depois de muita antecipaçao elon musk finalmente revelou a picape tesla cybertruck na ultima sexta feira 22 e desde entao ela e o assunto mais comentado do meio automobilistico por uma serie de razoes a maior delas sem duvida e seu visual depois de alguns teasers e inumeras especulaçoes ficamos inevitavelmente chocados com a estetica retro futurista da cybertruck que de acordo com a tesla foi inspirada pelos carros do primeiro blade runner de 1982 e pelo lotus esprit de james bond em 007 o espiao que me amava the spy who loved me 1977 na verdade o desenho e tao polemico que e facil esquecer que o exemplar apresentado na sexta feira e um prototipo ou seja algumas coisas podem mudar ate o inicio da produçao marcado para 2021 o que certamente nao vai mudar porem e o fato de que a cybertruck e so uma das picapes eletricas que começarao a ser vendidas em um futuro proximo ao menos tres outros modelos de caminhonetes movidas a bateria estao a caminho alem da tesla cybertruck a bollinger b1 a ford f 150 e a rivian r1t o mais interessante todas elas trarao abordagens distintas para o conceito de picape eletrica assim esta e uma boa hora para dar uma olhada nelas e comparar suas semelhanças e diferenças tesla cybertruck o centro das atençoes e da tesla e nao poderia ser diferente muita gente ainda esta digerindo seu design controverso que como nao poderia deixar de ser ja deu origem a centenas de memes na internet comparando a cybertruck com graficos poligonais do playstation e do nintendo 64; com conceitos bizarros da decada de 1970; e bem com qualquer outra coisa cheia de angulos e superficies planas como barracas de acampamento as piramides do egito antigo ou uma cafeteira italiana e facil tecer uma opiniao a respeito da tesla cybertruck mas e mais dificil explicar exatamente o que elon musk pretende com ela segundo ele a profusao de chapas planas e angulos marcados ajuda a reduzir o custo de produçao o que ate faz sentido considerando puramente o design da picape entretanto alguns artigos em sites estrangeiros como o jalopnik apontam o fato de que sem um chassi de longarinas para sustentar a carroceria a rigidez estrutural fica comprometida a cybertruck tem construçao monobloco e com isto foi preciso adotar chapas de aço de espessura ate tres vezes maior do que se costuma utilizar na industria o que obviamente implica em um peso muito mais alto especificaçoes tecnicas mais profundas ainda nao foram reveladas e isto so devera acontecer daqui a varios meses entretanto a tesla ja deu alguns numeros a cybertruck sera oferecida em tres versoes a basica de traçao traseira tem apenas um motor autonomia de 400 km com uma carga capacidade para rebocar ate 3 400 kg e e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos e custara a partir de us$ 39 900 nos eua cerca de r$ 170 000 em conversao direta a versao intermediaria com dois motores e traçao integral pode puxar ate 4 500 kg chega aos 100 km/h em 4 5 segundos tem autonomia de 480 km e custara us$ 49 000 r$ 205 000 de acordo com elon musk desde sexta feira ja foram feitas mais de 146 000 encomendas da tesla cybertruck cada uma delas mediante um deposito reembolsavel de us$ 100 r$ 421 em conversao direta bollinger b2 colocando aqui uma pincelada pessoal a bollinger b2 me parece a cybertruck feita do jeito certo assim como a picape eletrica da tesla ela aposta em um design minimalista desprovido de curvas mas ela trara carroceria e chassi separados ambos de aluminio e tem um visual muito mais tradicional e utilitario lembrando um pouco o land rover defender das antigas agora apesar de seu carater espartano a bollinger b2 nao custara barato segundo a empresa uma start up sediada no estado do michigan ela parte de us$ 125 000 cerca de r$ 528 000 o que nao as encomendas de mais de 500 unidades ate agora por esta grana os compradores colocarao na garagem uma picape movida por dois motores eletricos um para cada eixo alimentados por um conjunto de baterias de 120 kwh dados de autonomia nao foram revelados mas a bolliner afirma que a b2 tem 622 cv e 92 3 kgfm de torque sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos e atingir a velocidade maxima de 162 km/h o que nao e mau para um veiculo que pesa ao menos 2 200 kg apesar do preço e da alta tecnologia do powertrain a bollinger b2 e uma picape bastante rustica em seus demais aspectos por exemplo por ter peso bruto total de mais de 4 500 kg ela sequer precisa ter airbags instalados para ser vendida nos eua o interior alias e basico ao extremo com pouca coisa alem de volante bancos e pedais mas a bollinger b2 tem alguns truques na manga como a suspensao hidropneumatica capaz de elevar o vao livre do solo para ate 40 cm e a possibilidade de levar objetos de ate 4 6 metros de comprimento graças a um tunel livre que liga as duas extremidades do veiculo com direito a uma tampa na dianteira que funciona da mesma forma que a traseira a bollinger nao fornece uma data exata para o inicio da produçao mas afirma ser possivel que a b2 comece a sair da fabrica ainda em 2020 rivian r1t se no brasil as picapes eletricas ainda parecem uma realidade distante la fora principalmente nos eua elas vem fazendo bastante barulho por esta razao a rivian r1t pode ser um nome desconhecido por aqui mas chamou bastante a atençao dos norte americanos dentre as futuras picapes eletricas ela e a que tem o visual mais normal tres volumes bem definidos; formas robustas porem modernas; quatro portas; enfim ela tem cara de picape embora nao pareça ela traz o conceito de carroceria sobre chassi esse do tipo skateboard com os motores eletricos embutidos nos eixos baterias suspensao freios e rodas em uma unica estrutura a rivian r1t tera motores eletricos nos dois eixos capacidade para rebocar pelo menos 5 000 kg suspensao a ar ajustavel e automaçao de nivel 3 o que significa que ela sera capaz de rodar sem a intervençao do motorista por periodos limitados em baixa velocidade como em um estacionamento por exemplo a rivian r1t tera tres niveis de acabamento a versao de entrada com 407 cv e 57 1 kgfm de torque ira de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com bateria de 105 kwh ela sera capaz de rodar cerca de 370 km com uma carga a versao intermediaria tera 764 cv e 114 kgfm de torque suficientes para ir de zero a 100 km/h na casa dos tres segundos e sua bateria de 135 kwh sera suficiente para autonomia de 480 km ja a versao de topo tera 710 cv e 114 kgfm de torque embora menos potente que a versao intermediaria a r1t mais cara tera uma autonomia bem maior de 640 km com uma carga graças a uma bateria de 180 kwh [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 244999 245000 ] em design e acabamento a rivian r1t segue uma linha mais tradicional e refinada como ja dissemos mas nem por isso deixa de ser diferente com farois e lanternas compostos por barras horizontais de led sendo que a barra dianteira fara as vezes de medidor de bateria iluminando se em verde quando a carga estiver completa alem disso ela traz alguns detalhes bem interessantes como um porta malas na dianteira e um compartimento de carga adicional entre a cabine e a caçamba ja o interior segue a cartilha dos ultimos lançamentos eletricos com duas telas digitais de alta definiçao uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimidia e acabamento premium [gallery type= grid link= file size= medium ids= 245001 245002 245003 ] a rivian cobra um deposito de us$ 1 000 pela reservas e a versao basica parte de us$ 69 000 cerca de r$ 290 000 em conversao direta as grandes fabricantes fora as companhias independentes as gigantes ford e general motors tambem estao trabalhando em picapes eletricas a ford confirmou o plano de lançar uma f 150 eletrica durante a ultima ediçao do salao de detroit no inicio de 2019 seu lançamento e dado como certo na proxima geraçao do modelo prevista para algum momento entre 2021 e 2023 suas especificaçoes tecnicas ainda sao um misterio visto que a f 150 eletrica ainda esta em fase inicial de desenvolvimento ja a confirmaçao da gm veio mais pela ceo da empresa mary barra durante uma coletiva com investidores em nova york na semana passada barra afirmou que entende as necessidades do segmento especialmente dos novos compradores de picapes e disse estar muito empolgada com a picape cujo lançamento e previsto para o fim de 2021 entretanto ha precisamente zero detalhe a seu respeito apenas especulaçoes sobre a base escolhida acredita se que a silverado modelo full size da chevrolet venha a servir como base entretanto nao descartariamos uma colorado a equivalente americana da nossa s10 eletrica que poderia ser vendida a um valor mais acessivel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.