A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Supermáquinas: os maiores veículos já feitos pelo homem

O mundo dos carros é cheio de superlativos, e a gente poderia passar horas discutindo sobre o automóvel mais rápido ou mais potente do mundo. Contudo, nem só de números de desempenho vive um entusiasta — na verdade, a maioria de nós sabe apreciar qualquer tipo de veículo. E isto inclui, naturalmente, os maiores já feitos no mundo. Mas quais são eles?

É difícil determinar exatamente — novos equipamentos são lançados todos os anos e os que já existem passam por constantes atualizações para ficarem ainda maiores e mais aptos a realizarem suas tarefas. De todo modo, esta lista traz alguns dos maiores veículos e máquinas de todos os tempos — em terra, água e ar.

 

O maior caminhão: Belaz 75710

Usado em mineração pesada, o Belaz 75710 foi lançado em 2013 e é o maior caminhão do mundo. Medindo 8,1 metros de altura, 20,6 metros de comprimento e pesando quase 900 toneladas, o 75710 pesa quase 900 toneladas e usa não um, mas dois motores a diesel de 16 cilindros e 65 litros cada um. A potência de ambos é de 2.300 cv, garantindo um total de 4.600 cv. (Obrigado pela dica, Riashe!)

 

O segundo maior caminhão: Liebherr T 282C

Este é um dos mais conhecidos: em 2011, o Guinness World Records reconheceu o Liebherr T 282C como o maior caminhão do mundo. Com 7,84 m de altura, 15,31 metros de comprimento e peso total de 600 toneladas, o T282C é apenas alguns centímetros maior e mais alto que o antigo detentor do recorde, o Caterpillar 797F, que também é bastante impressionante:

Ambos são usados por grandes companhias de mineração. O Liebherr T 282C pode ser movido por dois motores: um Detroit Diesel de 20 cilindros em V e 90 litros de deslocamento, capaz de entregar 3.650 cv, ou um Cummins QSK78, um V18 que também é movido a diesel, desloca 78 litros e entrega mais de 3.500 cv. Em ambos os casos, o motor a diesel trabalha em conjunto com um motor elétrico para levar o caminhão a até 64 km/h. Cada roda (com pneu) deste monstro pesa 4,5 toneladas e mede 4,57 metros de altura.

 

A maior picape: Dodge Power Wagon

truck

sheikh Hamad bin Hamdan Al Nahyan é membro da família real de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e um dos caras mais ricos do mundo. Ele também é fã de veículos americanos — em especial, da Dodge Power Wagon, picape antecessora da Ram que foi lançada em 1945 e permaneceu sem grandes mudanças estéticas até a década de 1960, sobrevivendo à base de reestilizações extensas até 1980.

Sua paixão pela Power Wagon é tanta que ele decidiu fazer um monumento à picape: uma versão em escala 64/1 (sim, 64 vezes maior do que a original), com todas as proporções e características visuais exatas, que foi construída em Abu Dabhi e levada peça a peça para o meio do deserto. Em vez de um interior em escala, porém, a picape abriga uma residência completa, com sala de estar, cozinha, quatro, banheiro, quatro quartos e muito luxo.

1024px-Sheikh_Hamad_bin_Hamdan_Al_Nahyan_with_largest_model_Willys_jeep_2009

Por baixo está o grande segredo: um volante, banco para o motorista e um motor de seis cilindros em linha da Detroit Diesel — não dá para dirigi-la normalmente, mas pelo menos é possível escolher um lugar mais fresco para estacioná-la. Ah, e o sheikh também tem uma réplica gigante do Jeep CJ.

 

O maior veículo terrestre: Bagger 293

bagger-9

O Bagger 293, construído pela alemã TAKRAF, é uma escavadeira de roda de caçamba (bucket-wheel excavator, ou BWE) de 96 metros de altura e 225 metros de comprimento, além de pesar 14.200 tolenadas, ou 14,2 milhões de quilos!

Estas medidas que dão a ele o título de maior veículo terrestre do mundo. A roda de caçamba, que é o componente usado para realizar as escavações, mede mais de 21 metros de diâmetro e tem 20 caçambas, cada uma com capacidade para 15 metros cúbicos (ou 15 mil litros) de minérios cada uma.  É o bastante para mover 240 mil metros cúbicos ou 240 milhões de litros de terra em um dia de trabalho.

 

O maior motor: Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C

mm

Já falamos dele aqui, mas não custa falar de novo: além do nome quilométrico, o motor a diesel Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C — com seus 14 cilindros, 13,5 metros de altura, 26,6 m de comprimento e 2.300 toneladas. Sendo um motor a diesel, o 14RT-flex96C gira baixo e prioriza torque sobre potência. E seus números são absurdos: girando a algo entre 22 e 140 rpm, o motor entrega 108.878 cv e absurdos 775.376 mkgf de torque!

Com esta força, navios como o dinamarquês Emma Mærsk chegar a até 27 nós — o equivalente a 50 km/h. Parece pouco, mas não podemos esquecer que o navio pesa mais de 170 mil toneladas.

 

O maior submarino: “Akula” ou “Typhoon”

typhoon_class_l1

Na verdade não estamos falando de um submarino específico, mas de toda uma classe de submarinos — os russos “Akula” ou “Typhoon”, que medem até 175 metros de comprimento e podem levar até 48 mil toneladas.

Contudo, mais impressionante que seu tamanho é seu conjunto propulsor, composto de dois reatores de fissão nuclear OK-650, capazes de produzir 190 megawatts de potência, ou 258.330 cv cada(!), mais duas turbinas de 49.600 cv cada — tudo para chegar a 41 km/h em superfície ou 50 km/h quando submerso.

 

A maior embarcação: Prelude FLNG

SKOREA-NETHERLANDS-SHIPBUILDING

Construído pela Samsung Heavy Industries em 2013, o Prelude FLNG é a maior embarcação do mundo atualmente, com um casco duplo de 488 metros de comprimento e 74 metros de largura, no qual foram usadas mais de 260 mil toneladas de aço.

Usado como uma plataforma flutuante de gás natural liquefeito, o Prelude FLNG tem capacidade para carregar mais de 600 mil toneladas e custou cerca de US$ 12 bilhões (aproximadamente R$ 32 bilhões).

 

A maior aeronave: HAV304

O HAV304 é descrito como uma mistura de avião e dirigível e, de fato, parece mesmo um grande balão com asas e turbinas. Ele foi apresentado no Reino Unido em fevereiro de 2014 e, de acordo com a Hybrid Air Vehicles Ltd, que o criou, será vital para o transporte de suprimentos para regiões necessitadas e missões de vigilância. Um de seus grandes diferenciais é a capacidade de permanecer no ar por três semanas sem precisar de reabastecimento.

image_update_img

Suas medidas impressionam — 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura. Para se ter uma ideia, o maior avião de passageiros do mundo, o Airburs A380-800, mede “só” 73 metros de comprimento.

1393635337000-Airlander

Sim, ele parece exatamente o que você está pensando e, claro, virou piada por isso

Considerando o peso de 20 toneladas, o HAV304 até que usa motores bem convencionais — quatro motores V8 a diesel de 350 cv cada. Ah, e um dos maiores investidores do projeto foi Bruce Dickinson, o vocalista do Iron Maiden, que também conhece o projeto em detalhes. Bruce, como muitos sabem, é piloto comercial e fanático por aviação.

 

A maior máquina móvel: ponte rolante Overburden Conveyor Bridge F60

z10724166IHOverburden-Conveyor-Bridge-F60

Agora você precisa esquecer de tudo o que leu até aqui: todos estes veículos são enormes, sem dúvida, mas a maior máquina móvel do mundo não é um caminhão, um navio ou submarino: é uma ponte. A Overburden Conveyor Bridge F60 é uma ponte rolante que serve para transportar resíduos produzidos na mineração de carvão, e mede 502 metros de comprimento, 202 m de largura e 80 m de largura, além de pesar 11.000 toneladas — ou 13.600 toneladas em operação.

Para mover o veículo são necessários dois motores que entregam um total de 36.700 cv — e são capazes de levar a ponte rolante aos 780 metros por hora.

 

 

 

Matérias relacionadas

Este Hot Wheels da vida real tem um 2JZ turbo de 635 cv – e pesa 750 kg

Dalmo Hernandes

Sim, isto é uma moto com motor V12 Flathead — e você pode ter a sua!

Dalmo Hernandes

Estes são os melhores anúncios em vídeo para carros antigos que já vimos

Dalmo Hernandes