A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Top

Superlativos automotivos: qual é (mesmo) o carro mais rápido do mundo e outras respostas

Estamos prestes a testemunhar uma nova disputa pelo título de carro mais rápido do mundo. Atualmente, de forma oficial, a honraria ainda pertence ao Bugatti Veyron Super Sport e à sua velocidade máxima de 431,072 km/h. Mas este é só o começo da história.

Você certamente já ouviu falar de um texano chamado John Hennessey, pois nós já o mencionamos várias vezes aqui no FlatOut. O fato é que John Hennessey diz que seu supercarro, o Hennessey Venom GT, é o mais veloz do mundo. Para ele, não é preciso ter dezesseis cilindros deslocando oito litros de combustível e respirando com a ajuda de quatro turbocompressores para isto. E, de fato, com seu V8 LSX de sete litros (‘MERICA!) biturbo de 1.261 cv, o Venom GT chegou aos 435,31 km/h em fevereiro de 2014, com vídeo para provar.

Só que não foi uma aferição homologada pelo pessoal do Guinness World Records – em parte, porque foi realizada em apenas um sentido da reta, e a organização exige que sejam feitas medições nos dois sentidos, considerando a velocidade média entre as duas. Por isso, o recorde do Venom GT não tem caráter oficial algum. O carro mais rápido do mundo em velocidade máxima é o Bugatti Veyron Super Sport, e pronto.

De qualquer forma, isto está prestes a mudar. Tem caras novas no pedaço que, a nosso ver, são sérios candidatos a elevar ainda mais o padrão da disputa. A Bugatti tem o novo Chiron, que tem uma versão de 1.500 cv do motor W16 quadriturbo de seu antecessor. A Aston Martin promete causar furor com seu AM-RB 001, a Koenigsegg parece não se cansar de nos impressionar com seus hipercarros altamente tecnológicos e há uma porção de fabricantes menores se estapeando por espaço sob o holofote.

am-rb-001 (1)

Tudo isto nos levou a pensar em todos os outros superlativos automotivos que temos: o carro mais potente do mundo, o mais fraco, o mais longo, o menor, o mais pesado, o mais leve, e assim por diante. Achamos que é uma boa oportunidade para dissecar esta lista, não?

Foram considerados carros produzidos em série, mesmo que limitada. Quando possível, consideramos aferições realizadas pela imprensa especializada, e não os dados do fabricante.

 

Velocidade máxima

veyron (5)

Como já dissemos, o carro mais rápido do mundo em velocidade máxima é o Bugatti Veyron Super Sport, que é capaz de chegar aos 431,072 km/h.

tumblr_njj43j6qWp1rb2fzoo3_1280

Foto: Alex Bellus

No entanto, considerando apenas motores naturalmente aspirados, o recorde ainda pertence ao icônico McLaren F1, fabricado entre 1992 e 1999. Com seu V12 BMW de 6,1 litros e 627 cv, ele era capaz de chegar aos 386,4 km/h.

 

Aceleração

porsche_918_spyder_us-spec_7

De acordo com uma aferição realizada pela Car and Driver americana, o Porsche 918 Spyder é o carro mais rápido do mundo em aceleração. O hipercarro híbrido com um V8 de 4,6 litros e três motores elétricos, totalizando 887 cv, leva apenas 2,2 segundos para ir de zero a 60 mph (zero a 96 km/h). Para ir de zero a 100 km/h, o tempo divulgado pela Porsche foi de 2,5 segundos, o que também não é nada mau.

laferrari (1)

Já no quarto-de-milha, o mais veloz do mundo é outro hipercarro híbrido: a Ferrari LaFerrari, que tem um V12 naturalmente aspirado e um motor elétrico capazes de render, juntos, 963 cv. De acordo com a Motor Trend, ela percorreu os 402 metros em 9,7 segundos, cruzando a linha de chegada a 239 km/h.

 

Comprimento

pullman

O carro produzido em série mais longo do mundo é a limusine Mercedes-Maybach Pullman 2016, com impressionantes 6.499 mm de comprimento – também conhecidos como 6,5 metros. É o carro mais comprido de todos os tempos.

2015-Smart-ForTwo-ForFour-1[3]

Por outro lado, o carro que menos dá dor de cabeça na hora de entrar naquela vaga apertada é o Smart ForTwo. O pequeno urbano mede apenas 2.695 mm. O entre-eixos também é o menor do mundo atualmente, com 1.867 mm. Aliás, o Smart ForTwo caberia com folga no entre-eixos de 4.418 mm do Maybach Pullman.

cloksan

Agora, se a dúvida é a respeito do carro mais curto de todos os tempos, a resposta é o Peel P50 fabricado entre 1962 e 1965, que media apenas 1.340 mm de comprimento. Seu entre eixos, de 1.270 mm, também é o mais curto da história.

 

Largura

aventador

Com seus 2.030 metros de largura, o Lamborghini Aventador é o atual carro mais largo do mundo. E ele também tem a bitola dianteira mais larga do mundo: 1.720 entre as pontas do eixo.

m1i8 (6)

A bitola traseira mais larga é, pasme, do BMW i8, que tem 1.722 mm entre as rodas de trás.

O recordista absoluto na largura geral é bem mais antigo: trata-se do Chrysler Crown Imperial fabricado em 1954, que media 2.170 mm de largura.

n-box

Honda N-Box, um exemplo de kei car

O carro mais estreito do mundo não é um só. Todos eles estão no Japão – kei cars como o Honda Life, o Daihatsu Move ou o Suzuki Alto medem 1.475 mm de largura, pois este é o tamanho máximo permitido pela lei japonesa.

cloksan

Dito isto, o Peel P50 não é apenas o carro mais curto de todos os tempos. Ele também é o mais estreito: media apenas 990 mm de largura.

 

Altura

caterham_seven_csr_175_7

Atualmente, o Caterham Seven CSR é o carro mais baixo do mundo: do chão a seu ponto mais alto, o frugal esportivo mede apenas 1.015 mm – um cisco a mais que um metro.

autowp.ru_lotus_2-eleven_5

O mais baixo de todos os tempos também é britânico, e veio da companhia que inspirou o Caterham Seven: o Lotus Eleven, baseado no Elise, tinha apenas 810 mm de altura.

phanton-ewb-1

O carro mais alto do mundo produzido atualmente é o oposto do Caterham em todos os aspectos, exceto pelo fato de também ser britânico. O Rolls-Royce Phantom Extended Wheelbase tem 1.641 mm de altura e definitivamente não é um carro frugal.

fiat-60-hp

Já o carro mais alto de todos os tempos é ainda mais impressionante: o Fiat 60 HP, que teve mais de 80 unidades fabricadas entre 1904 e 1909, media 2.550 metros de altura.

 

Peso (em ordem de marcha)

will-it-drift-ariel-atom-mugen

A frase “simplifique e adicione leveza” é de Colin Chapman, fundador da Lotus, mas o carro mais leve do mundo é o Ariel Atom, que pesa 456 kg.

cloksan

O mais leve de todos os tempos é o Peel P50 dos anos 60, mais uma vez. Ele pesava só 59 kg, o que significa que a maioria de seus motoristas era mais pesada que o próprio carro!

phanton-ewb-2jpeg

O carro produzido em série mais pesado do mundo atualmente é o Rolls-Royce Phantom Extended Wheelbase: são 2.745 kg.

770-k150

Achou muito? É porque você não sabe qual é o carro mais pesado de todos os tempos. O ultra-luxuoso sedã Mercedes-Benz 770 W150, que teve pelo menos 21 unidades produzidas entre 1938 e 1945, era blindado de fábrica e pesava 4.800 kg.

 

Deslocamento

srt_viper_gts_launch_edition_7

Agora sim as coisas começam a ficar interessantes. Atualmente, o carro com o maior motor que se pode comprar é o Dodge Viper. Seu V10 de 654 cv desloca exatos 8.390 cm³.

pierce

Impressionante mesmo, porém, é o deslocamento do Pierce-Arrow 6-66 Raceabout. Produzido entre 1912 e 1918, ele tinha um seis-em-linha de nada menos que 13.503 cm³ – 2,25 litros por cilindro!

tata_nano_4-620x405

O menor motor encontrado em um carro produzido em série é o do Tata Nano: o dois-cilindros feito todo de alumínio desloca apenas 624 cm³, ou 312 cm³ por cilindro.

cloksan

Em todos os tempos, o carro com o menor motor já produzido é o Peel P50, com seu monocilíndrico de 49 cm³. É a última vez que esta foto aparece, a gente promete!

 

Potência

Ferrari-FXX-K (3)

Existem algumas maneiras diferentes de dizer qual é o carro mais potente do mundo. O motor naturalmente aspirado com a maior potência da história, por exemplo, é o V12 F140CF da Ferrari FXX-K. O motor de 6,3 litros entrega nada menos que 861 cv sem turbo ou compressor mecânico.

bugatti_chiron_45

Com indução forçada, o título vai para o Bugatti Chiron: seu W16 quadriturbo entrega 1.520 cv…

koenigsegg_regera_8 - Copia

… exatamente a mesma potência do Koenigsegg Regera, que também entra no ranking se considerarmos os carros com tecnologia híbrida. O Regera tem um motor V8 de 5.065 cm³, mais três motores elétricos.

autowp.ru_caparo_t1_15

Na relação peso/potência, o campeão entre os naturalmente aspirados é o Caparo T1, o famoso “Fórmula 1 para as ruas”. Pesando 470 kg, ele tem um V8 de 3,5 litros e 583 cv, totalizando 0,8 kg/cv ou 1,24 cv/kg.

hennessey_venom_gt_world_speed_record_car_9_1

O representante da turma da indução forçada é o Hennessey Venom GT: seu V8 biturbo de sete litros entrega 1.261 cv para 1.244 kg. São 0,986 kg/cv, ou 1,01 cv/kg.

autowp.ru_ariel_atom_v8_2

Em termos de potência específica, ninguém bate o Ariel Atom V8 entre os naturalmente aspirados: o motor de três litros entrega 507 cv, ou 169 cv/l.

evo-x-fq440

Nos carros com turbo ou compressor, quem vence é o insano Mitsubishi Lancer Evolution X FQ-440 MR. O quatro-cilindros turbo de dois litros desenvolve 446 cv, ou 223 cv/l.

 

Torque

bugatti_chiron_42

O carro mais torcudo do planeta é o Bugatti Chiron: seu W16 de oito litros entrega 163,1 mkgf de torque. Que, aliás, é exatamente este o torque do Rimac Concept_One, o supercarro elétrico que pretende competir em números com o Chiron.

viper-2 (13)

Agora, se existissem apenas motores naturalemente aspirados no mundo, o título ficaria com o Dodge Viper, cujo V10 de 8,4 litros entrega exatos 83 mkgf de torque.

 

Matérias relacionadas

Os conversíveis usados mais legais que se pode comprar no Brasil

Dalmo Hernandes

As preparadoras alemãs mais incríveis de todos os tempos – parte 2

Dalmo Hernandes

Os quadros mais incríveis, absurdos ou insanos da história do Top Gear

Dalmo Hernandes