a chevrolet so fez cinco exemplares do corvette grand sport em 1963 no entanto se voce quiser comprar um existe uma opçao quase tao boa quanto o superformance grand sport uma recriaçao feita por quem entende do assunto com o aval e a colaboraçao da propria general motors o resultado e um monumento ao passado com tecnologia e desempenho do presente e com garantia de fabrica [gt40 content search= corvette widget= 1 title= yes nos temos corvette ] tudo bem talvez voce nao lembre da historia o corvette grand sport foi idealizado por zora arus duntov o engenheiro chefe da equipe responsavel pelo vette era o começo dos anos 1960 e a ford estava indo muito bem com o shelby cobra nas corridas de turismo nos eua especialmente nos campeonatos organizados pelo scca sports car club of america em circuitos como daytona riverside e laguna seca zora que foi quem insistiu pela adoçao dos motores v8 na primeira geraçao do corvette tinha um carinho especial pelo modelo e jamais permitiria que um ford fosse considerado melhor do que ele isto e um c2 grand sport genuino o engenheiro entao deu inicio ao processo de transformar o recem lançado corvette c2 tambem conhecido como sting ray em um carro de corrida o chassi do corvette foi modificado com longarinas tubulares mais leves e pontos de ancoragem nas travessas para uma gaiola de proteçao integral o chassi que trocou o ferro por aluminio ficou cerca de 40 kg mais leve que o original o carro tambem recebeu uma carroceria de fibra de vidro modificada com para lamas alargados entradas de ar extras e furos circulares estrategicamente posicionados na traseira para melhorar o fluxo aerodinamico no total o vette perdeu mais ou menos 360 kg no alivio de peso ou seja foi de cerca de 1 500 kg para 1 140 kg o desenho da carroceria era tao radical que o corvette de competiçao batizado como grand sport parecia um hot wheels em tamanho real ou um projeto aftermarket era demais [youtube id= vi2cll4ef9y width= 620 height= 350 ] acontece que naquela epoca a chevrolet ainda nao havia percebido a importancia de vencer corridas com bolidos baseados em seus modelos de rua assim logo que a cupula da gm soube a respeito do projeto que foi feito todo na surdina por zora ele acabou cancelado cinco carros ja haviam sido feitos e foram vendidos a equipes particulares alguns foram usados em corridas com motores v8 preparados de ate 550 cv e todos sobreviveram ate os dias de hoje em coleçoes particulares ou seja se quiser um deles voce vai ter que esperar a boa vontade de de um dos donos e pode esperar uma cifra astronomica dizem que o ultimo exemplar que trocou de maos de forma discreta foi negociado por us$ 5 milhoes pois bem existe a possibilidade de comprar algo tao bom quanto um corvette grand sport 1963 na verdade do ponto de vista tecnico pode ser ate melhor o grand sport da superformance começou a ser desenvolvido em 2009 com o apoio da chevrolet se o nome da superformance nao lhe e estranho ha um bom motivo sao eles que em parceria com a ford e a shelby começaram a fabricar ha pouco mais de dez anos o shelby cobra continuation series carros feito nos padroes originais com todas as medidas fornecidas pelas fabricante com garantia e numero de serie na sequencia dos carros dos anos 60 eles tambem fabricam o ford gt40 neste mesmo esquema e o mais proximo que se pode chegar de ter um genuino gt40 que competiu nos anos 60 em um repeteco do que aconteceu em 1963 a chevrolet tambem quis aproveitar para reviver o corvette grand sport e por isso forneceu todas as medidas e blueprints do corvette grand sport original para a superformance que garante que todas as medidas e formas sao fieis de fato os carros sao muito parecidos na foto de cima um corvette grand sport original nº3; na foto debaixo o grand sport da superformance os farois sao period correct eram exigencia para corridas a noite e alguns dos corvette grand sport originais tinham farois iguais a estes e claro que se tratando de um carro da superformance estamos falando de um carro atualizado em alguns aspectos por mais que o projeto do chassi e a carroceria sejam feitos de acordo com o desenho original os materiais sao de melhor qualidade com uma padronizaçao maior na qualidade isto tambem vale para componentes de suspensao que no grand sport tinha braços triangulares sobrepostos na dianteira e um arranjo com braços inferiores e feixe de molas semi elipticas na traseira como amortecedores pontas de eixo reforços estruturais e toda a eletrica vale lembrar que o superformance grand sport enquadra se na lei para pequenos fabricantes vigente nos estados unidos fabricantes de replicas que constroem ate 325 carros por ano estao isentos de certos testes de colisao na pratica ele e um kit car por pelo menos us$ 100 000 cerca de r$ 327 000 em conversao direta que e o pereço de um grand sport basico voce o leva para casa montado mas sem motor e cambio ar condicionado trio eletrico e direçao assistida sao alguns dos opcionais assim como rodas maiores ha quem curta um visual mais moderno e pneus atuais como os drag radials nitto n555r mas tambem quem prefira medidas mais proximas da epoca com menor diametro e pneus como os avon cr6zz de perfil mais alto e construçao similar a dos pneus de corrida da decada de 60 porem com compostos modernos sendo homologados para competiçoes historicas os motores sao vendidos separadamente e oferecidos em parceria com a gm performance ou seja diversos crate engines estao disponiveis e preparadoras americanas o carro azul das fotos usa um small block ls3 preparado pela katech com 558 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas mas as opçoes vao do small block 350 mais simples ate o ls9 usado no corvette zr1 da geraçao passada com supercharger e 658 cv claro um desses vai lhe custar mais us$ 25 000 cerca de r$ 81 000 mais uns us$ 2 500 r$ 8 100 para o cambio e quanto custa a caixa tremec tr6060 um dos maiores desafios da superformance segundo eles mesmos foi adaptar motores feitos para carros modernos em um classico reeditado como seu grand sport nesta hora a colaboraçao com os engenheiros da chevrolet foi fundamental para garantir que o funcionamento de um conjunto mecanico de camaro 2017 funcione em um carro que foi projetado ha mais de 50 anos ao menor sinal de qualquer problema a garantia pode ser acionada e o carro e levado para a superformance para que sejam feitos novos ajustes alem disso a empresa continua desenvolvendo novos componentes para tornar o grand sport um carro cada vez melhor como um sistema de direçao hidraulica que funciona so ate as 2 000 rpm do motor deixando o volante mais leve em manobras e mais pesado em uso na pista [youtube id= _crlytwkghe width= 620 height= 350 ] isto porque o superformance grand sport e legalizado para as ruas diferentemente do grand sport original custando pelo menos us$ 120 000 nao e exatamente uma pechincha para quem quer um corvette classico ate porque um sting ray dos anos 60 em perfeitas condiçoes custa pouco menos que isso mas para quem quer um carro de competiçao historico zero quilometro e com garantia que como bonus tambem pode rodar nas ruas e perfeito ou quase
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.