quando a voce era criança e nao entendia nada sobre carros talvez ate achasse que quanto mais potente um automovel melhor ele era e e claro que a cavalaria de um motor e no caso dos esportivos responsavel por grande parte do apelo lembra do dodge challenger hellcat e do charger que veio depois dele claro que lembra o primeiro nos pegou de surpresa se tornando o muscle car produzido em serie mais potente do mundo e o segundo fez a mesma coisa entre os sedas eis o que 717 cv e 89 8 mkgf de torque sao capazes de fazer — alem e claro de tirar uma maquina de duas toneladas da imobilidade e em um quarto de milha 402 metros leva la ate os 200 km/h em menos de 11 segundos ou ate na casa dos 10s nas condiçoes certas [youtube id= bzrtvihc9ko width= 620 height= 350 ] estamos falando de um dos mais impressionantes motores do mundo o v8 hellcat que da nome ao carro desloca 6 1 litros e respira melhor com um compressor mecanico para ilustrar o peso que numeros vistosos de potencia e torque exercem sobre a imagem que temos de um carro nada mais natural — sabemos que eles nao sao o unico parametro para se avaliar um carro mas eles sao os primeiros que usamos jogos de super trunfo que usam a ficha tecnica dos carros para atribuir seu poder nao existem a toa mas se esta e uma tendencia tao forte da para ir contra ela e claro que da sao os anti super trunfo carros que abrem mao da força bruta preferindo conquistar por outras qualidades e a pergunta do dia de hoje quais sao os carros mais legais que nao precisam de numeros impressionantes [youtube id= udawwfr7cro width= 620 height= 350 ] o mazda mx 5 miata por exemplo lançado em 1989 ele nunca foi um carro potente apostando sempre no baixo peso na dirigibilidade e no preço camarada o esportivo japones tomou o mundo passado sem jamais passar dos 160 cv quando a mazda decidiu fazer um miata mais potente preferiu dar a ele um emblema da fiat aproveitando que os italianos estavam buscando uma parceria para fabricar um roadster esportivo nascia ali o fiat 124 spider ao menos e assim que imaginamos quer outro exemplo o mini original e este e ainda mais incrivel porque quando foi lançado em 1959 o pequeno seda de dois volumes tinha perfil de hatch e porta malas ficava na traseira mas nao dava acesso ao interior do carro era movido por um minusculo quatro cilindros de 850 cm³ e apenas 34 cv e era um carro fantastico projetado pelo designer alec issigonis que em 1969 seria condecorado cavaleiro pela rainha elizabeth ii por seu trabalho tornando se sir alec issigonis o mini revolucionou o aproveitamento de espaço nos carros pequenos ao ter o motor instalado em posiçao transversal com isto o conjunto mecanico ocupava uma area menor e permitia que os ocupantes tivessem mais espaço desde entao praticamente todo carro compacto adotou o mesmo layout o mini original levava quatro adultos com conforto surpreendente para seu tamanho a primeira versao esportiva do mini foi idealizada por john cooper alem de ser dono da equipe cooper que em 1957 convenceu ao mundo de que os carros de formula 1 deveriam ter motores na traseira e ficou com os titulos de 1959 e 1960 cooper era amigo de issigonis ele viu potencial no carrinho e os dois acabaram criando o mini cooper em 1961 o motorzinho teve o deslocamento ampliado para 997 cm³ e com carburador duplo desenvolvia 55 cv claro ainda e bem pouco mas se pararmos para pensar nao faz muito tempo que nossos 1 0 com injeçao eletronica multiponto e decadas de desenvolvimento a seu favor ainda estavam neste patamar o mini cooper s por sua vez veio em 1964 e ja tinha um motor maior e mais potente 1 272 cm³ quase 1 3 litro e 76 cv com suspensao mais firme e rodas maiores de 12 polegadas o cooper s foi inscrito naquele mesmo ano no rally monte carlo com paddy hopkirk e timo makinen hopkirk voltou com o trofeu e makinen ficou com o quarto lugar o finlandes contudo ganharia o rali em 1965 na segunda vitoria do mini cooper s a terceira vitoria no principado de monaco veio em 1967 com rauno aaltonen [youtube id= npsftcyyzaw width= 620 height= 350 ] estas no entanto sao as vitorias que todo mundo conhece — entre 1961 e 1979 o mini cooper tambem ficou com nada menos que cinco titulos do btcc o campeonato britanico de turismo entre 1961 e 1979 [youtube id= hr56tl5qbm4 width= 620 height= 350 ] nas ruas o mini tornou se um verdadeiro icone cultural britanico ele foi produzido entre 1959 e 2000 ininterruptamente suportando firmemente o periodo negro da industria automotiva do reino unido que foram os anos 1970 e 1980 ele e o carro do mr bean cara sendo assim nao ha duvidas de que o mini original e um carro incrivel mesmo que sua ficha tecnica diga o contrario mas nos sabemos que voce conhece outros exemplos entao la vai que carros nao precisam de numeros enormes de potencia para serem divertidos deixe suas sugestoes na caixa de comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.