alguma coisa dentro do cerebro de um entusiasta faz com que qualquer carro que nao deveria ser rapido mas e seja instantaneamente atraente a ford transit van comercializada pela marca ha quase 50 anos nao deveria ser rapida — ela nem e um carro propriamente dito e e por isso que a gente e doente pela transit supervan que foi feita pela ford para promover o modelo — e nao foi so uma vez nao foram tres uma na decada de 1970 uma nos anos 1980 e uma na decada de 1990 sinceramente nao sabemos qual delas e nossa favorita para tentar decidir vamos conhecer melhor as tres — que tal supervan 1 a historia da transit começou em 1965 quando foi lançada a primeira geraçao compacta e equipada com motores de quatro ou seis cilindros em linha era um furgao pequeno com proporçoes que lembravam mais uma station wagon mais alta do que uma van propriamente dita o veiculo foi um sucesso de vendas nos primeiros anos mas no inicio da decada de 1970 algo precisava ser feito para dar uma alavancada nas vendas como as coisas eram muito mais legais naquela epoca em vez de fazer um facelift e chamar de new transit a ford decidiu chamar a terry drury racing — uma equipe que nao fosse pela transit supervan morreria no anonimato mas que conseguiu fazer algo espetacular usando isto quer dizer partes disto alguem teve a ideia ela foi aprovada e nos nunca vamos deixar de parabenizar os envolvidos porque o resultado foi uma transit com o conjunto mecanico do ford gt40 que tambem cedeu a suspensao independente nas quatro rodas e os freios o motor usado foi o small block de 4 9 litros alimentado por quatro carburadores weber — igual aos usados pelos gt40 que venceram le mans em 1968 e 1969 bem menor e mais leve que o big block de sete litros das vitorias de 1966 e 1967 e calibrado para render cerca de 400 cv o cambio era manual de cinco marchas da zfe o motor ficava no compartimento de carga — ao abrir as portas traseiras voce dava de cara com isto imagine como era o barulho la dentro obviamente a aerodinamica nao era das melhores e mesmo com bitolas bem largas e pneus que ultrapassavam os para lamas a transit supervan nao era muito estavel por isso em vez de leva la para correr em circuitos a ford participava de exibiçoes de arrancada com ela — e ainda assim o fato de a carroceria se levantar com muita facilidade limitava sua capacidade de acelerar o 0 a 100 km/h levava sete segundos e a velocidade maxima era de pouco mais de 240 km/h ja o quarto de milha nao ficava atras dos melhores muscle cars percorrido em 14 9 segundos a 140 km/h [youtube id= qg6wdbok1ny width= 620 height= 350 ] pelo bem ou pelo mal a promoçao de imagem foi bem sucedida e a transit seguiu firme e forte no mercado sem maiores mudanças ate 1978 quando a nova geraçao foi lançada supervan 2 na verdade a transit mk2 e uma remodelaçao da primeira geraçao usando elementos de estilo da linha americana de vans econoline porem aplicada a mecanica europeia o resultado foi satisfatorio e a transit parecia mesmo totalmente renovada — tanto que a supervan nao serviria mais para promove la entao em 1984 a ford decidiu que era hora de criar uma nova supervan habilmente chamada de supervan 2 eles poderiam ter simplesmente trocado a carroceria da supervan original pela nova mas como aqueles eram os modernos anos 80 eles decidiram fazer diferente quer dizer nao tao diferente assim a formula era a mesma — colocar a carroceria da van sobre o chassi de um carro de corrida mas em vez do gt40 o modelo escolhido foi o ford c100 que apesar do nome de picape era um prototipo do grupo 6 de endurance mais tarde usado tambem no grupo c se a carreira do c100 nas pistas nao foi das mais brilhantes — 22 corridas de campeonato disputadas e tres vitorias sem titulos em seu nome — seu conjunto mecanico seria imortalizado na supervan 2 o motor cosworth dfl uma versao de curso e diametro ampliados do motor dfv de formula 1 deslocando 3 9 litros para entregar 598 cv o motor era capaz de levar a supervan 2 de 0 a 100 km/h em 3 4 segundos aos 160 km/h em 7 1 segundos e a completar o quarto de milha em 12 1 segundos [youtube id= knqdisbjt0a width= 620 height= 350 ] a ford tambem tomou mais cuidado com a dinamica preocupando se em aplicar alguns elementos aerodinamicos a bolha que imitava as formas da transit de rua alem de reduzir a altura da carroceria em quase 10 cm deu certo em sua ediçao de janeiro de 1986 a revista popular mechanics disse que varios pilotos de testes conseguiram virar tempos melhores do que sedas preparados para competiçoes apesar da ergonomia terrivel e da direçao pesadissima a vida da supervan 2 nao durou muito tambem em 1986 a ford lançaria a terceira geraçao que desta vez era mesmo totalmente nova tambem foi a geraçao que mais durou ate hoje — foi fabricada de 1986 a 2000 ou seja por 14 anos e novamente foi promovida por uma supervan quando estava se aproximando do fim de sua vida supervan 3 a supervan 3 foi apresentada em 1994 logo depois de um facelift que deu a transit uma nova dianteira e um novo painel contudo a ford decidiu aproveitar boa parte da antiga supervan 2 que estava em exposiçao em um museu a bolha foi refeita com os elementos esteticos da nova transit e o chassi permaneceu o mesmo o motor porem era o cosworth hb — um v8 de 3 5 litros com 75° entre as bancadas de cilindros na traseira da ford transit ele desenvolvia pelo menos 650 cv mas ha quem diga que sua potencia era mais proxima da dos carros de formula 1 nos quais o cossie hb foi usado como o mclaren mp4/8 que quase deu a senna seu quarto titulo em 1993 — acima de 700 cv a supervan 3 foi usada para fins de divulgaçao ate 2001 quando foi aposentada as aspas estao ai porque tres anos depois a ford decidiu restaura la dar a ela um motor mais moderno — um v6 de tres litros cosworth prosport 3000 de pouco mais de 300 cv e com este motor que a supervan pode ser vista ate hoje participando de eventos pelo mundo todo — como o goodwood festival of speed no ano passado [youtube id= rjymqbyofim width= 620 height= 350 ] agora que voce ja conhece as tres supervans pode nos dizer qual e a sua favorita
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