Depois do fim do Grupo B e do Grupo C da FIA, a insanidade automotiva encontrou seu último reduto nas provas de subida de montanha europeias. O regulamento não é livre, mas há uma brecha para praticamente todo tipo de carro que apareça para correr — de monopostos a protótipos e clássicos de rali.
Some esses carros a traçados tão incríveis quanto perigosos que alternam retas curtas com curvas travadas, barrancos, curvas de alta, chicanes de pneus e espectadores destemidos na beira da pista e adicione uma pitada de todos aqueles vídeos loucos do Leste Europeu. O que você tem é o Górskie Samochodowe Mistrzostwa Polski (ou Campeonato Polonês de Subida de Montanha).
Você não pode dizer que sabe o que é insanidade sobre rodas antes de conhecer as subidas de montanha da Polônia. Eu não sei o que acontece com esses caras – talvez a água que eles bebem tenha anfetaminas em vez de flúor –, pois é difícil explicar o que eles fazem ao volante desses carros.
Tradicionalmente as subidas de montanha têm um espírito gentleman driver, mas não na Polônia. Você vai ver que em várias situações (a maioria delas, na verdade) os pilotos têm uma tocada camicase, colocando-se a um nanômetro de uma catástrofe mortal. Por outro lado, você vai ficar de cara com a performance de certos carros (fique de olho em um certo Lancer EVO IX branco) e com o talento de alguns pilotos.
Se você conhece alguma modalidade sobre quatro rodas assim insana, por favor, compartilhe o vídeo conosco. A caixa de comentários, você sabe… é toda sua.
(Dica do camarada Bruno Guerreiro. Valeu, Bruno!)