A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
FlatOut Midnight! Zero a 300

Supersize me: Porsche Cayman com motor de 911 Carrera S – FlatOut Midnight

Carros com motores na posição traseira foram relativamente comuns nas décadas de 50 e 60. Alpine A108, conhecido por aqui como Willys Interlagos, Corvair, Fiat 500 e 600, Puma, Karmann Ghia e, claro, o grande ícone Fusca. Mas se há uma marca que dominou a arte do aperfeiçoamento dinâmico dos carros de motor traseiro a ponto de isso virar a principal assinatura dela própria, esta é a Porsche. Tanto o 356 quanto o 911 dispensam comentários sobre os sucessos em ralis, provas de subida de montanha e provas de longa duração.

Tecnicamente, a posição central-traseira do motor é mais equilibrada dinamicamente. Sabendo isso, a Porsche criou diversos carros de competição com essa configuração ao longo de sua história, do 550 Spyder aos esporte-protótipos como o 917 e 956. Em 1996, olhando para o sucesso do Mazda Miata no mercado norte-americano, a Porsche resolveu resgatar este conceito para um carro de rua: lançou o Boxster, o grande responsável por salvar a Porsche de uma crise financeira quase mortal.

Dez anos depois do Boxster, veio a versão de teto fechado do Boxster, o Cayman, com sua bela linha de teto se assemelhando ao do imortal 356. E as comparações com o 911 começaram a ganhar corpo. A sensação de muitos era de que a Porsche segurava a onda do Cayman e Boxster, sempre reservado a eles motores com deslocamento menor e comandos menos bravos que dos 911 – algo parecido com o que a BMW fez com o M2 frente ao M3 e M4.

Acontece que não demorou muito para os entusiastas descobrirem que o que separa fisicamente o Cayman do 911 em termos de powertrain é uma inversão: no 911, motor para trás do eixo, no Cayman, o motor para a frente do eixo. A própria Porsche explorou essa questão instando o motor de 911 nos Boxster Spyder e Cayman GT4. Então, era de se esperar que isso acontecesse nas mãos de entusiastas. No episódio do FlatOut Midnight de hoje vocês conhecerão o Cayman 911 swap de Leo Perez, que viajou mais de 1.000 km de uma vez só diretamente para essa produção!

Este vídeo existe graças aos assinantes e crowdfunders do FlatOut: o FlatOut depende desta receita para não sair do ar e continuar produzindo mais e melhor. Faça uma assinatura e seja uma das pessoas que nos apoia.

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Os detailers da Redentora, de São Caetano (SP), são parceiros do FlatOut Midnight. Confira aqui o perfil do Instagram dos caras, o trabalho é de primeira. (11) 4234 2071.

 

Playlist do FlatOut Midnight: veja todos os episódios!

Clique no ícone com os três traços empilhados (canto superior esquerdo do player) para escolher o seu episódio. Eles estão dispostos na ordem do mais recente pro mais antigo!

 

Nova coleção no FlatOut Official Gear

Quando você compra produtos na nossa loja FlatOut Official Gear, está colaborando diretamente para que o FlatOut permaneça no ar e para que a gente invista em iniciativas como o FlatOut Midnight. As camisetas estão disponíveis nos tamanhos P, M, G, GG, G3 e G4 (se não estiver disponível, não esqueça de preencher o “avise-me quando estiver disponível” na página do produto), sendo que estas últimas possuem uma modelagem especial, mais larga.

Clique nas fotos para acessar a página do produto. Ou clique aqui para ver nosso catálogo completo, com adesivos e outros modelos de camisetas.

lasanha-carrossel-1140x448

Se a Hoonigan tem alguns dos project cars mais insanos e bem feitos do mundo, Lasanheiros (como nós) estão sempre quebrados e encrencados com o seu projeto. Esta estampa traz uma forte dose de auto-ironia. Clique aqui para acessar o produto.

 

if-in-doubt-flatout-carrossel-1140x448

Tripla homenagem: a imortal frase do mestre dos ralis Colin McRae estampada em fonte inspirada na Porsche, com os clássicos racing stripes. Visual clean e elegante. Clique aqui para acessar o produto.

 

racecar-things-carrossel-1140x448

Nossos projetos automotivos frequentemente passeiam entre o mundo da ficção científica e o do terror – especialmente os dos anos 90, carros já com considerável volume de tecnologia embarcada! Clique aqui para acessar o produto.

Matérias relacionadas

Ultima ganha versão de 1.200 cv com câmbio manual, Corvette C8 terá câmbio de embreagem dupla, a plataforma elétrica Toyota-Subaru e mais!

Veloster Turbo virá ao Brasil, BMW M2 pode ter 374 cv, Ferrari F40 de Nigel Mansell vendida e mais!

Leonardo Contesini

Mansory: a história e os carros da customizadora mais “exagerada” do mundo

Dalmo Hernandes