A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

SSC divulga novo recorde do Tuatara após acusações de fraude, Tesla Model S ganha volante retangular, a volta do Jaguar C-Type e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

SSC Tuatara anuncia novo recorde de velocidade após acusações de fraude

Um dos grandes fiascos do ano passado foi o “recorde” de velocidade do SSC Tuatara. Em outubro de 2020 divulgou a inacreditável marca de 509 km/h em uma rodovia dos EUA, mas suspeitas quanto ao método utilizado para aferição e a ausência de um vídeo não-editado para comprovar o feito acabaram levando a SSC a prometer uma nova tentativa.

Agora, o resultado desta nova tentativa foi divulgado – desta vez, com uma figura mais crível: 455,2 km/h. Desta vez, a SSC levou o Tuatara até a pista de pouso da NASA na Flórida, onde há uma reta de 4,6 km, e convocou o próprio dono do carro para conduzi-lo.

A velocidade máxima foi aferida em dois sentidos – 450,1 km/h no sentido norte, e 460,4 km/h no sentido sul. Tirando a média entre as duas medições, chegou-se a 455,2 km/h. Para garantir a autenticidade do recorde, a SSC usou um VBox da Racelogic e também contou com a ajuda da IMRA (International Mile Racing Association), que tradicionalmente acompanha provas de velocidade nos Estados Unidos.

Apesar de ser uma marca bem mais baixa que a anterior, os 455,2 km/h asseguram que o Tuatara recupere o posto de carro mais veloz do mundo – ainda que por uma margem menor sobre os 447,19 km/h que o Koenigsegg Agera RS obteve em 2017.

Conforme prometido, também foi divulgado um vídeo do recorde – uma produção bem mais modesta e crua que a anterior, de fato, e sem a câmera de 360°. O vídeo não mostra a instrumentação do carro, e traz apenas um overlay com os números, e isto também pode levantar suspeitas. A esta altura, porém, parece que a SSC perdeu todo o momentum da conquista – e outras empresas, como a Koenigsegg e até mesmo a Hennesey, já prometeram que vão fazer suas tentativas.

 

Tesla apresenta facelift do Model S com volante retangular e tela gigante

A Tesla mostrou a versão atualizada do Model S nesta semana. Por fora o carro não mudou tanto – o visual é praticamente o mesmo com o qual ele estreou em 2012. O que mudou bastante foi o interior, que continua minimalista (talvez até demais), mas ousa ao receber um volante retangular com dois raios com aspecto extremamente conceitual.

 

O design dividiu opiniões na imprensa, e com razão – faz sentido nos monopostos, que têm a relação da caixa de direção bem mais direta. Em um automóvel feito para ser usado no dia-a-dia, porém, fazer manobras não deve ser a ação mais confortável do mundo.

O que também mudou é a tela multimídia: o setup vertical usado anteriormente deu lugar a uma tela horizontal em posição mais elevada, dotada de um display de 17 polegadas. Nas fotos de divulgação, a tela mostra jogos em destaque em destaque – o sistema pode rodar jogos recentes graças a um processador com capacidade próxima do XBox One, e promete levar o entretenimento a bordo a um novo nível. Esperamos que só para os passageiros, mas não conseguimos deixar de pensar que, em breve, algum influencer vai gravar um vídeo jogando The Witcher 3 enquanto “dirige”…

Voltando ao carro: o Model S também ganhou o novo powertrain Plaid +, com “mais de 1.100 cv”, que promete levar o carro de zero a 100 km/h em 1,99 segundo e, graças a um novo conjunto de baterias que fazem parte da estrutura do carro, garantir autonomia de mais de 830 km com uma carga. Nenhum destes números foi verificado, ainda.

 

Renault Kiger é apresentado na Europa

Você provavelmente lembra da campanha de lançamento do Renault Kwid, em 2017, como “o SUV dos compactos” – uma campanha que certamente ajudou a chamar a atenção para o compacto de entrada da marca, mas também mostrou-se decepcionante quando, na prática, o Kwid era apenas um hatchback elevado aos moldes do Fiat Uno Way, só que menor. Tal manobra, aliás, certamente contribuiu para a recepção morna que o Kwid teve.

Para complicar ainda mais a situação, a Renault apresentou na Europa o Kiger – que, veja só, é o autodeclarado crossover do Kwid.

É evidente que o carro é baseado no hatchback, mas a Renault deu a ele uma nova dianteira, que segue a atual identidade visual da marca, e novas lanternas traseiras em forma de “C”, inspiradas pela mais recente reestilização do Renault Kaptur na Europa.

Com 3,99 m de comprimento, o Kiger foi desenvolvido inicialmente para o mercado indiano, onde o segmento dos carros com menos de quatro metros de comprimento é bastante disputado. Contudo, a Renault aposta nele como modelo de entrada na Europa e garante que o espaço interno surpreende – e, de fato, o porta-malas comporta 405 litros e, com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 879 litros.

O motor pode ser um 1.0 turbo de 100 cv, que pode ser acoplado a uma caixa manual de cinco marchas ou a um câmbio CVT; ou um 1.0 aspirado de 72 cv, que aposta no câmbio manual de cinco marchas ou no automatizado Easy’R da Renault, que já chegou a ser oferecido no Brasil mas deu lugar ao CVT.

 

Jaguar anuncia série de continuação do icônico C-Type

A esta altura já estamos praticamente acostumados com séries especiais de continuação, mas é sempre bacana ver que as fabricantes resolveram valorizar mais sua heritage com “novos carros antigos”. O último deles é o Jaguar C-Type, precursor do D-Type e do E-Type.

Originalmente, o carro que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953 teve 53 unidades fabricadas, 43 das quais foram vendidas a clientes particulares. Agora, a Jaguar anunciou que fará mais oito exemplares do carro, usando os blueprints e esquemas originais – claro, com uma ajudinha dos sistemas atuais de design computadorizado para garantir o máximo de precisão nas peças. Isto posto, os painéis da carroceria serão moldados à mão e montados artesanalmente.

Cada um dos carros terá um motor seis-em-linha de 3,4 litros com três carburadores Weber e os mesmos 220 cv de antigamente. Os compradores poderão escolher entre 12 opções de pintura (oito sólidas e quatro metálicas), mais oito opções de revestimento interno. Preços ainda não foram anunciados, mas certamente são proibitivos para a maior parte das pessoas.

 

Bentley comemora 80.000 exemplares do Continental GT

Lançado há 18 anos, o Bentley Continental GT chegou à marca de 80.000 exemplares produzidos – um número impressionante em um segmento tão exclusivo. Evidentemente a tradicional fabricante britânica quer celebrar o marco, e para isto foi preparado um ensaio fotográfico “em família” com diversos exemplares importantes do modelo.

O carro em destaque é o próprio Continental GT nº 80.000 – um carro na cor laranja “Orange Flame” e equipado com o motor V8 biturbo de quatro litros e 550 cv, suficientes para levá-lo de zero a 100 km/h em quatro segundos. Com interior preto e acabamento escurecido do lado de fora, o carro representa uma das mais de 17 bilhões de combinações possíveis no configurador da Bentley.

A foto também traz outros exemplares marcantes na história do Continental GT, como o primeiro exemplar fabricado, de 2003; um Continental GT3 de competição; alguns recordistas – o carro que quebrou o recorde de velocidade no gelo em 2007, chegando a 321 km/h; e o carro que competiu na edição de 2019 da Pikes Peak International Hillclimb.

Matérias relacionadas

Dodge lança seu esportivo para GT6, Shelby GT350 terá 533 cv, Toyota homenageia seus clássicos das pistas, Sandero RS exibido em Curitiba e mais!

Leonardo Contesini

Koenigsegg One:1 se acidenta tentando recorde em Nürburgring, novo Civic Si flagrado em testes, Uber regulamentado em SP e mais!

Leonardo Contesini

Uma legítima Toyota Tacoma americana com motor V6 à venda no Brasil? Sim!

Dalmo Hernandes