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Trânsito & Infraestrutura

SUVs e celulares estão aumentando a mortalidade de pedestres

Atropelamentos são a maior causa de mortes no trânsito em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também são a maior causa de mortes de idosos no trânsito e a causa de 30% das mortes nas rodovias brasileiras. Mais que o excesso de velocidade, que corresponde a entre 11 e 16%, dependendo da fonte. E não apenas no Brasil: eles são a segunda maior causa de mortes nas ruas e estradas europeias e americanas. E contrariando as estatísticas gerais, tanto no Brasil, quanto nos EUA e na Europa, o número de pedestres mortos está aumentando, apesar da redução do número total de mortes no trânsito. Na prática, o que está acontecendo é que os ocupantes dos veículos estão mais protegidos e, por isso, sobrevivendo aos acidentes. Mas se o número total de acidentes também está diminuindo, significa que eles estão se tornando mais letais para quem está fora do carro. E embora estejamos condicionados a pensar na velocidade como um fator de letalidade, ao que tudo indica o problema é o design dos carros �