e bem provavel que voce jamais tenha visto uma ferrari f40 de perto a nao ser que tenha excelentes contatos more em outro pais ou por acaso seja dono de uma no entanto para a maioria dos entusiastas ou ao menos para mim ela certamente e a ferrari mais emblematica de todas dos carros que ocuparam o posto de topo de linha da ferrari a f40 e a que teve mais exemplares fabricados 1 311 no total a 288 gto teve 272 unidades; a f50 349 carros; a enzo 400 e a laferrari 709 500 cupes e 209 conversiveis ainda assim a f40 consegue ser mais lembrada mais adorada e mais valorizada e um supercarro que estampou posteres virou miniatura e apareceu em incontaveis games de corrida mas que poucos tiveram a experiencia de acelerar na vida real ou mesmo entrar em uma o exemplar abaixo por exemplo esta anunciado na lbi limited uma concessionaria especializada em carros exoticos que fica na filadelfia pensilvania por us$ 1 3 milhoes o que da cerca de r$ 4 milhoes em conversao direta o detalhe e que se trata se de um exemplar europeu o que significa que seu motor v8 biturbo de 2 9 litros feito com base no motor dino entrega 478 cv a 7 000 rpm e 58 6 mkgf de torque tambem significa que ela e mais leve com 1 369 kg isto porque devido as particularidades leis dos eua para a segurança dos automoveis a ferrari f40 recebeu reforços estruturais e para choques mais salientes que alem de poluir um pouco o visual do carro o tornam mais pesado — o manual da f40 americana fala em 1 350 kg seca 250 kg a mais que a versao original europeia sem ar condicionado nem mecanismo de elevaçao das janelas a diferença contudo pode ser menor em relaçao a segunda serie europeia da f40 que tambem usa catalisadores tambem tem ar condicionado opcional e adicionou os mecanismos de elevaçao das janelas segundo joe sackey um dos grandes especialistas em ferraris classicas dos eua nesta segunda serie europeia o peso seco da f40 aumentou para 1 230 kg — o que reduz a diferença entre ela e a americana para 120 kg sackey tambem diz que a potencia dos modelos americanos era maior ou igual a 500 cv contudo o manual do carro confirma que ela tem os mesmos 478 cv e possivel que a potencia no virabrequim break horsepower bhp tenha sido elevada para compensar a restriçao de fluxo causada pelos catalisadores resultando nos mesmos 478 cv nas rodas mas a gente esta se desviando do ponto em qualquer parte do mundo a f40 e um carro incrivel e cheio de detalhes e por sorte o pessoal da lbi limited decidiu emprestar o tal exemplar de us$ 1 3 milhoes a doug demuro para que ele pudesse demonstrar todos os detalhes do supercarro italiano em seu canal certamente voce vai descobrir coisas novas a respeito do cavallino mais importante de maranello [youtube id= 7mzdkfeejh4 width= 620 height= 350 ] o video e longo com quase meia hora mas o tour pelo carro dura cerca de 15 minutos de qualquer forma dissecamos tudo abaixo saca so uma das primeiras coisas que se nota e que o emblema f40 em baixo relevo na asa traseira so esta presente do lado direito era assim porque a ferrari queria que o emblema se movesse para a frente quando o carro andasse e nunca para tras a nao ser e claro quando se encaixa a marcha a re que alias ficava a frente no lugar da primeira marcha como em todo cambio do tipo dog leg usado nos carros de competiçao as rodas speedline tinham cubo rapido e este grampo era a primeira coisa que deveria ser removida para trocar os pneus este e um dos bocais de abastecimento da f40 ela tem dois um de cada lado na porçao traseira a parte de baixo da tampa exibe a composiçao de fibra de carbono e kevlar abaixo uma segunda tampa de metal tem uma tranca e e removivel no total a f40 tem oito trancas no lado de fora veremos mais sobre elas a seguir london entao a f40 nao e 100% italiana duas das trancas estao nas maçanetas das portas outras duas trancam a tampa do motor e ainda ha outras duas na frente que liberam o acesso ao porta malas note que sao trancas simples que giram uma lingueta presa ao tambor simplesmente para impedir que o puxador se levante o mesmo vale para as trancas do capo e do porta malas tres chaves diferentes eram usadas para estas oito trancas abrir o porta malas e a tampa do motor era uma tarefa dificil depois de abrir as trancas voce tinha de erguer toda a porçao dianteira ou traseira do carro como em um prototipo de corridas na traseira era preciso segurar a tampa que era pesada e colocar a haste dobravel em um buraco era menos complicado de fazer em duas pessoas abaixo temos o lado de dentro da tampa do motor da f40 ao lado das lanternas voce pode ver a tubulaçao vinda dos dutos naca da tampa do motor a maior alimenta os intercoolers que ficam ao lado do abafador do escape na foto acima a menor mais proxima da janela alimenta a admissao do motor aquela abertura retangular ao lado do pneu na foto acima tudo simples mas bem executado em materiais nobres como fibra de carbono kevlar e aluminio a dobradiça da cobertura do motor nao tem limitador e se voce abrisse demais acabaria deitando a tampa sobre o teto da sua f40 e voce provavelmente nao iria querer que isto acontecesse acima temos a tomada de ar para resfriar os freios abaixo vemos a tampa dianteira aberta note os dutos de refrigeraçao dos freios e os respiros das caixas de roda sabe os dutos naca do capo olha so para que eles servem eles alimentam dois dutos que se unem em uma saida vedada por borrachas que se juntam a essa pequena grade retangular preta no canto superior direito da foto abaixo quando a tampa esta fechada esse e o filtro de cabine da f40 o ar admitido pelos dutos naca serve como admissao da ventilaçao forçada do supercarro este tambem e o porta malas da f40 nao e exatamente espaçoso bolsas e sacolas dividem espaço com cilindros mestre e o reservatorio do fluido da embreagem e sao aquecidos pelas linhas do sistema de arrefecimento que passam ali ao lado para chegar ao radiador o capo aberto tambem exibe a suspensao duplo a com coilovers e a porçao final do duto de resfriamento dos freios como a tampa do motor as dobradiças do capo nao tem limitador para segura lo aberto sem cair para a frente como o risco de detonar o capo e muito maior a ferrari arrumou uma soluçao acredite e so este cabo fininho que esta sustentando todo o capo da f40 para fechar tanto a dianteira quanto a traseira era preciso ter cuidado na hora de encaixar os pinos dos para choques para nao danificar a carroceria mas parece que alguem nao teve tanto cuidado assim na dianteira uma das entradas de ar para o motor fica escondida atras da janela lateral traseira que era de policarbonato como todas as outras do carro tudo em nome da leveza abaixo temos o famoso painel de porta todo de fibra de carbono com um buraco para guardar coisas um cabo para abrir a porta e a manivela do vidro e se voce achou pouco nos carros da segunda leva feitos a partir de 1989 a ferrari fez o favor de instalar uma janela com abertura integral nos primeiros anos a f40 tinha somente uma janelinha deslizante na lamina de policarbonato fixa abaixo note que a f40 nao era exatamente toda de fibra de carbono a moldura das janelas era feita de metal e parafusada a porta de fibra fibra de carbono e kevlar entrelaçados o tapete e acessorio a f40 saida da fabrica somente com uma proteçao de borracha abaixo dos pedais para voce nao riscar a superficie de composito com os calcanhares outra caracteristica da f40 da segunda fase os cintos de tres pontos nos primeiros exemplares os cintos eram de quatro pontos deve ser por isso que a maquina do cinto de segurança fica exposta ate no fiat mille ela ficava escondida a gaiola de proteçao era parte do chassi tubular e ficava particalmente exposta para que voce nao esquecesse que estava em uma ferrari de rua com os dois pes no circuito os tres unicos materiais usados no revestimento da f40 nomex bancos couro coifa e volante e feltro no tunel e painel os modulos de controle da magneti marelli ficavam atras do banco do motorista tambem expostos pedaleira material perfurado para aliviar peso a caixa de roda larga nao deixa muito espaço para os pes because racecar para as ruas acabamentos so servem para aumentar o peso por isso a parte debaixo do painel deixava expostos os mecanismos da pedaleira da coluna de direçao e o um chicote eletrico sem cerimonia alguma quem precisa de molduras para as saidas de ar condicionado o unico luxo e ainda opcional da f40 a f40 tinha pouquissimos comandos as alavancas dos farois haste grande e da seta haste pequena usam o antigo padrao da fiat os botoes do pisca alerta das luzes de neblina do desembaçador dos farois e do desembaçador dos vidros ficam agrupados no painel na sua cara ficam as informaçoes essenciais a direita o termometro do oleo o manometro do oleo e o nivel de combustivel nos tanques os comandos da ventilaçao eram so estes dois botoes de plastico com borracha um controla a velocidade o outro controla a temperatura pra que mais as saidas de ar do desembaçador do para brisa — que voce precisava virar para o lado certo o espelho no para sol da f40 este e o unico porta objetos de todo o interior cabe a carteira controles de portao e um smartphone aquela tampa no painel onde normalmente ficaria o porta luvas esconde a caixa de fusiveis teto enfeitado nada disso as barras da gaiola de proteçao integrada passam por ali nao e todo dia que se ve estes detalhes da f40 definitivamente a visao desta ultima foto por exemplo so tem quem esta dentro de uma f40 e lembra de olhar para cima tres dos oito dutos naca que a f40 tem espalhadas as do capo nos ja vimos la no alto as demais alimentam o motor freios e intercoolers alem de ajudar a resfriar o cofre os farois escamoteaveis eram os principais os de baixo acomodavam apenas as setas e a luz de neblina sim resistencias nos farois para tirar agua e gelo da lente cool smile o sorriso que alimenta o radiador e por ultimo a f40 como voce nunca cansa de ver
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