responda rapido qual foi o primeiro carro com traçao nas quatro rodas ja feito se voce e um cara informado esta com a resposta na ponta da lingua foi o lohner porsche projetado e construido por ferdinand porsche em 1901 o lohner porsche e frequentemente citado como o primeiro 4x4 do planeta e apesar de ter quase 120 anos de idade ele trazia uma configuraçao bastante atual quatro motores eletricos um em cada roda com baterias e um gerador a gasolina ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o conceito do lohner porsche esta apenas começando a ser explorado em massa pela industria automotiva em superesportivos eletricos e estudos de mobilidade alternativa ao longo dos seculos a evoluçao dos 4x4 aconteceu de forma distinta com os jipes criados na decada de 1940 veiculos mais tradicionais com motor a combustao cambio e diferenciais e qual foi o primeiro carro a trazer esta configuraçao talvez voce se pergunte e a resposta e uma so o spyker 60 hp de 1903 talvez voce lembre da holandesa spyker por seus esportivos exoticos de fabricaçao artesanal com design ousado e motor v8 audi eles sao conhecidos pelo estilo moderno por fora e retro por dentro repleto de couro e joalheria e detalhes inusitados como o mecanismo exposto do trambulador a spyker quase foi a falencia em 2015 recuperando se a duras penas e retornando a fabricaçao de automoveis com a ajuda de alguns investidores mas a atual spyker que foi fundada em 1999 nao tem relaçao com a companhia original estabelecida em 1880 e extinta em 1926 exceto pelo nome e pelo emblema sobre os quais comprou os direitos a antiga spyker começou como uma fabricante de carruagens fundada pelos irmaos hendrik e jacobus spijker de amsterda seu trabalho era tao bom que em 1898 a spyker recebeu da familia real holandesa a encomenda para construir uma carruagem folheada a ouro a chamada golden koets e utilizada ate hoje em cerimonias reais nao muito tempo depois a spyker começou a fabricar automoveis realizando uma migraçao comum naquela epoca os primeiros carros da spyker datados de 1900 nao eram muito diferentes de diversos outros modelos fabricados no inicio do seculo 20 calhambeques com para lamas destacados farois a querosene e motores de dois cilindros opostoscom potencia entre 3 e 5 cv dois anos depois em 1902 a spyker introduziu seu primeiro modelo com motor arrefecido a agua com 6 cv nos anos seguintes carros com motores maiores de quatro cilindros e potencia entre 14 e 20 cv começaram a ser fabricados eles tinham como caracteristica marcante o radiador perfeitamente circular que e a melhor forma de identificar um spyker da epoca eles nao eram velozes mas eram suficientes para necessidades basicas de transporte diario no entanto como voce ja deve saber no momento em que surgiram os carros surgiram tambem as corridas de carro e a spyker nao ficou de fora em 1903 foi anunciada uma grande corrida de longa duraçao a ser realizada nas estradas que ligavam paris na frança a madrid na espanha a spyker contratou um novo engenheiro o belga joseph valentin laviolette para a equipe e ele seria o principal responsavel por projetar um esportivo que fosse capaz de vencer aquela corrida o spyker 60 hp como seu nome diz o spyker 60 hp tinha 60 cv e um motor de seis cilindros em linha e amplamente aceito que o motor que deslocava 8 7 litros 8 676 cm³ mais precisamente foi o primeiro com esta configuraçao a ser colocado em um automovel com diametro e curso de 120x128 mm duas valvulas por cilindro e comando no bloco o motor era gigantesco e nao girava muito mas era mais potente do que qualquer outro disponivel na epoca como se nao bastasse o pioneirismo dos seis cilindros em linha o spyker 60 hp tambem foi o primeiro carro do mundo com traçao nas quatro rodas e um sistema de transmissao convencional o motor era ligado a um cambio manual de quatro marchas que por sua vez era ligado as rodas por tres diferenciais um dianteiro um central e um traseiro nao muito diferente do que se ve hoje em dia ah vale lembrar o spyker 60 hp tambem e considerado o primeiro automovel com freios nas quatro rodas algo que era considerado desnecessario para uso nas ruas mas e facil entender o motivo nos primeiros anos do seculo 20 ainda era comum que os carros tivessem freios apenas nas rodas motrizes como as quatro rodas do spyker 60 hp eram motrizes ele ganhou freios em todas elas e claro que com tamanha inovaçao o carro levou bastante tempo para ficar pronto e assim a spyker nao conseguiu termina lo a tempo da corrida que estava marcada para o mes de maio de 1903 o spyker 60 hp so ficou pronto em dezembro a tempo de um evento de apresentaçao no salao de paris meses depois ele foi exposto no palacio de cristal em londres no reino unido o spyker 60 hp nao correu entre paris e madrid mas participou de outros eventos por alguns anos antes de ser guardado em um dos depositos da spyker onde ficou ate 1926 naquele meio tempo o motor seis cilindros da spyker começou a ser usado por outras fabricantes como a darracq e a ford da mesma forma logo os freios nas quatro rodas foram adotados em massa pela industria o que levou um pouco mais para ocorrer foi a adoçao da traçao nas quatro rodas para uso civil nos eua a americana nash começou a produzir veiculos de traçao nas quatro rodas para uso do exercito dos estados unidos durante a primeira guerra mundial a propria spyker no periodo entre 1914 e 1918 deixou de lado a produçao de automoveis para dedicar se aos equipamentos belicos incluindo avioes de combate foi nesta epoca que a empresa adotou o emblema que e usado pela spyker atual com o motor radial e a helice de um aviao e o slogan nulla tenaci invia est via algo como para os persistentes nenhum caminho e impossivel em traduçao livre pouco depois da primeira guerra a spyker voltou a fabricar automoveis incluindo o esportivo spyker c1 aerocoque que foi um dos primeiros automoveis a demonstrar preocupaçao com a aerodinamica da carroceria; e tambem o syker c4 30/40 hp que tinha perfil em forma de gota e um seis em linha maybach de 5 7 litros mas como era comum entre as fabricantes de carros naquele periodo a spyker começou a sofrer com problemas financeiros sendo obrigada a pedir falencia e leiloar todo o seu patrimonio em 1926 incluindo o 60 hp o carro ficou desaparecido por decadas antes de em 2003 ser trazido de volta aos olhos do publico e restaurado sua estreia aconteceu no concours d elegance pebble beach daquele ano e depois o carro foi levado para o stichting nationaal automobielmuseum na cidade de wassenaar holanda
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.