aceita que doi menos e uma frase que a gente anda vendo bastante por ai normalmente no espectro memistico da internet mas ela tem um significado mais amplo nos dizendo para deixarmos de esquentar a cabeça com as mudanças no mundo na arte e na sociedade e simplesmente aceitar que as coisas mudam assim nao se sofre tanto ate agora nao precisamos nos preocupar em aceitar a chegada dos carros eletricos o mais importante deles o tesla model s era ainda e um carro de luxo inacessivel para as massas assim nossos adorados motores a combustao interna estavam completamente a salvo de serem substituidos por equivalentes da para chamar assim movidos a eletricidade por algumas decadas ate agora ha alguns dias alguns jornalistas foram convidados para um evento que para celebrar a entrega dos primeiros 30 exemplares do tesla model 3 o carro que para elon musk sera o responsavel pela proxima grande revoluçao na industria automotiva mundial um carro eletrico de verdade capaz de dirigir de forma autonoma e dotado da mesma veia minimalista do model s em termos de design porem custando a metade do preço em sua configuraçao mais basica a unica disponivel ate agora o model 3 custa us$ 35 000 cerca de r$ 109 mil em conversao direta o mesmo que a versao de entrada do bmw serie 3 que tem um motor dois litros turbo de 180 cv e e capaz de chegar aos 100 km/h em 7 1 segundos e mais barato que a versao de topo do fusion hybrid que custa us$ 37 130 nos eua o tesla model 3 tem um motor eletrico ligado as rodas traseiras capaz de chegar entregar 175 kw 238 cv e levar o seda fastback de 1 609 kg ate os 100 km/h em 5 6 segundos com autonomia de 360 km com uma carga quando equipado com as baterias de 60 kwh com as baterias de longo alcance de 75 kwh o 0 100 km/h e cumprido em 5 1 segundos e a autonomia e de ate 500 km ninguem duvidava que o model 3 teria boa autonomia afinal ela e um dos selling points de todo tesla a companhia de elon musk tinha outro desafio com seu modelo de entrada dar a ele todas as qualidades do model s e mantendo seu preço bem mais baixo sendo assim e natural que o model 3 seja menor 4 693 mm contra 4 978 mm de comprimento; 2 875 mm contra 2 960 mm de entre eixos que o model s economizando com materiais na hora da fabricaçao mais leve ele permite uma autonomia equivalente ao irmao maior usando baterias de menor capacidade 60 kwh tambem posicionadas sob o assoalho para deixar o centro de gravidade mais baixo e equilibrar sua distribuiçao de peso o resultado e um carro que se comporta muito bem a motor trend unica publicaçao que teve a chance de andar um pouco mais no carro alguns dias antes do evento de entrega compara o model 3 ao do alfa romeo giulia quadrifoglio em termos de rigidez da suspensao e rolagem da carroceria se alguem estava esperando um seda eletrico tipicamente chato e sem graça nao encontrou afirma a revista em seu review para conduzir o carro contudo e preciso se acostumar com a falta de um quadro de instrumentos a opiniao geral foi unanime e esquisito no começo mas depois voce se acostuma atras do volante nao ha nada alem do para brisa e desorientador nos primeiros minutos e ai voce esquece deixe que sua preocupaçao com a falta de um quadro de instrumentos desapareça especialmente porque por us$ 8 000 a mais no preço seu model 3 vem equipado com o sistema autopilot que nos eua dependendo da jurisdiçao permite ate que motorista solte as maos do volante e deixe que o carro se encarregue de controlar a velocidade e conduza manobras em interseçoes e rotatorias em vez dos instrumentos ha uma enorme tela de 15 polegadas sensivel ao toque no console central bastante avançada em direçao aos ocupantes enquanto o tabelier fica mais distante o que ajuda a aumentar a sensaçao de amplitude do interior e torna o processo de se acostumar a checar todas as informaçoes a respeito do carro em um tablet gigante mais facil e rapido na maior parte do tempo a tela se divide em duas a esquerda uma pequena animaçao do model 3 e dos outros carros ao redor aparece o tempo todo acompanhada do indicador de bateria que e como o de um smartphone e da velocidade do outro lado as fotos de divulgaçao mostram um gps mas outros aplicativos podem ser utilizados como no model s importante notar que no model 3 a tela e horizontal o minimalismo do interior continua nos detalhes nao ha saidas de ar visiveis no painel por exemplo a ventilaçao e feita por uma fenda que percorre toda a extensao do painel e pode se controlar o fluxo de ar por ela deslizando os dedos na tela do painel e possivel concentrar o fluxo de ar em um pequeno ponto ou fazer com que ele saia por toda a extensao dessa fenda para ter acesso ao interior abre se uma maçaneta parecida com a dos aston martin apertando se um lado o outro se estende para fora e voce pode puxa la ela tambem e feita de aluminio mas nao salta sozinha para fora como acontece no model s nao ha chave voce destranca o carro pelo aplicativo da tesla no seu celular caso esteja sem bateria voce saca um cartao especial que acompanha o model 3 e o desliza proximo a coluna b sao coisas pequenas as quais os donos do tesla model s ja estavam acostumados mas que agora estao ao alcance de mais gente muito mais gente elon musk abriu uma nova fabrica para o model 3 a fim de produzir pelo menos 500 000 unidades por ano alias ja existem mais de 500 000 encomendas do carro de acordo com o dono da tesla sao dados assustadores de se ler se por acaso voce for dono de uma fabricante de automoveis mais tradicional declara o top gear que tambem andou no carro e diz ainda que ha pano para a manga no conjunto de forma geral nosso curto contato com o model 3 deixou claro que o tempo de 0 100 km/h declarado em 5 1 segundos pode estar subestimando um pouco seu desempenho o carro e rapido e a aceleraçao e entregue de forma linear e com o torque ininterrupto dos carros eletricos a sensaçao de paz e silencio e reforçada pelo interior limpo mas o isolamento acustico do model 3 e mesmo impressionante e o ruido dos pneus no asfalto e minimo a direçao e responsiva e pesada na medida certa e a impressao geral em um test drive tao curto como este e que o carro entrega uma experiencia ao volante muito semelhante a dos model s e x e a dinamica do carro segue fiel a dos anteriores diz a avaliaçao dos britanicos esta e a grande questao com o model 3 na verdade dizer que antes dele nao existiam carros eletricos mais acessiveis que o model s seria mentira nos eua ha o nissan leaf que nos states custa us$ 30 mil r$ 93 mil o ford focus electric que tambem parte de us$ 30 mil e o chevrolet bolt que custa us$ 40 mil r$ 125 mil ; na europa ha tambem o renault zoe pequeno hatchback eletrico que sai por € 17 mil em media r$ 72 mil no entanto nenhum deles e um concorrente direto do model 3 o leaf pertence a uma categoria diferente e tem metade da autonomia do model 3 basico o bolt e produzido em escala muito menor e o zoe e um carro urbano o ford focus sequer nasceu para ser um eletrico e tambem tem autonomia bem menor que o model 3 o model 3 vai alem das questoes entusiastas como a motor trend afirmou ele e assunto ate mesmo entre quem sequer sabe quantos cilindros tem o motor de seu toyota camry mas ao mesmo tempo e o primeiro eletrico que pode incomodar as vendas de um bmw serie 3 um mercedes benz classe c ou um audi a4 e as versoes com dois motores e traçao integral sequer tem data para chegar [youtube id= 6uk6bivzcxu width= 620 height= 350 ] e para o business insider o model 3 tem algo que outros eletricos nao tem e o que realmente separa o tesla de outros eletricos o fator desejo evocado pelo design industrial e pelo acabamento premium o hype se justifica e e correspondido nao ha ninguem que seja capaz de sentar no banco do motorista deste carro e nao querer um desses mesmo que por um breve momento o model 3 desperta desejo imediato e a vontade de te lo persiste isto realmente muda tudo sera que ele tem potencial para ser um divisor de aguas nessa transiçao dos combustiveis para a eletricidade
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