os saudosistas adoram dizer que as coisas eram melhores antigamente ate porque bem esta e a definiçao do saudosismo mas a questao algo meio dificil de engolir na verdade e que ja da para dizer que eventos ocorridos no fim da decada de 1990 aconteceram antigamente como a vez em que o circuito de silverstone sediou as disputas mais legais do campeonato mundial de rali o wrc que naquela epoca antigamente era dominado pelo subaru impreza de primeira geraçao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] sabemos que esse negocio de ser saudosista na verdade nao adianta muito todo mundo sabe disso na verdade mas fica dificil resistir a vontade de maldizer o presente e exaltar o passado quando vemos colin mcrae e tommi makinen degladiando se lado a lado no super special stage do circuito de silverstone que fez parte da competiçao em 1997 era verdadeiramente epico e nem todo mundo sabe que aconteceu o video abaixo e a sintese perfeita do que era o super special stage enquanto os outros estagios eram time attacks cronometrados em uma disputa contra o relogio e nao diretamente contra seus rivais o super special stage era quase uma corrida de verdade com dois carros em um circuito fechado eles tambem estavam disputando contra o relogio e nao diretamente um contra o outro mas estavam no circuito ao mesmo tempo sim era sensacional [youtube id= kdlr49 jwdw width= 620 height= 350 ] o rali da gra bretanha que na epoca era chamado rac rally sempre foi um dos eventos mais tradicionais do wrc e as sinuosas estradas nas florestas foram o palco de verdadeiros espetaculos de habilidade contudo no fim da decada de 1990 os organizadores da competiçao criaram uma disputa especial para atrair fas ao circuito de silverstone e tambem agradar aos telespectadores a fim de melhorar os numeros de audiencia os carros corriam em um circuito misto de terra e asfalto com 1 93 km de extensao sendo o estagio mais curto da competiçao para efeito de comparaçao o estagio mais longo teve 42 21 km de extensao uma arena era montada perto da curva stowe de silverstone com arquibancadas e um percurso ligeiramente diferente para cada um dos carros porem com exatamente a mesma extensao havia ate um momento em que os traçados se cruzavam com um dos carros passando por baixo de uma ponte enquanto o outro passava por cima havia tambem saltos e passagens alagadas a fim de reproduzir um pouco das condiçoes de um estagio em vias publicas e por mais que fizesse parte do rali o super special stage contava menos pontos e raramente influenciava na classificaçao geral piloto e navegador participavam sozinhos sem apoio da equipe pelo radio e segundo consta eles nao curtiam muito pois isto so acontecia porque o super special stage era considerado facil demais tanto que entre os competidores a etapa era chamada jocosamente de mickey mouse stage o super special stage foi o oitavo estagio da primeira fase do rac rally que naquele ano foi a ultima etapa do campeonato naquele ano o finlandes tommi makinen foi o campeao entre os pilotos com colin mcrae na segunda colocaçao por um misero ponto de diferença 63 a 62 por outro lado naquele ano a subaru de mcrae ficou com o titulo entre as fabricantes com 111 pontos; com a ford na segunda colocaçao com 90 pontos e a mitsubishi em terceiro com 86 pontos mcrae e a equipe da subaru no wrc em 1995 o escoces foi o grande responsavel pelo triunfo das pleiades naquele ano conquistando tanto o titulo dos construtores quanto o dos pilotos e foi exatamente entre colin mcrae e tommi makinen a primeira disputa do super special stage mcrae no subaru impreza wrx sti com um flat four turbinado de cerca de 300 cv e tommi makinen ao volante do mitsubishi lancer evolution iv com o motor 4g63 turbo tambem calibrado para render cerca de 300 cv naquela epoca o wrc ainda seguia as regras do grupo a inaugurado como principal categoria do torneio logo apos a extinçao do insano grupo b agora apesar de nao serem tao selvagens quanto os prototipos de motor central traseiro que competiram nos anos 80 os carros do grupo a ainda eram verdadeiros titas diferentemente do que temos nos dias atuais com conjuntos mecanicos praticamente padronizados em carros com carrocerias diferentes naquela epoca os bolidos de rali eram mesmo versoes preparadas dos carros de rua as regras ditavam coisas como peso potencia e limites para modificaçoes esteticas mas os carros ainda eram largamente baseados em suas contrapartes civis o video e um melhores momentos trazendo apenas os duelos mais importantes o duelo seguinte aos 1 51 do video mostra bem como o super special stage era mais uma atraçao para o publico do que uma etapa realmente importante para decidir o campeonato ele foi protagonizado pelos colegas de equipe juha kankkunen e carlos sainz o finlandes e o espanhol ambos pilotavam exemplares do escort rs cosworth que como alguns ja sabem era na verdade baseado no ford sierra de traçao traseira porem com um sistema de traçao integral e a carroceria do escort o bodykit mais largo e a asa traseira dupla se tornaram marcas registradas do rs cosworth mas e notavel o fato de ele ser o unico escort mk5 com motor dianteiro longitudinal e nao transversal [youtube id= pd9f5lxjsgg width= 620 height= 350 ] este onboard de juha kankkunen no escort rs cosworth explica exatamente o que torna este carro tao emblematico entre os entusiastas a terceira disputa aos 3 30 envolveu o britanico richard burns e o frances didier auriol burns era colega de equipe de tommi makinen na epoca e por isso guiava um evo iv enquanto auriol era o piloto nº 1 da toyota que em 1997 disputava o wrc com o toyota corolla hatchback um dos corolla mais bacanas de todos os tempos alias didier auriol no comando do toyota corolla wrc em 1999 apesar de pertencer a mesma geraçao do primeiro corolla fabricado no brasil o carro de rali era obviamente bem mais nervoso usando um motor quatro cilindros turbo de dois litros com cabeçote de 16 valvulas e potencia declarada em 300 cv alem e claro de trazer a emblematica pintura da castrol que no caso da toyota e instantaneamente associada ao supra mk4 das provas de turismo mas tambem fez historia em 1999 quando o corolla foi campeao do wrc richard burns so conseguiria seu primeiro titulo em 2001 pela maior rival da mitsubishi nao precisamos dizer quem e mas em todo caso e a subaru [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o italiano piero liatti foi o condutor do subaru impreza wrx sti no quarto duelo 5 12 contra o finlandes marcus gronholm no toyota corolla o primeiro conseguiu no rali de monte carlo de 1997 sua primeira e unica vitoria no wrc ja o segundo conquistou pouco depois dois titulos no mundial de rali em 2000 e em 2002 em ambas as ocasioes ao volante do peugeot 206 ari vatanen no escort rs cosworth o ultimo duelo do video 6 52 e protagonizado pelo belga bruno thiry e por seu colega de equipe na ford ari vatanen bruno e um nome mais desconhecido mas embora jamais tenha vencido no wrc foi campeao europeu de rali com o peugeot 206 ja ari vatanen dispensa apresentaçoes o veterano estreou no wrc em 1974 pilotando um opel ascona e fez fama em diferentes ocasioes primeiro com seu titulo em 1981 com o escort rs1800; depois em 1983 no campeonato europeu de rali quando fez o navegador terry harryman exclamar santo deus dear god depois de uma curva especialmente emocionante na ilha de manx; em 1986 quando foi o mais rapido na subida de montanha de pikes peak com o peugeot 405 t16; e por fim entre 1987 e 1991 vencendo quatro ediçoes do rali dakar com o mesmo carro modificado para provas de resistencia naturalmente se quiser ver todos os duelos que aconteceram no super special stage de silverstone em 1997 assista o video abaixo sao 44 minutos mas vale muito a pena [youtube id= oolvinwntwy width= 620 height= 350 ] colin mcrae foi o vencedor do super special stage em 1997 o estagio fez parte do campeonato por mais dois anos em 1998 e 1999 sendo que richard burns venceu em ambos no ultimo como dissemos ali em cima ele tambem sagrou se o unico campeao do wrc nascido no reino unido e conquistou o titulo em casa foi o ultimo ano do super special stage no circuito britanico visto que desde entao o rali da gra bretanha e realizado no pais de gales no local onde ficava o circuito misto hoje esta instalada uma pista de testes da porsche inaugurada em 2008 um fim ate que digno [youtube id= kmqnlo3rfv8 width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.