Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Subaru WRX e STI serão vendidos no Brasil a partir de 2015
A Subaru confirmou nesta semana que terá como atração em seu estande no Salão do Automóvel seus mais novos esportivos, o WRX e o STI. Da mesma forma que a geração anterior, a dupla vem para ficar e começa a ser vendida a ainda no primeiro semestre de 2015.
O WRX será oferecido com duas opções de câmbio: o CVT com oito marchas simuladas e manual de seis marchas, ambos combinados ao novo boxer 2.0 turbo com injeção direta e comando variável de válvulas que produz 268 cv a 5.600 rpm e 37 mkgf entre 2.000 e 5.200 rpm. Já o STI usa o mesmo 2.5 da geração anterior, com 305 cv a 6.000 rpm e 40 mkgf a 4.000 rpm, combinado apenas ao câmbio manual de seis marchas com alavanca de curso reduzido.
A importadora ainda não divulgou os preços oficiais (provavelmente devido à variação cambial do momento), mas estima que o WRX seja oferecido por até R$ 130.000 e o STI por cerca de R$ 200.000.
Porsche Macan desliza no teste do alce
O Porsche Macan deslizou no famoso teste do alce feito pela imprensa sueca. E com “deslizou” não estamos fazendo uma metáfora, não: ele realmente deu uma escorregada com as rodas da frente na hora da manobra, e segundo os suecos, isso é suficiente para reprová-lo no teste.
A ideia do teste do alce é simular uma manobra emergencial de desvio dos cervídeos que vivem nas florestas próximas às estradas dos países nórdicos. São duas mudanças de direção abruptas que exigem muito da suspensão e equilíbrio do carro devido às transferências de peso. Geralmente os reprovados tiram uma ou duas rodas do chão quando a suspensão chega ao fim do curso ou os pneus se dobram demasiadamente, mas no caso do Macan a reprovação foi um pouco diferente. Ele se manteve firme sobre a suspensão, mas ao retornar para a linha inicial, a dianteira deu uma pequena deslizada causada pelo travamento da roda dianteira esquerda. Segundo os suecos, isso poderia levar o carro a invadir a faixa contrária, causando uma colisão frontal.
A Porsche por sua vez disse que este comportamento é perfeitamente normal no Macan, afirmando que a intervenção do freio mostrada no vídeo é uma “deliberadamente aplicada para impedir o capotamento do carro”, e resulta da ação de um sistema chamado “Active Rollover Prevention” (ARP, ou “prevenção de capotamento ativa”) que permanece ativado 100% do tempo, mesmo que o controle de estabilidade esteja desligado. A Porsche ainda afirmou que o estilo de condução adotado pelos testadores foi bastante exigente e resultou na intervenção da função de segurança. Além disso, a fabricante também disse que, como o vídeo mostra, o carro muda de direção com segurança e estabilidade, e que nessas condições o capotamento é mais crítico que essa derrapagem.
Mulher sobrevive a acidente incrível com dois caminhões
Você certamente já ouviu a expressão “nasceu de novo” para se referir a alguém que escapa de um perigo intenso com vida. Mas talvez nenhum acidente represente tão bem esta expressão como o sofrido pela belga Jasmien Claeys, de 25 anos.
Jasmien dirigia seu Ford Focus quando, em uma manobra pouco prudente, cruzou as faixas de uma rodovia para convergir à direita sem ter visibilidade total da faixa de acesso à conversão. Nesta faixa havia um caminhão parado devido ao trânsito intenso e, sem tê-lo visto com antecipação, a moça o atingiu sem sequer ter tempo de pensar em frear. Para piorar, o caminhão que vinha atrás, não teve tempo nem espaço para evitar a colisão e terminou o acidente empurrando o Focus por alguns metros.
Felizmente, a moça sobreviveu. Ela teve duas vértebras quebradas, várias fraturas na mão e passou um período em coma, mas já está recuperada. E provavelmente nunca mais irá atravessar a rodovia desse jeito.
Volkswagen apresenta novo SpaceFox antes da estreia oficial
Depois de atualizar a versão hatch do Fox, a Volkswagen agora mostra a nova cara de sua perua, o SpaceFox. Como seu irmão menor, a perua ganhou uma nova dianteira, mais parecida com a do Golf, novos motores e novos equipamentos.
Sob o capô a perua agora pode ser equipada com o motor EA211 1.6 16v que produz 120 cv e é combinado com o câmbio de seis marchas. Infelizmente este novo motor está reservado às versões mais caras do SpaceFox. As outras versões ficam com o 1.6 de 101 cv e 8 válvulas. Por falar em versões, a peruinha agora adota a nomenclatura universal da Volkswagen: Comfortline para a básica e Highline, que divide o topo da linha com a SpaceCross.
Por dentro, ele ganha o volante multifuncional do Golf e sistema multimídia com GPS e tela touchscreen, e as versões topo de linha podem ser compradas com controle de estabilidade e faróis direcionais. Os preços ainda não foram divulgados, mas devem seguir os aumentos do Fox.
SUV da Lamborghini ainda não foi aprovado pelos executivos da marca
Lembra quando a Lamborghini anunciou que lançaria um SUV até 2017? Pois então… ele ainda não foi aprovado pelo conselho da marca. Segundo o pessoal da Autocar, os executivos ainda estão discutindo a viabilidade do modelo devido às preocupações com o futuro da economia global.
Segundo a nota dos britânicos que, há uma série de indicadores que podem apontar uma futura recessão na economia. Os executivos acreditam que o Lamborghini Urus, como vem sendo chamado o conceito, pode ter um grande potencial de aumento do volume de vendas, mas é preciso que as condições financeiras sejam seguras e por isso ele ainda não foi aprovado pelo conselho.