mesmo com tantas regras sem sentido do ponto de vista entusiasta que a tornam um espetaculo bem menos interessante do que poderia motores turbo com giros limitados elementos de design obrigatorios que deixam os carros feios este tipo de coisa a formula 1 ainda e a categoria mais importante e mais avançada do automobilismo e e por isso que quando um motor de f1 aparece a venda todo mundo fica pensando nos projetos malucos que faria mesmo que na pratica nao de para fazer muita coisa com um motor de formula 1 totalmente original [gt40 content search= v10 widget= 1 title= voce falou motor v10 ] anunciado no site racecars direct ha um v10 mugen honda de formula 1 usado em 1993 e 1994 de acordo com o anuncio nao ha muito mais sobre o motor apenas algumas fotos e os dados para contato decidimos entao investigar um pouco mais a respeito o motor foi anunciado por uma oficina italiana chamada officina caira cujo site ainda esta em construçao mas diz que eles sao especializados em componentes e manutençao de carros de formula 1 antigos na pagina dos caras no facebook ha alguns videos gravados durante um ferrari corse clienti evento para donos de bolidos da scuderia que ja se aposentaram das pistas e agora so sao guiados por diversao em circuitos do mundo todo onde provavelmente a officina caira estava dando suporte so por ai da para sacar o nivel deles pois bem o v10 mf 351 da honda foi usado por algumas equipes diferentes na formula 1 na epoca a propria honda nao participava mais da categoria como construtora como foi nos anos 60 e depois nos anos 2000 apenas fornecendo motores para times como footwork ligier jordan lotus e prost por exemplo no entanto diferentemente dos motores usados pela mclaren entre 1988 e 1992 este v10 nao era fabricado pela honda de fato e sim pela mugen a preparadora que foi fundada pelo filho de soichiro honda hirotoshi honda em 1973 apesar de ser tudo em familia a mugen nunca pertenceu oficialmente a honda operando sempre de forma independente mesmo depois depois que hirotoshi honda tornou se acionista majoritario da fabricante [youtube id= dbprbmhffba width= 620 height= 350 ] o que nao impediu o motor de trazer estampado nas tampas de valvulas o emblema mugen honda o que provavelmente ajudava a usina a ser vista com mais carinho pelas equipes em sua configuraçao mais potente usada pelo lotus 109 de 1994 o mf 351 deslocava exatos 3 500 cm³ e girava a 13 500 rpm para entregar 725 cv acoplado a uma caixa semi automatica de seis marchas da xtrac a mesma utilizada em alguns carros de rali da epoca alias o lotus 109 foi o ultimo carro de formula 1 da team lotus original antes da falencia e colocou fim em uma carreira de quarenta anos que durou entre 1954 e 1994 por mais que seja um motor de segunda linha e ja tenha seus mais de vinte anos; alem de ser obviamente diferente dos motores usados pela mclaren; ainda e um motor de formula 1 cazzo e a venda por 10 000 euros isto da cerca de r$ 37 500 em conversao direta nao e muita coisa se pensarmos bem te deixa com a cabeça cheia de maldades nao ah imagina so este motor em um honda s2000 ou entao em um civic si e que tal um honda nsx com ele entao pessoal e o seguinte nao iria rolar ao menos nao para usar na rua um motor de formula 1 mesmo um dos piores ainda e feito para trabalhar em um regime muito mais agressivo que um motor de rua ele foi feito para durar apenas algumas provas e e todo dimensionado para girar alto em um carro rapido qualquer uso diferente incluindo um track day seria muito prejudicial para o motor para começar um v10 como este trabalha com folga quase zero em temperatura ambiente sem dilataçao de seu bloco ele e praticamente travado e preciso aquece lo ate cerca de 60 graus antes de dar a partida para nao danificar seus componentes veja mais aqui e ate mesmo o fluido de arrefecimento e injetado aquecido depois e preciso girar o motor desligado para que seus fluidos de arrefecimento e lubrificaçao circulem a marcha lenta e de cerca de 4 000 rpm e o motor nao usa volante sem a inercia do volante o motor morre com muita facilidade e pode ate danificar permanentemente a embreagem por conta do superaquecimento em suma qualquer aplicaçao que nao seja extrema como a de um carro de formula 1 seria prejudicial para o motor mesmo a utilizaçao em um carro de turismo exigiria diversas modificaçoes seria preciso um novo controle eletronico e um novo trem de valvulas para reduzir a faixa de rotaçoes do motor para menos de 10 000 rpm — porque o sistema de arrefecimento tambem nao daria conta por isso tambem talvez seja preciso modificar o bloco aumentando as galerias do sistema de resfriamento a embreagem precisaria ser modificada e seria preciso instalar um volante inercial com maior massa quer colocar este motor em um roadster de rua que vinha de fabrica originalmente com um quatro cilindros de dois litros pode apostar que ha muito mais empecilhos que o tamanho assim este motor seria mais adequado a um prototipo de endurance ou a um dos supercarros de subida de montanha tao comuns na europa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o piloto suiço reto meisel tem um v8 judd do final dos anos 1980 semelhante ao usado pela march leyton house instalado em um mercedes benz 190e amplamente modificado nao ha muitos detalhes em seu site oficial mas as fotos entregam que o motor teve seus coletores de escape e admissao modificados para ser usado em subidas de montanha alem disso a ficha tecnica fala em 9 990 rpm como velocidade maxima do motor quase 4 000 rpm abaixo de seu limite original na f1 e o torque e de 400 nm 40 7 kgfm; pouco mais que os 30 kgfm dos f1 da epoca o que tambem indica a modificaçao no fluxo de ar do motor [youtube id= qymooa0msmu width= 620 height= 350 ] quem fez algo parecido foi o piloto georg plasa que morreu em 2011 ao volante de seu bmw serie 1 cupe com motor v8 judd so que havia um porem nesse caso tratava se de um motor de 3 4 litros que foi projetado para a formula 1 porem adaptado para prototipos esporte ele ficou menos potente e menos girador ou seja e uma possibilidade sim mas nao e facil [youtube id= s6lgwiqjedw width= 620 height= 350 ] ou seja na pratica gastar quase r$ 40 000 por um motor de formula 1 achando que vai consegui coloca lo em um project car e meio ingenuo a nao ser que voce tenha um carro de f1 pronto para recebe lo este v10 sera meio inutil sabendo disto qual seria seu destino para ele
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