no momento o look da moda para as motocicletas e o retro inspirado nas classicas feitas ate a decada de 1970 um estilo esbelto minimalista com linhas arredondadas e o minimo de carenagens o estilo das primeiras trail com para lama alto e pneus tijolinho tambem anda bastante popular e ha um bom motivo para isto o visual despoluido remete a leveza a pureza e ao espirito analogico das motocicletas de antigamente ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o passado das motos guarda diferentes tendencias e estilos que podem servir de inspiraçao para o presente e para o futuro como a suzuki katana esportiva dos anos 80 cujo design foi visto com estranheza no inicio mas hoje esta entre os mais influentes de todos os tempos pudera segundo a suzuki a katana original foi a primeira moto projetada sob encomenda por um estudio de design o resultado foi uma moto que em 2021 definitivamente nao parece ter acabado de completar seus 40 anos a variedade de motos da suzuki que receberam o sobrenome katana e bem grande ha versoes de 550cc 650cc 750cc e mais so que a original mesmo foi lançada em 1981 e nao se parecia com nada que veio antes quebrando o molde no final da decada de 1970 as fabricantes japonesas ja haviam dominado a arte de fazer as chamadas universal japanese motorcycles ujm motos de estilo conservador com linhas arredondadas ergonomia voltada ao conforto e motores grandes bons de pegar estrada as ujm foram muito bem recebidas dentro e fora do japao e acabaram meio que estabelecendo uma formula que acabou seguida no mundo todo e depois ramificou se dando origem a outros estilos de motos com apelos distintos a varios publicos aquela altura porem as ujm ja estavam saturadas nao em qualidade porque eram boas motos mas em estilo todas eram bem parecidas e quem nao entendia muito de motos poderia ate achar que era tudo a mesma coisa na europa onde as motocicletas japonesas ja eram bastante populares as fabricantes locais tambem nao faziam muito para inovar ainda que com linhas mais horizontais carenagens e para lamas mais volumosos as motos europeias de media e grande cilindrada tivessem seu proprio estilo europa ou japao tanto faz o caso e que em 1980 uma revista alema chamada motorrad decidiu que era hora de agitar um pouco as coisas e criou um concurso para definir a cara das motocicletas da nova decada tres estudios a porsche design a italdesign e a target design inscreveram seus prototipos e o publico decidiria qual era o melhor o conceito da porsche era bastante conceitual nao parecia uma moto de verdade mas sim uma escultura art deco com rodas fechadas carenagem embutida ao quadro e lugar para apenas uma pessoa o conceito da italdesign obviamente estilizado por giorgetto giugiaro era baseado na suzuki gs850 tinha uma carenagem de bom tamanho na dianteira com farol quadrado e retrovisores embutidos lembrava com um pouco de imaginaçao as motos usadas pelos patrulheiros americanos pelo esquema de cores inclusive o terceiro conceito foi o vencedor criado pela target design ele usava como base a italiana mv agusta 750s america mas era completamente diferente a 750s era uma cafe racer a moda antiga com formas arredondadas guidao baixo banco para uma pessoa e rabeta curta a target design a depenou por completo e deu a ela um visual totalmente oposto futurista e elaborado com carenagem envolvente muitas linhas retas e angulos por toda a parte da ponta do para lama dianteiro a base do tanque formava se um unico volume do qual brotavam as extremidades do guidao o banco continuava individual e a rabeta ainda era alta mas o contorno da traseira agora lembrava um pequeno spoiler e o para lama cromado da mv agusta original deu lugar a uma peça envolvente de plastico em retrospecto a proposta da target design era a que mais se parecia com uma motocicleta de verdade ao mesmo tempo em que propunha um estilo realmente novo e factivel o conceito foi apresentado no salao de koln ainda em 1979 e recebeu elogios do publico e da imprensa mas nao foram apenas eles a suzuki que estava de olho no resultado do concurso tambem gostou do que viu por mais que fosse a italdesign que tivesse usado uma suzuki como base entao depois da exibiçao os japoneses foram procurar os alemaes e encomendar algo parecido os pais da criança a essa altura voce deve estar se perguntando quem era essa tal target design e a resposta ajuda a entender a qualidade de sua criaçao a empresa foi fundada naquele mesmo ano de 1979 por hans muth hans georg kasten e jan fellstrom tres ex projetistas da bmw motorrad que ficaram bem satisfeitos com a nova proposta de emprego na epoca a moto topo de linha da suzuki era a gsx 1100 uma ujm bastante conservadora com motor moderno um quatro cilindros dohc com 100 cv redondos que andava muito bem na estrada lançada em 1979 a moto foi recebida de forma previsivel agradou pelo conjunto mecanico mas seu estilo foi considerado pouco atraente sem inspiraçao a suzuki estava ciente disso e queria mudanças rapido por isso nao perdeu tempo e contatou logo a target design para criar o novo estilo da gsx 1100 em entrevista recente ao site bennett s kasten falou um pouco sobre o processo criativo por tras da suzuki katana e sobre como ele gostou de trabalhar nela e ele nao mediu as palavras a primeira gsx 1100 projetada no japao era incrivelmente feia e a suzuki pediu para modificarmos seu estilo o mais rapido possivel por isso falaram para nao fazermos nenhuma mudança tecnica so criar um estilo completamente novo começamos em novembro de 1979 com desenhos e o enviamos para o japao eles gostaram e pediram para criarmos um prototipo entao o fizemos usando clay argila e o apresentamos la a partir dai eles fizeram questao de lança la o mais rapido possivel nao e sempre que isso acontece geralmente quem encomenda algo novo diz que e preciso pensar nas pessoas mais conservadoras que e preciso ter cuidado que nao da para ser futurista demais no caso da suzuki eles nao estavam esperando nada em especifico a gente podia fazer o que bem entendesse e assim foi a target design teve toda a liberdade possivel para criar uma moto desde que ela estivesse dentro das normas para rodar nas ruas uma moto design para kasten o que realmente colocava a katana a parte de outras motos era o simples fato de ela demonstrar atençao ao estilo na epoca nao havia muitos designers projetando motos naquele tempo uma motoera um tanque um banco e a tampa da bateria dava para mexer e mudar um pouco mas ninguem via a moto inteira como uma escultura e era justamente essa a ideia da katana dar mais substancia ao estilo das motos sem apelar para uma mera carenagem adaptada o nome remetia a tradicional espada curva usada pelos samurais mas olhando para ela a ultima coisa que vinha a mente era tradiçao boa parte da identidade visual da katana nascia do tanque que sendo usado por uma sport tourer precisava nao so oferecer boa capacidade mas tambem garantir uma posiçao de pilotagem confortavel se fosse largo demais o tanque obrigaria o piloto a sentar se muito para tras ou a ficar com as pernas muito abertas a soluçao foi tornar a base do tanque mais alongada e estreita alargando se na parte superior que foi deslocada para a frente o restante da moto entao foi desenhado ao redor do tanque a carenagem pontiaguda na dianteira presa ao quadro e nao ao garfo como era costume na epoca o banco com um angulo de quase 90° na parte anterior; as laterais em plastico acompanhando as linhas do tanque e a rabeta empinada com uma enorme lanterna quadrada o farol tambem era quadrado com uma bolha pequena e quase totalmente vertical a ideia da carenagem integrada ao quadro veio da experiencia de kasten com a bmw ele deu uma volta na r90s que tinha um boxer bicilindrico de 900cc e chegava aos 200 km/h e viu que o bloco optico da moto tremia muito por conta da fixaçao da carenagem as bengalas algo que foi eliminado no design da katana um aspecto interessante do desenho da katana e como e facil descreve lo os elementos de estilo afinal sao poucos o conjunto formado por eles porem e tao distinto que fica dificil confundir a katana com qualquer outra motocicleta da epoca eficacia comprovada do conceito inicial a versao de produçao da katana passaram se menos de dois anos parte disso se deve ao fato de que por baixo da carenagem futurista a katana era um gsx1100 como qualquer outra com o mesmo motor dohc de 1 074 cm³ 111 cv 11 a mais que a gsx normal e 9 9 kgfm de torque ligado a um cambio de seis marchas com embreagem banhada em oleo a aerodinamica porem fazia diferença a suzuki katana era capaz de chegar ate os 237 km/h um ganho palpavel ante os 228 km/h que atingia a versao classica a katana tambem tinha os elementos tradicionais das motos de cilindrada equivalente quadro de berço duplo suspensao com garfo telescopico na dianteira e duplo amortecedor na traseira e carburador um mikuni de corpo duplo o segredo estava em disfarçar o arranjo tradicional com um aspecto verdadeiramente inovador se falarmos que deu certo logo de cara sera uma imprecisao a katana hoje e respeitada e considerada a precursora das superesportivas carenadas modernas influencias de seu estilo podem ser vista em uma infinidade de motocicletas que vieram depois da honda cb750 a primeira kawasaki ninja mas na epoca ela foi considerada um tanto ousada demais consequencia de estar a frente de seu tempo imaginamos a suzuki nao deixou a katana original durar tanto tempo porem ela foi fabricada entre 1981 e 1985 e so o nome foi aproveitado depois em outras motos da suzuki chegou ate a decada de 2000 mas os fas da original nao curtem muito esse abuso de identidade motos bem mais conservadoras como a gs650 foram chamadas de katana pela suzuki e isso e considerado meio que um desrespeito ao legado da classica de 1981 isso so foi resolvido recentemente em 2020 quando a suzuki colocou no mercado a katana atual apresentada como conceito em 2018 ela chegou as ruas como mais uma motocicleta retro diferente so pelo fato de ser inspirada em um projeto oitentista e nao em algo mais antigo nao e o que esta na moda hoje em dia mas o respeito com que a suzuki tratou o estilo da original e notavel a nova katana e baseada na gsx s1000 uma naked com motor quatro cilindros dohc de 150 cv que arranha os 300 km/h e e vendida no brasil como gsx s1000a a suzuki chegou a registrar a nova katana no brasil no fim de 2019 mas a pandemia de covid 19 acabou colocando de molho os planos seria interessante ve la por aqui nao
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