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Car Culture

Teimoso: o Renault Gordini que rodou 51.000 km e 22 dias seguidos em Interlagos

Você certamente conhece a fama do Renault Gordini vendido no Brasil. "Leite Glória" era seu apelido, por conta do slogan do leite em pó – "desmancha sem bater". A comparação um tanto maldosa fazia alusão à qualidade de construção do sedã de projeto francês e fabricação brasileira, por parte da Willys-Overland. De fato, não era um um carro extremamente robusto, mas era no mínimo tão valente quanto o Fusca, líder de vendas no País e seu principal rival. Em 1964, há exatos 60 anos e apenas cinco anos depois de seu lançamento, a Willys decidiu que era preciso fazer algo para melhorar esta faceta do Gordini diante do público. Como? Colocando o carro para rodar 50.000 km ininterruptos em Interlagos, parando apenas para abastecer e revezar pilotos. O Renault Gordini foi lançado no Brasil em 1959 – de início, como Renault Dauphine. Ele tinha um motor quatro-cilindros com de apenas 845 cm³, com comando no bloco, duas vávulas por cilindro, carburador de corpo simples, taxa de compres