nao e exagero algum dizer que o subaru impreza wrx e um dos carros com a base de fas mais forte e fiel que existem pudera ao longo dos anos a subaru colecionou vitorias no rali e lançou versoes de rua de seus campeoes de corrida a melhor delas veio em 1998 o subaru impreza 22b sti ou so 22b para os intimos o mais adorado de todos e por algumas boas razoes o impreza foi lançado em em 1992 e no mesmo ano a subaru apresentou o wrx ainda nao tinha o visual agressivo que o tornou famoso mas ja era bem interessante a versao japonesa tinha 240 cv em seu motor boxer de dois litros turbinado alem de traçao integral e diferencial central com acoplamento viscoso — heranças dos ralis nos quais a subaru ja tinha quase 15 anos de experiencia para nao deixar duvidas da vocaçao do esportivo tambem era oferecido o type ra um impreza wrx depenado mais leve e sem nada que nao fosse essencial para andar rapido — nada de ar condicionado freios abs vidros eletricos e menos isolamento acustico alem de um belo volante nardi o type ra era voltado para preparadores e pilotos de corrida e sua fama no japao logo o fez chegar a europa — porem com 210 cv em vez de 240 ainda assim era um carro incrivel com o passar dos anos o conceito do wrx foi se aprimorando em 1993 a perua do impreza ganhou uma versao wrx e em 1994 a subaru lançou no japao o wrx sti — sigla para subaru tecnica internactional eram carros com desempenho ainda melhor — motor transmissao e componentes da suspensao eram retrabalhados pela divisao de performance da subaru recebiam emblemas cor de rosa a cor oficial da sti na epoca e 10 cv a mais o type ra era ainda mais potente com 275 cv o ano de 1994 trouxe outro marco pela primeira vez o piloto britanico colin mcrae nosso patrono disputaria o wrc com um impreza — antes disso ele pilotava um legacy ao lado de carlos sainz mcrae ajudou a subaru a conquistar tres titulos do wrc ao volante do famoso impreza patrocinado pela marca de cigarros 555 com sua iconica pintura azul e amarela com rodas douradas em novembro de 1994 o wrx ganhou um aumento de potencia para 260 cv enquanto o sti chegava aos 275 cv a partir do ano seguinte a subaru passava tambem a oferecer uma versao cupe — que na verdade estava mais para um seda de duas portas o ano de 1996 trouxe uma atualizaçao no visual do carro com novos farois e para choque dianteiro e tambem um aumento de potencia agora o motor tinha 280 cv — ao menos era o que a subaru declarava por causa do acordo de cavalheiros vigente no japao que determinava os 280 cv como potencia maxima para qualquer carro na pratica contudo a potencia beirava os 300 cv ate 1998 o subaru wrx ja havia passado por cinco atualizaçoes mas o melhor ainda estava por vir o 22b sti a fia anunciou em 1997 uma serie de mudanças no regulamento do wrc a partir dali os carros usados na competiçao deveriam ser baseados em modelos de rua isto nao foi um problema para a subaru que ja fazia isso mas a marca aproveitou a oportunidade para mostrar que era capaz de fazer um verdadeiro carro de rali para as ruas a primeira amostra veio no salao de toquio daquele ano o wrcar sti com pintura azul rodas douradas e para lamas alargados era um cupe agressivo que fez muito sucesso no evento — o primeiro sinal de que o carro deveria ganhar uma versao de produçao o ano seguinte marcaria os 40 anos da subaru como fabricante de automoveis e tambem traria o terceiro titulo do wrc consecutivo para a equipe de rali para celebrar as duas importantes ocasioes a marca resolveu lançar uma ediçao limitada do wrx sti baseada no conceito do ano anterior o carro foi batizado de 22b nao se sabe ao certo a origem do nome mas a explicaçao mais aceita esta nas especificaçoes do carro a primeira metade do nome esta no motor era o ej22 um boxer com deslocamento ampliado para 2 2 litros de 1 994 cm³ para 2 212 cm³ a potencia declarada ainda era de 280 cv lembrando que na pratica estava mais perto dos 300 cv porem era entregue 400 rpm antes do que a potencia do wrx comum — 6 000 rpm contra 5 600 rpm mais impressionante ainda era o torque maximo — que aumentava de 29 6 mkgf para 36 7 mkgf e chegava antes aos 3 200 rpm ante os 4 000 rpm do modelo normal graças a um retrabalho no modulo de controle do motor nem precisamos dizer que isto fazia uma diferença monstruosa no modo como o carro entregava a força o turbo lag um dos unicos problemas que realmente incomodavam no wrx era minimizado com a nova curva de torque e o carro ficava muito mais esperto em baixas rotaçoes e ainda mais rapido quando se afundava o pe no acelerador a traçao integral continuava sendo um dos grandes destaques trazendo um sistema acionado por um seletor no painel que mudava a distribuiçao de torque frente/traseira de 36/64 para 50/50 e bloqueava o diferencial traseiro melhorando muito o comportamento em curvas ainda havia o auxilio dos grudentos e desconfortaveis pneus pirelli p zero 235/40 que calçava rodas douradas de 17 polegadas e pela suspensao com amortecedores bilstein — segundo consta responsaveis tambem pelo b do nome o cambio manual de cinco marchas pode ser considerado antiquado para os padroes de hoje mas na epoca era um dos melhores — apesar de nao ter engate rapido parecia e a embreagem era do tipo on/off — o curso do pedal era longo e suave e de repente clac acoplava nao era muito indicada para pilotos inexperientes — na verdade nada no carro era — ja dissemos que era um carro de rali para as ruas nao [youtube id= rbdas3tpmuy width= 620 height= 350 ] o proprio mcrae tinha um como se nao bastasse a mecanica matadora o visual faz dele simplesmente o wrx mais bonito de todos os tempos os para lamas eram alargados feitos a mao e davam ao carro uma postura ainda mais agressiva o para choque era exclusivo e trazia uma gigantesca entrada de ar central e o aerofolio ajustavel na traseira era uma das suas caracteristicas visuais mais marcantes todos os 22b tinham um tom de azul unico mais vivo e vinham com rodas bbs douradas com calotinhas centrais de carbono — uma variaçao especialmente atraente do esquema de cores usado pela subaru em competiçoes foi planejada a produçao de 400 unidades para o mercado japones custando tres vezes mais do que um wrx comum na epoca isto nao impediu que o fas disputassem o carro a tapa — os mais devotos ate dispostos a pagar o equivalente a 7 mil dolares por um certificado de autenticidade para se ter ideia de como o carro foi cobiçado e do tamanho do culto ao wrx no japao saiba que todas elas foram vendidas em questao de dias — alguns relatos dizem ate que os carros estavam esgotados meia hora depois do lançamento o que nos parece exagero mas nao impossivel com o sucesso a subaru fez mais 24 unidades do 22b dezesseis delas foram para o reino unido cinco para a australia e tres de paradeiro desconhecido sendo assim o 22b sti e um dos mais raros e cobiçados subaru do mundo e uma verdadeira lenda nao apenas entre os fas da marca do japonesa mas entre os fas de rali em geral talvez ate mesmo os admiradores do mitsubishi evo — seu maior rival desde sempre — reconheçam o quanto o 22b e um carro incrivel e isto significa muito [youtube id= ccx17gwir c width= 620 height= 350 ] o wrx ainda passaria dois anos sem alteraçoes mecanicas significativas antes da chegada da segunda geraçao com suas tres frentes distintas e um novo padrao de desempenho mas esta e uma historia para outro dia [gallery columns= 4 link= file ids= 9204 9199 9202 9208 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.