fala galera to de volta na primeira parte contei sobre como surgiu a ideia do meu pai humberto casadei de construir no ano de 1990 um carro agora ja podemos chama lo pelo nome putz compacto/urbano do zero em casa ou melhor na varanda do apartamento nao viu confere aqui maos a obra para iniciar os trabalhos meu pai decidiu montar o chassi utilizando desenhos em cad ele idealizou desenhou e fabricou o chassi inferior do carro utilizando tubos redondos metalon unidos por solda mig calma cad em 1990 sim ele utilizou o software de desenho mais confiavel na concepçao dele o casadei arranja o desenho desculpa o trocadilho infame infelizmente a etapa de fabricaçao do chassi nao foi fotografado mas ai esta ele pronto note o banquinho para teste de ergonomia assim que o chassi inferior ficou pronto foi colocado sobre calços e para ficar proximo ao que seria o formato do carrinho foi feito uma gaiola de madeira para simular a parte de cima e verificar se a altura de rodagem ergonomia e o proprio design estavam ok e estavam eu servindo de referencia para as dimensoes do carro pra mim ele era um brinquedo para a suspensao traseira direita foi criado um sistema do zero um braço frontal servia de ancoragem para a roda ja os amortecedores eram de uma moto cg e foram ancorados na parte superior atraves de um suporte soldado ao chassi do lado traseiro esquerdo seria da mesma forma porem com um componente extra mas isso sera detalhado mais a frente ja a suspensao dianteira era do tipo braço independente um pequeno frankenstein montado a partir de peças de passat amortecedor de moto cg buchas e pivot de chevette segundo meu pai a suspensao foi uma pequena homenagem a industria nacional ta ai bela homenagem os freios foram doados e modificados tambem do chevette para a coluna de direçao outro nacional teve que ir para a sala de cirurgia apos seu obito dessa vez um fiat 147 mas por um bom motivo suspensoes frankenstein e coluna de direçao homenagem a industria nacional a montagem da coluna sobre o eixo foi trabalhoso pois a distancia do volante a caixa de direçao era muito menor que o original a correta posiçao da direçao foi definida novamente com testes praticos dessa vez com uma cadeira mais anatomica na altura do banco definitivo eu e minha irma fazendo testes de dirigibilidade e ergonomia como dito no texto anterior a mecanica seria aproveitada de uma vespa mas no meio do caminho aconteceram mudanças nao seria mais uma vespa mas duas vespa foram adquiridas duas para aproveitar as melhores peças de cada uma a partida por exemplo era eletrica em uma delas ja o motor estava em melhor estado em outra dessa forma os comandos do acelerador freio e embreagem vieram da vespa mesmo porem receberam uma adaptaçao para os suporte dos pedais do fiat 147 ja a embreagem se manteve acionada pelo guidon montado ao lado do volante para o trem de força foi utilizado o proprio motor de 200cc e 14 cv de uma das vespa disponiveis ele foi montado junto a roda traseira esquerda aproveitando a montagem conforme era originalmente desta forma o veiculo era um inedito ate onde eu sei 4x1 com traçao traseira esquerda e motor igualmente traseiro esquerdo motor suspensao e demais componentes montados na traseira sabados de trabalho uma pequena pausa nos dados tecnicos para contar um pouco mais sobre como eram os dias de trabalho no carrinho durante os dias de semana meu pai pensava criava e projetava como seriam as peças e ferramentas necessarias para dar andamento ao projeto no final de semana alguns componentes precisavam ser feitos ou preparados em oficinas especializadas lojas de autopeças tornearias etc dessa forma eram encomendados na segunda para que no final de semana ja estivessem prontos na sexta a tarde meu pai passava em cada uma das oficinas e buscava as encomendas as ferramentas utilizadas tiveram as mais diversas origens desde compradas ate emprestadas doadas construidas modificadas enfim era feito o que dava com o recurso que tivesse disponivel so nao podia ficar um sabado sem construir um pedacinho do putz sabado era o dia oficial de mexer no carro e como ja diriam os beatles with a little help from my friends dar palpites tomar cerveja comer uns petiscos jogar conversa fora falar de futebol e ajudar na montagem e claro parte eletrica soldagem acabamento tudo era motivo pra chamar os amigos e passar o final e semana juntos mesmo com a ajuda dos amigos ainda existiam varias duvidas e dificuldades e claro que nao faltava a pergunta como vai descer ja sabe a resposta para isso veio em forma de uma faixa colocada na varanda nao me pergunte como vou descer o putz de volta aos trabalhos nesse ponto o chassi superior ja estava pronto porem por questoes logisticas nao foi soldado ao chassi inferior logo de inicio um dos motivos foi a necessidade de reforços na estrutura dessa forma era possivel fazer modificaçoes mais facilmente alem disso havia a questao de como ele iria descer dali por incrivel que pareça por mais que o projeto ja estivesse adiantado nao havia um plano definido para levar o carro ate as ruas lala um dos amigos ajudando a soldar reforços no chassi superior detalhe para a tabua de queijos sobre o chassi inferior alguns ajustes aqui outros reforços estruturais ali o carro foi ganhando forma e funcionalidade mas o tempo todo ele nao passava de um esqueleto ainda faltava algo para ele se tornar um carro de verdade esqueleto do putz na varanda e com a cidade ao fundo carroceria começando a tomar forma para deixar de ser so um feio esqueleto e passar a ser pele e osso iniciou se a montagem da carroceria e ja diria colin chapman simplifique e adicione leveza a carroceria na cor amarela para dar mas destaque e chamar atençao por questoes de segurança afinal era um carro muito pequeno e precisava ser visto nos retrovisores foi construida com fibra de vidro leve de facil manuseio simples de se construir e esteticamente perfeita as chapas de fibra eram colocadas sobre o chassi para verificar dimensoes e estetica o estudio de design era na propria varanda e a prancheta era o chassi recortes emendas ajustes era tudo feito ali mesmo as chapas eram unidas inicialmente e provisoriamente com fitas adesivas para caso houvessem modificaçoes fossem facilmente retiradas e retrabalhadas claro que o desenho inicial ja estava definido porem pequenos ajustes sempre sao necessarios montagem da carroceria mock up unioes com fita e o primeiro teste ja com superlotaçao segundo meu pai a lei de murphy esteve presente do inicio ao fim do projeto mas nem por isso ele parou ja diria dada maravilha toda problematica tem uma solucionatica e nao foi diferente durante a gestaçao do pequeno grande carro as lanternas foram aproveitadas de lanternas traseiras de caminhao e posicionadas verticalmente na unica regiao de chapa da traseira os farois vieram tambem da moto cg varios elementos de design estavam presentes na carroceria como a propria chapa de aluminio rebaixada em relaçao ao resto da traseira um rebaixo tambem percorria todo o perimetro da carroceria na altura das rodas dando mais suavidade ao design na dianteira vincos em angulo foram adicionados dando um charme e um que de entrada de ar esportiva na lateral esquerda haviam duas aberturas funcionais proximas a caixa de roda para refrigeraçao do motor as portas seriam suicidas num formato nao convencional e com abertura bem grande; tudo isso para facilitar a entrada e saida de motorista e passageiro numa das sessoes de palpites um dos grandes amigos do meu pai o leo sugeriu que fosse adicionado uma divisao na porta para que ficasse mais agradavel visualmente e melhor estruturada palpite que deu ao carro um toque genial e unico teste das portas suicidas e verificaçao do design a carroceria superior permaneceu separada da inferior ate o ponto no qual se decidiu nao utilizar o elevador para descer o putz a sindica do predio ja ficava furiosa quando eu e as crianças do predio sujavamos as paredes com a bola imagina o elevador com as marcas das rodas brincadeiras a parte o plano de descida ja estava sendo definido cenas dos proximos capitulos como o carro aceitava para si mesmo criticas e sugestoes um dos grandes amigos do meu pai resolveu dar um toque exclusivo ao pequeno e deu de presente para o putz e pro meu pai um teto solar raro e caro naquela epoca ele foi instalado e deu outra cara ao carro carrocerias superior e inferior ainda separadas e uma possivel versao spider com a carroceria ja unida leo e minha mae ajudando na definiçao do grafismo 0 2l e 4x1 o interior era espartano nada mais que o necessario para sair andando por bh legenda eu doido pra sair dirigindo pelas ruas de bh apos 54 semanas ou 54 finais de semanas 1 296 cervejas 15 garrafas de whiskies 4 320 paes de queijo e 60 kg de queijo foi tudo contado o putz estava pronto para ganhar as ruas de belo horizonte quase pronto ele ainda tinha que entrar no casulo criar asas para dali a algumas semanas sair voando daquela varanda bom nesse ponto ja estava decidido qual seria a forma de descida mas para voces o fim do segredo e a experiencia de rodagem por bh fica pro proximo episodio ate a proxima fiquem com os dados tecnicos enquanto isso informaçoes tecnicas comprimento 1 920mm; largura 1 100mm; altura 1 420mm; entre eixos 1 430mm motor 0 2 litros 1 cilindro 2 tempos 14cv traseiro traçao traseira esquerda 4x1 cambio de 4 marchas suspensao independente nas 4 rodas freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras rodas aro 10 peso em ordem de marcha 210kg putz pronto mas eu quero e ir pra rua por carlos casadei project cars #209
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