocupantes so 630 mil fizeram isso lembre se de que como as falhas de calculo podem ser grandes este e um numero conservador foi so o que consegui de referencia e foi pouco falta de informaçao e o primeiro problema nao so porque nao ha estatisticas confiaveis mas tambem porque o consumidor fica no escuro a lei diz que o fabricante deve avisar seus clientes sobre o defeito por carta internet e por anuncios em meios de grande circulaçao para mandar cartas as fabricantes precisariam saber o endereço de seus clientes muitas nao sabem tudo porque a maior parte deles foge da rede autorizada assim que a garantia vence ou as vezes ate antes e esses proprietarios vendem o carro ou se mudam sem que as concessionarias fiquem sabendo antes da popularizaçao da internet os fabricantes usavam anuncios em horarios de grande audiencia na tv para divulgar a convocaçao mas hoje os recalls sao muito mais divulgados na internet e como todo conteudo de internet os anuncios acabam tendo vida curta o ministerio da justiça determinou que a fiat substituisse os cubos de roda do stilo que poderiam fazer a roda se desprender do modelo a marca contestou dizendo que os cubos eram seguros mas teve de troca los mesmo assim o segundo e a falta de controle da frota nacional nao ha um cadastro brasileiro de veiculos ou integraçao entre todos os detran caso houvesse o dpdc poderia entrar em contato diretamente com proprietarios de modelos envolvidos em recall ou informar aos fabricantes como alertar esses donos de modo eficiente nao ha um controle dos veiculos que desaparecem por perda total roubo incendio abandono ou qualquer outra coisa do tipo nao existem dados confiaveis sobre o tamanho da frota do pais ha um projeto de lei o pl 4637 apresentado em outubro de 2012 que bloquearia o licenciamento de veiculos com recall pendente pois o projeto foi arquivado em janeiro deste ano desarquivado a pedido de seu autor e agora aguarda aprovaçao da comissao de viaçao e transportes para seguir adiante o terceiro e a falta de transparencia com que as fabricantes tratam do assunto boa parte das questionadas se ja haviam encerrado os recalls que convocaram nao se deram ao trabalho de responder talvez porque admitir que ainda ha campanhas antigas abertas seria admitir algum tipo de falha de comunicaçao com os clientes ou porque representaria um prejuizo reavivando a memoria de consertos que ficaram esquecidos e que por isso mesmo nao tiveram custo vale lembrar que o recall mais escandaloso do mundo o do ford pinto abaixo o carro pegava fogo em colisoes traseiras pela localizaçao de seu tanque e do bocal de abastecimento durante seu desenvolvimento foi feito um memorando que dizia que o custo da colocaçao do bocal em uma posiçao mais segura us$ 11 por unidade tornava mais barato indenizar eventuais vitimas de acidente chamam caras como os que fizeram o memorando nos eua de bean counters provavelmente por episodios assim o problema final e o desinteresse do motorista sobre o que ele dirige mas da pra entender sem querer puxar o saco do cidadao brasileiro o denatran possui um site que permite consultar se seu automovel ou aquele que voce pretende comprar tem alguma pendencia em relaçao a recalls e o denatran serpro gov br seria uma facilidade daquelas que nao permitem justificativa seria logo que voce acessa o site ele traz a informaçao de que roda melhor em netscape ou internet explorer e em 800 x 600 se isso nao e a demonstraçao maxima do anacronismo digital nao sei o que seria talvez recomendar o uso de pentium 2 ou superior com o ie aberto voce insere o numero do chassi do veiculo e faz uma verificaçao por imagem digitando as letras que aparecem por fim vem a mensagem o numero de chassi informado nao pertence a nenhum recall divulgado pelas montadoras a partir de 17/03/2011 para periodos anteriores entre em contato diretamente com o fabricante do veiculo por que nao reunir tudo no mesmo lugar por que nao pegar os dados de recalls com os fabricantes os chassis envolvidos e colocar tudo em apenas um local de consulta os motoristas mais cautelosos certamente ligariam para 0800 da fabrica para conferir se seu carro esta em dia com os recalls mas e os demais e aqueles que so fingem que gostam de carros bom esses sao os que mantem milhoes de veiculos com defeito rodando por ai entendeu porque nosso transito mata cerca de 40 mil pessoas por ano no brasil eu sim
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