todos os anos desde 2011 o pessoal da revista americana motor trend pega os carros esportivos mais fodasticos lançados nos ultimos 12 meses e os coloca em uma pista de pouso para ver qual deles e o mais veloz no quarto de milha o resultado e o que eles chamam de a maior corrida de arrancada do mundo world s greatest drag race e por mais que nao de para medir o tamanho de uma corrida de arrancada da para entender o que os caras querem dizer ate porque se depender da extensao da pista esta e mesmo uma das maiores arrancadas do planeta o local escolhido foi a base da força aerea de vanderberg construida na decada de 70 na california onde ocorrem lançamentos de foguetes e testes com misseis de longo alcance sua pista de pouso alem de acomodar 12 carros alinhados lado a lado na largada tem nada menos que 4 572 metros de extensao se os caras da motor trend quisesse ter feito uma corrida mais longa que um quarto de milha eles poderiam mas a ideia e justamente saber qual destes 12 carros e o mais veloz nos 402 metros um parametro mais comum mas so por diversao o carro mais potente entre os escolhidos para o embate e o unico que nao tem um motor a combustao em vez disso ele tem dois motores eletricos um para cada eixo que no total entregam 690 cv e quase 100 mkgf de torque a partir de 0 rpm toda a força ja esta disponivel a partir do primeiro toque no acelerador nao e a toa que o tesla model s p100d consegue se transformar em um devorador de carros preparados apenas depenando seu interior todos os outros concorrentes queimam suco de dinossauro morto do jeito que a gente gosta e na verdade dois terminam a corrida bem proximos do tesla vamos dar uma olhada em como foi [youtube id= cvk18vx nry width= 620 height= 350 ] este tipo de comparaçao nao e tecnica e muito provavelmente nao significa muita coisa na hora de dizer qual destes carros e o melhor ou o pior ate porque isto de melhor e pior e subjetivo e vai muito alem da aceleraçao em linha reta parametros como comportamento dinamico nas curvas ergonomia design e mesmo coisas organicas como a preferencia de cada um precisam ser levadas em conta ao tentar tentar decidir qual deles e o melhor ou o pior sem essa de spoiler o vencedor e o tesla model s p100d seguido da ferrari 488 gtb e do porsche 911 turbo s e eles chegam bem perto a ferrari 488 gtb dotada de um v8 biturbo de 3 9 litros e 670 cv sendo o segundo carro mais potente do role jonny lieberman o apresentador observa que se a corrida fosse um pouco mais longa que um quarto de milha fatalmente a ferrari ultrapassaria o tesla que apesar do torque instantaneo e da traçao integral tambem e de longe o carro mais pesado de todos com 2 250 kg a 400 gtb pesa 1 550 kg ou 700 kg a menos e ainda conta com 77 5 mkgf de torque ja a 3 000 rpm e uma transmissao de dupla embreagens bem rapida nao e se apegar a combustao interna e fazer as contas no caso do 911 turbo s e a mesma coisa estamos falando de um flat six de 3 8 litros com 580 cv e 71 4 mkgf de torque ja a 2 100 rpm levando a força do motor para as quatro rodas atraves de uma caixa de dupla embreagem e sete marchas o peso 1 696 kg outros dados mostram que a distancia e pequena o tesla model s cumpriu o quarto de milha em 10 5 segundos a 201 2 km/h a ferrari fez o mesmo em 10 6 segundos a 217 3 km/h — ainda que tenha traçao apenas nas rodas traseiras o que e um feito e tanto a vantagem da ferrari em velocidade e um alivio nao o porsche 911 turbo s levou o mesmo tempo que a italiana e estava a 207 6 km/h na largada praticamente um empate tecnico e ainda podemos incluir na conta o audi r8 v10 que tambem levou 10 6 segundos a 209 7 km/h na ediçao passada — tambem com traçao integral [youtube id= wonat9bqzty width= 620 height= 350 ] claro outros nove carros disputaram a arrancada e talvez seu favorito estivesse entre eles meu favorito entre os doze e o corvette grand sport teria sido o miata mas ele nem chegou a disputar a prova com seu v8 naturalmente aspirado de 6 2 litros e 460 cv e cambio manual de seis marchas dentre todos so nao e menos potente que o cayman que tem 355 cv e foi o penultimo colocado a frente apenas do lexus lc500 com seu v8 de cinco litros e 477 cv mas isso tambem nao significa que ele seja pior que os demais — e muito menos que eu trocaria um corvette por um cayman enfim este post acabou virando mais uma reflexao sobre o futuro dos carros com motor a combustao interna diante da ascensao dos eletricos conclusao eles ainda tem muito combustivel para queimar mas tambem e interessante notar como o desempenho de um carro em linha reta depende de muito mais fatores que apenas potencia bruta e um bom piloto o nissan gt r nismo por exemplo mostra que a traçao integral ainda e uma vantagem importantissima na arrancada ficando a frente do mercedes amg gt com 11 segundos cravados contra 11 4 segundos mas ai voce olha a ferrari 488 gtb colando no lider com traçao traseira e pensa ok qual o truque sem truques sao todos os fatores envolvidos alem de potencia e pilotagem ja o porsche cayman deixou claro que o baixo peso cerca de 1 300 kg e um bom cambio fazem a diferença ao andar praticamente junto com o camaro zl1 1le que pesa quase 1 700 kg por quase toda a extensao da corrida perdendo apenas no final para o v8 6 2 do muscle car um bonus voce pode conferir aqui a lista com todos os tempos de todos os carros que ja disputaram a maior arrancada do mundo da motor trend
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