Estamos prestes a testemunhar uma nova disputa pelo título de carro mais rápido do mundo. Atualmente, de forma oficial, a honraria ainda pertence ao Bugatti Veyron Super Sport e à sua velocidade máxima de 431,072 km/h. Mas este é só o começo da história.
Você certamente já ouviu falar de um texano chamado John Hennessey, pois nós já o mencionamos várias vezes aqui no FlatOut. O fato é que John Hennessey diz que seu supercarro, o Hennessey Venom GT, é o mais veloz do mundo. Para ele, não é preciso ter dezesseis cilindros deslocando oito litros de combustível e respirando com a ajuda de quatro turbocompressores para isto. E, de fato, com seu V8 LSX de sete litros (‘MERICA!) biturbo de 1.261 cv, o Venom GT chegou aos 435,31 km/h em fevereiro de 2014, com vídeo para provar.
Só que não foi uma aferição homologada pelo pessoal do Guinness World Records – em parte, porque foi realizada em apenas um sentido da reta, e a organização exige que sejam feitas medições nos dois sentidos, considerando a velocidade média entre as duas. Por isso, o recorde do Venom GT não tem caráter oficial algum. O carro mais rápido do mundo em velocidade máxima é o Bugatti Veyron Super Sport, e pronto.
De qualquer forma, isto está prestes a mudar. Tem caras novas no pedaço que, a nosso ver, são sérios candidatos a elevar ainda mais o padrão da disputa. A Bugatti tem o novo Chiron, que tem uma versão de 1.500 cv do motor W16 quadriturbo de seu antecessor. A Aston Martin promete causar furor com seu AM-RB 001, a Koenigsegg parece não se cansar de nos impressionar com seus hipercarros altamente tecnológicos e há uma porção de fabricantes menores se estapeando por espaço sob o holofote.
Tudo isto nos levou a pensar em todos os outros superlativos automotivos que temos: o carro mais potente do mundo, o mais fraco, o mais longo, o menor, o mais pesado, o mais leve, e assim por diante. Achamos que é uma boa oportunidade para dissecar esta lista, não?
Foram considerados carros produzidos em série, mesmo que limitada. Quando possível, consideramos aferições realizadas pela imprensa especializada, e não os dados do fabricante.
Velocidade máxima
Como já dissemos, o carro mais rápido do mundo em velocidade máxima é o Bugatti Veyron Super Sport, que é capaz de chegar aos 431,072 km/h.
Foto: Alex Bellus
No entanto, considerando apenas motores naturalmente aspirados, o recorde ainda pertence ao icônico McLaren F1, fabricado entre 1992 e 1999. Com seu V12 BMW de 6,1 litros e 627 cv, ele era capaz de chegar aos 386,4 km/h.
Aceleração
De acordo com uma aferição realizada pela Car and Driver americana, o Porsche 918 Spyder é o carro mais rápido do mundo em aceleração. O hipercarro híbrido com um V8 de 4,6 litros e três motores elétricos, totalizando 887 cv, leva apenas 2,2 segundos para ir de zero a 60 mph (zero a 96 km/h). Para ir de zero a 100 km/h, o tempo divulgado pela Porsche foi de 2,5 segundos, o que também não é nada mau.
Já no quarto-de-milha, o mais veloz do mundo é outro hipercarro híbrido: a Ferrari LaFerrari, que tem um V12 naturalmente aspirado e um motor elétrico capazes de render, juntos, 963 cv. De acordo com a Motor Trend, ela percorreu os 402 metros em 9,7 segundos, cruzando a linha de chegada a 239 km/h.
Comprimento
O carro produzido em série mais longo do mundo é a limusine Mercedes-Maybach Pullman 2016, com impressionantes 6.499 mm de comprimento – também conhecidos como 6,5 metros. É o carro mais comprido de todos os tempos.
Por outro lado, o carro que menos dá dor de cabeça na hora de entrar naquela vaga apertada é o Smart ForTwo. O pequeno urbano mede apenas 2.695 mm. O entre-eixos também é o menor do mundo atualmente, com 1.867 mm. Aliás, o Smart ForTwo caberia com folga no entre-eixos de 4.418 mm do Maybach Pullman.
Agora, se a dúvida é a respeito do carro mais curto de todos os tempos, a resposta é o Peel P50 fabricado entre 1962 e 1965, que media apenas 1.340 mm de comprimento. Seu entre eixos, de 1.270 mm, também é o mais curto da história.
Largura
Com seus 2.030 metros de largura, o Lamborghini Aventador é o atual carro mais largo do mundo. E ele também tem a bitola dianteira mais larga do mundo: 1.720 entre as pontas do eixo.
A bitola traseira mais larga é, pasme, do BMW i8, que tem 1.722 mm entre as rodas de trás.
O recordista absoluto na largura geral é bem mais antigo: trata-se do Chrysler Crown Imperial fabricado em 1954, que media 2.170 mm de largura.
Honda N-Box, um exemplo de kei car
O carro mais estreito do mundo não é um só. Todos eles estão no Japão – kei cars como o Honda Life, o Daihatsu Move ou o Suzuki Alto medem 1.475 mm de largura, pois este é o tamanho máximo permitido pela lei japonesa.
Dito isto, o Peel P50 não é apenas o carro mais curto de todos os tempos. Ele também é o mais estreito: media apenas 990 mm de largura.
Altura
Atualmente, o Caterham Seven CSR é o carro mais baixo do mundo: do chão a seu ponto mais alto, o frugal esportivo mede apenas 1.015 mm – um cisco a mais que um metro.
O mais baixo de todos os tempos também é britânico, e veio da companhia que inspirou o Caterham Seven: o Lotus Eleven, baseado no Elise, tinha apenas 810 mm de altura.
O carro mais alto do mundo produzido atualmente é o oposto do Caterham em todos os aspectos, exceto pelo fato de também ser britânico. O Rolls-Royce Phantom Extended Wheelbase tem 1.641 mm de altura e definitivamente não é um carro frugal.
Já o carro mais alto de todos os tempos é ainda mais impressionante: o Fiat 60 HP, que teve mais de 80 unidades fabricadas entre 1904 e 1909, media 2.550 metros de altura.
Peso (em ordem de marcha)
A frase “simplifique e adicione leveza” é de Colin Chapman, fundador da Lotus, mas o carro mais leve do mundo é o Ariel Atom, que pesa 456 kg.
O mais leve de todos os tempos é o Peel P50 dos anos 60, mais uma vez. Ele pesava só 59 kg, o que significa que a maioria de seus motoristas era mais pesada que o próprio carro!
O carro produzido em série mais pesado do mundo atualmente é o Rolls-Royce Phantom Extended Wheelbase: são 2.745 kg.
Achou muito? É porque você não sabe qual é o carro mais pesado de todos os tempos. O ultra-luxuoso sedã Mercedes-Benz 770 W150, que teve pelo menos 21 unidades produzidas entre 1938 e 1945, era blindado de fábrica e pesava 4.800 kg.
Deslocamento
Agora sim as coisas começam a ficar interessantes. Atualmente, o carro com o maior motor que se pode comprar é o Dodge Viper. Seu V10 de 654 cv desloca exatos 8.390 cm³.
Impressionante mesmo, porém, é o deslocamento do Pierce-Arrow 6-66 Raceabout. Produzido entre 1912 e 1918, ele tinha um seis-em-linha de nada menos que 13.503 cm³ – 2,25 litros por cilindro!
O menor motor encontrado em um carro produzido em série é o do Tata Nano: o dois-cilindros feito todo de alumínio desloca apenas 624 cm³, ou 312 cm³ por cilindro.
Em todos os tempos, o carro com o menor motor já produzido é o Peel P50, com seu monocilíndrico de 49 cm³. É a última vez que esta foto aparece, a gente promete!
Potência
Existem algumas maneiras diferentes de dizer qual é o carro mais potente do mundo. O motor naturalmente aspirado com a maior potência da história, por exemplo, é o V12 F140CF da Ferrari FXX-K. O motor de 6,3 litros entrega nada menos que 861 cv sem turbo ou compressor mecânico.
Com indução forçada, o título vai para o Bugatti Chiron: seu W16 quadriturbo entrega 1.520 cv…
… exatamente a mesma potência do Koenigsegg Regera, que também entra no ranking se considerarmos os carros com tecnologia híbrida. O Regera tem um motor V8 de 5.065 cm³, mais três motores elétricos.
Na relação peso/potência, o campeão entre os naturalmente aspirados é o Caparo T1, o famoso “Fórmula 1 para as ruas”. Pesando 470 kg, ele tem um V8 de 3,5 litros e 583 cv, totalizando 0,8 kg/cv ou 1,24 cv/kg.
O representante da turma da indução forçada é o Hennessey Venom GT: seu V8 biturbo de sete litros entrega 1.261 cv para 1.244 kg. São 0,986 kg/cv, ou 1,01 cv/kg.
Em termos de potência específica, ninguém bate o Ariel Atom V8 entre os naturalmente aspirados: o motor de três litros entrega 507 cv, ou 169 cv/l.
Nos carros com turbo ou compressor, quem vence é o insano Mitsubishi Lancer Evolution X FQ-440 MR. O quatro-cilindros turbo de dois litros desenvolve 446 cv, ou 223 cv/l.
Torque
O carro mais torcudo do planeta é o Bugatti Chiron: seu W16 de oito litros entrega 163,1 mkgf de torque. Que, aliás, é exatamente este o torque do Rimac Concept_One, o supercarro elétrico que pretende competir em números com o Chiron.
Agora, se existissem apenas motores naturalemente aspirados no mundo, o título ficaria com o Dodge Viper, cujo V10 de 8,4 litros entrega exatos 83 mkgf de torque.