dizem por ai que a vida de um entusiasta acaba quando ele constitui uma familia e precisa renunciar a todas possibilidades de comprar um carro bacana para investir em algo seguro espaçoso e versatil para a mulher e os filhos — nos eua esta tradiçao e muito maior mas ela existe por aqui tambem isto porque por mais bacanas que sejam do ponto de vista pratico minivans nao sao carros exatamente arrojados empolgantes ou inovadores ou ao menos e o que a maioria dos gearheads acha mas nem sempre foi assim la nos anos 30 um americano decidiu que queria um carro espaçoso versatil e diferente de tudo o que havia nas ruas seu nome era william bishnell stout e ele era formado em artes mecanicas que era como as escolas deviam chamar o curso de design industrial na epoca faz sentido de fato o carro mais famoso que william stout fez em sua vida parecia muito mais uma obra de arte sobre rodas — nao aquela arte feita para encantar mas sim para expressar uma visao muito propria unica e futurista que nao foi bem aceita na epoca mas tem seu conceito basico aproveitado ate hoje na verdade chega a ser injusto que stout seja lembrado unicamente pelo scarab como acontece na maioria das vezes ele tambem teve uma brilhante carreira na aviaçao fundando a stout metal airplane company que em 1925 foi comprada pela ford e produziu o trimotor tambem conhecido como tin goose que foi um dos primeiros avioes de transporte comercial de passageiros dos eua sendo produzido ate 1933 [youtube id= kzf g4cameq width= 620 height= 350 ] embora seja uma injustiça contudo a associaçao imediata do nome de william stout a sua revolucionaria porem mal sucedida criaçao nao e desonra alguma na verdade o scarab utilizava os principios de design que stout aprendeu enquando fabricava avioes e ainda apresentava varias inovaçoes tecnicas que so seriam vistas decadas mais tarde depois que a parceria com a ford acabou no inicio da decada de 1930 stout ficou procurando coisas para fazer — ate que descobriu que os europeus estavam bastante envolvidos com a ideia de criar um carro popular com motor traseiro e carroceria aerodinamica entre eles josef ganz ferdinand porsche e hans ledwinka tres nomes que aparecem na controversa origem alternativa do fusca leia aqui stout gostou da ideia e decidiu adotar uma variaçao deste conceito — uma bem arriscada naquele periodo pos grande depressao usar o motor traseiro e a carroceria aerodinamica propostos por seus colegas europeus em um novo veiculo mas nao um carro popular stout nao pensava pequeno e decidiu que faria um veiculo espaçoso versatil e com interior reconfiguravel daria para morar nele se voce quisesse [youtube id= sm j1n9iprs width= 620 height= 350 ] o projeto teve um desenvolvimento bem rapido e em 1934 ja estava pronto para ser produzido nao ha certeza sobre a autoria do design — enquanto alguns dizem que as linhas sao de john tjaarda designer nascido na holanda como joop tjaarda e pai de tom tjaarda que tambem se tornou designer e tem no curriculo o fiat 124 spider o de tomaso pantera e acredite o ford maverick outros acreditam que stout so se inspirou nos rascunhos de tjaarda e pediu algumas dicas de qualquer forma scarab significa escaravelho e nao foi por acaso as linhas do veiculo lembram de fato o tipo de besouro percebeu algo familiar mas o visual e so uma de suas varias caracteristicas marcantes para começar em vez de usar o conceito de carroceria sobre chassi como era a norma entre os carros americanos da epoca stout decidiu se por uma estrutura tubular coberta com paineis de aluminio de desenho bastante aerodinamico incluindo vidros e maçanetas rentes a carroceria caracteristicas que so se tornariam mais comuns no inicio da decada de 1990 o scarab tambem tinha para lamas embutidos a carroceria e nao destacados ausencia de estribos e rodas traseiras encobertas — tudo em nome da aerodinamica encarregado de mover o carro estava um ford v8 flathead fruto de sua associaçao passada com a ford posicionado sobre o eixo traseiro — que na verdade era um transeixo pois incorporava uma caixa automatica de tres marchas desenvolvida pelo proprio william stout — o conjunto mecanico ocupava pouco espaço e ainda permitia um amplo compartimento para bagagem na traseira o arranjo ainda permitia que o assoalho fosse totalmente plano e a cabine absurdamente espaçosa somente o banco do motorista era fixo ao chao — o do carona e o banco traseiro que era enorme podiam ser posicionados ao redor de uma mesa que ficava escondida na lateral estas caracteristicas mais a porta na porçao central do lado do passageiro levam historiadores a afirmar que o scarab e a primeira minivan da historia a suspensao tambem nao era exatamente convencional — para começar era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e bandejas na dianteira e eixos oscilantes na traseira com braços arrastados e uma mola semieliptica transversal nao era uma minivan barata porem sua construçao artesanal com materiais nobres levava o preço final a espantosos us$ 5 000 achou pouco pois saiba que us$ 5 000 nos anos 30 equivalem a cerca de us$ 90 mil ou r$ 230 mil em dinheiro de hoje so pessoas muito ricas poderiam compra lo — entre elas a familia firestone que ficou com um dos nove scarab fabricados entre 1934 e 1939 a associaçao com a firestone rendeu ainda uma ultima inovaçao na scarab stout colocou bolsas de ar experimentais da firestone no lugar das molas da suspensao de seu exemplar de uso pessoal — e provavelmente tambem do sr harvey s firestone fundador da fabricante de pneus que levava seu sobrenome com o inicio da segunda guerra stout mudou o ramo de atuaçao de sua fabrica para a construçao de avioes e so depois do conflito voltou a focar se no scarab — desta vez com o stout scarab experimental ou project y 46 era um seda com linhas um pouco mais convencionais porem uma inovaçao ainda maior na carroceria ele provavelmente foi o primeiro carro na historia feito de fibra de vidro depois do scarab stout se aposentou e mudou se para phoenix no arizona ele morreu em 1956 quatro dias depois de completar 76 anos de idade seu legado contudo ainda vive em quase todos os carros modernos por seu cuidado com a aerodinamica mas principalmente nas minivans por sua modularidade e versatilidade voce nao precisa virar fa de minivans mas depois de conhecer seu precursor que tal trata las com um pouco mais de respeito ah e caso voce curta jogar a versao vintage de grand theft auto saiba que voce pode dirigir um scarab no game l a noire que se passa em los angeles na decada de 1940 [youtube id= eyqthkdo6jw width= 620 height= 350 ]
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