atropelamentos sao a maior causa de mortes no transito em sao paulo e no rio de janeiro tambem sao a maior causa de mortes de idosos no transito e a causa de 30% das mortes nas rodovias brasileiras mais que o excesso de velocidade que corresponde a entre 11 e 16% dependendo da fonte e nao apenas no brasil eles sao a segunda maior causa de mortes nas ruas e estradas europeias e americanas e contrariando as estatisticas gerais tanto no brasil quanto nos eua e na europa o numero de pedestres mortos esta aumentando apesar da reduçao do numero total de mortes no transito na pratica o que esta acontecendo e que os ocupantes dos veiculos estao mais protegidos e por isso sobrevivendo aos acidentes mas se o numero total de acidentes tambem esta diminuindo significa que eles estao se tornando mais letais para quem esta fora do carro e embora estejamos condicionados a pensar na velocidade como um fator de letalidade ao que tudo indica o problema e o design dos carros — em especial a suvizaçao do planeta segundo um estudo do intituto das seguradoras para a segurança rodoviaria iihs na sigla em ingles o numero de atropelamentos fatais causados por suvs aumentou 81% entre 2009 e 2018 — no total pouco mais de 6 000 pessoas morreram atropeladas nos eua em 2018 os problemas sao evidentes eles tem maior area frontal capo mais elevado e em modelos e versoes fora de estrada para choques mais rigidos alem disso a mesma altura de rodagem que transmite segurança para os ocupantes tambem aumenta a area oculta a frente do carro — e tambem na traseira em modelos nao equipados com cameras isso aumenta o potencial de atropelamento de crianças e pedestres de menor estatura principalmente em conversoes no brasil nao temos estatisticas mas como usamos eua e europa como exemplos de segurança no transito — e como inspiraçao para soluçoes de segurança — creio que seja sensato considerarmos alguns estudos deles neste momento em que os suv e crossovers se tornaram o segundo maior segmento do nosso mercado infelizmente enquanto os americanos tem um instituto governamental dedicado unicamente a promoçao da segurança no transito a administraçao nacional de segurança rodoviaria nhtsa no brasil reduzimos a conscientizaçao a intimidaçao e a campanhas antiquadas que usam o mesmo tipo de abordagem ha 30 anos elas tendem a se concentrar no combate ao consumo de alcool por motoristas ao combate a velocidade excessiva a conscientizar pedestres sobre a travessia na faixa e ao combate as ultrapassagens proibidas os eua por exemplo ja identificaram que alem dos suv o uso do celular por pedestres tambem resulta em acidentes graves ou fatais distraidos eles se colocam em situaçoes de risco e acabam atropelados somente nos ultimos anos o brasil começou a tratar deste comportamento e ainda de forma muito timida alem disso as campanhas educativas da nhtsa incluem a conscientizaçao do pedestre nao apenas para atravessarem na faixa mas tambem com orientaçoes para realizarem travessias seguras por alguma razao o brasil nao tem campanhas de orientaçao aos pedestres tudo o que temos e a obvia recomendaçao de atravessar na faixa e/ou aguardar o semaforo verde para pedestres embora o codigo de transito brasileiro tenha esquecido em seu artigo 69 recomendaçoes e regras para a travessia segura e correta para cruzar a pista o pedestre tomara precauçoes de segurança levando em conta principalmente a visibilidade a distancia e a velocidade dos veiculos utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distancia de ate cinquenta metros dele observadas as seguintes disposiçoes i onde nao houver faixa ou passagem o cruzamento da via devera ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo; ii para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista a onde houver foco de pedestres obedecer as indicaçoes das luzes; b onde nao houver foco de pedestres aguardar que o semaforo ou o agente de transito interrompa o fluxo de veiculos; iii nas interseçoes e em suas proximidades onde nao existam faixas de travessia os pedestres devem atravessar a via na continuaçao da calçada observadas as seguintes normas a nao deverao adentrar na pista sem antes se certificar de que podem faze lo sem obstruir o transito de veiculos; b uma vez iniciada a travessia de uma pista os pedestres nao deverao aumentar o seu percurso demorar se ou parar sobre ela sem necessidade contudo nosso codigo de transito tambem cita resumidamente que o veiculo maior cuida do veiculo menor e todos sao responsaveis juntos pela incolumidade dos pedestres este sim um artigo muito bem lembrado por todos de forma que a atribuiçao de deveres e feita somente aos condutores mas nao aos pedestres a situaçao se agrava com o discurso nocivo da humanizaçao do transito que desumaniza o condutor dos veiculos e retira o senso de dever dos pedestre de forma que se tornou um tabu do transito sugerir que os pedestres sejam precavidos ao atravessar a rua — afinal isso seria a culpabilizaçao da vitima um outro conceito nocivo que acaba sufocando a prevençao de acidentes por ambas as partes como sempre digo por aqui para ter razao voce precisa estar vivo ha ainda uma outra questao que se mistura aos suv aos celulares com pedestres e com motoristas a maioria dos atropelamentos no brasil acontece a noite uma das condiçoes adversas do transito devido a limitaçao de visibilidade apesar de a iluminaçao publica ser um padrao a instalaçao de iluminaçao para faixas de pedestres nao e um padrao [caption id= attachment_248389 align= aligncenter width= 800 ] faixas mais visiveis [/caption] alem disso as regras atuais para instalaçao de faixas permite a criaçao de faixas inseguras pois elas nao precisam levar em conta a caracteristica da via — e mesmo que levassem nao ha uma fiscalizaçao de faixas mal feitas eficiente como a fiscalizaçao de maus motoristas [caption id= attachment_248390 align= aligncenter width= 960 ] ou com sinalizaçao que indique sua aproximaçao[/caption] infelizmente nao teremos tao cedo o tipo de estatisticas de atropelamentos como as dos americanos no brasil o problema tende a ser reduzido ao controle de velocidade — que deve existir evidentemente — enquanto novos fatores sequer considerados pelas autoridades podem estar influenciando mais acidentes do que se imagina a noticia de que suvs e celulares tem relaçao com o aumento dos atropelamentos nos eua e mais uma prova de que quando se trata de segurança no transito nao podemos apontar o dedo para a primeira correlaçao que encontramos ao dobrar a esquina
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