o mundo automotivo e cheio de tesouros secretos e nao faz muito tempo que publicamos aqui no flatout uma seleçao de alguns dos barn finds mais impressionantes de todos os tempos pois aquela era so a primeira parte — agora e a hora da sequencia preparado para babar em mais alguns achados inacreditaveis os primeiros prototipos do citroen 2cv de aparencia fragil e visual excentrico e dotado apenas do necessario para rodar com um minimo de conforto e o maximo de economia o citroen 2cv ja parecia de fato um prototipo — e isto bem era parte do seu charme a citroen começou a construir prototipos ja em 1939 bem antes do fim da segunda guerra mundial todos eles ja traziam as caracteristicas principais do 2cv laterais retas chapas de metal estriado mais resistentes bancos removiveis e simplicidade mecanica foram anos de testes e modificaçoes nos prototipos que eram cinco no total dois deles sobreviveram sob os cuidados da citroen e por anos foram expostos em diferentes eventos e museus completamente restaurados ok mas e o barn find pois bem por decadas ate a propria citroen acreditava que os dois carros eram os unicos que restaram no entanto em 1995 uma descoberta espetacular foi feita em um celeiro em la ferte vidames no norte da frança outros tres prototipos do 2cv que estavam escondidos do resto do mundo desde a segunda guerra mas o que eles estavam fazendo la [gallery columns= 4 link= file ids= 80251 80252 80253 80254 ] durante o desenvolvimento do citroen 2cv a frança foi ocupada pelo terceiro reich temendo que o projeto fosse encontrado pelos nazistas a fabricante ordenou que eles fossem muito bem escondidos — e eles foram em 1950 a citroen decidiu recupera los e a chefia decidiu que os prototipos deveriam ser destruidos bem como sabemos nao foi o caso os empregados responsaveis por dar fim aos prototipos apegados ao projeto preferiram preserva los por seu valor historico eles voltaram para a citroen que optou por nao restaura los o achado da decada coleçao com mais de 200 carros na frança no ano passado uma coleçao com mais de 200 carros encontrada em uma fazenda na frança foi chamada pela imprensa especializada de o achado da decada nao e para menos a frota de classicos alguns extremamente valiosos passou as ultimas cinco decadas em uma propriedade rural espalhada por garagens galpoes e claro celeiros a coleçao pertencia ao um homem chamado roger baillon tudo começou na decada de 50 quando ele decidiu começar uma coleçao de carros empresario bem sucedido no setor de transportes baillon era apaixonado por carros e queria preserva los em um museu ele acumulou mais de 200 carros ao longo de duas decadas mas teve que abandona los por dificuldades financeiras [youtube id= lxa5kqdwmzq width= 620 height= 350 ] ele comprou cerca de 200 carros entre 1953 e 1966 todos eles especiais de alguma forma sao carros dos anos 1930 40 e 50 — boa parte deles com carrocerias fabricadas artesanalmente por companhias francesas famosas como chapron saoutchick e million guiet — que dividem espaço com representantes mais contemporaneos que foram comprados novos descoberta em setembro de 2014 a coleçao teve 60 de seus carros leiloados pela agencia francesa artcurial em fevereiro de 2015 os primeiros prototipos do pontiac firebird [youtube id= fzmr3ur5awm width= 620 height= 350 ] em janeiro de 1967 cinco meses depois do lançamento do chevrolet camaro a general motors apresentou sua segunda arma na investida contra o ford mustang o pontiac firebird fruto da mente de john delorean o firebird usava varios componentes do camaro mas tinha um visual bem mais elaborado e agressivo na epoca a pontiac era uma divisao superior a chevrolet e o firebird mostrava isto muito bem o fato e que john delorean so conseguiu convencer os executivos da gm a dar inicio ao desenvolvimento do firebird depois de apresenta los dois prototipos feitos a mao por ele e sua equipe — um cupe e um conversivel alem de serem os primeiros pontiac da historia de chassis #1 e #2 os carros foram usados na promoçao do novo pony car logo apos o inicio das vendas [youtube id= gtonppaioiu width= 620 height= 350 ] os carros foram encontrados por richard rawlings restaurador de classicos e apresentador do programa fast n loud no discovery channel ele que ficou sabendo dos carros quando perguntou a um de seus clientes se ele nao tinha algo para vender o dono era um ex jogador da nba que comprou os carros na internet e ficou com eles por alguns anos — ate que o fast n loud bateu em sua porta para fazer uma oferta rawlings ofereceu us$ 70 mil cerca de r$ 260 mil pelos carros admitindo que era uma oferta ousada o dono aceitou e os carros foram levados ate a gas monkey garage para serem restaurados richard e o barbudo aaron kaufman investiram us$ 400 mil r$ 1 5 milhao na restauraçao dos dois firebird que foram vendidos por us$ 650 mil r$ 2 45 milhao a um museu no texas o lamborghini miura de stamatis kokotas alem do nome engraçado o cantor stamatis kokotas costumava ser chamado de elvis grego isto porque ele tinha as mesmas costeletas usava as mesmas roupas e cantava baladas romanticas que lembravam muito as musicas do rei do rock em seus ultimos anos de carreira e nos anos 70 havia um cara que gostava muito dele aristotle onassis — o segundo marido de jackie kennedy onassis os dois se casaram em 1968 cinco anos depois do assassinato do presidente john kennedy o fato e que aristotle onassis um dos homens mais ricos do mundo gostava muito das musicas de seu conterraneo — a ponto de comprar de presente para kokotas um lamborghini miura p400s como forma de mostrar seu apreço o cantor que tambem era avido piloto de rali aparentemente nao teve pena do carro rodando mais de 88 mil km com o miura ate que o v12 de quatro litros e 370 cv nao aguentou o ritmo e acabou quebrando o motor foi enviado de volta para sant agata bolognese na italia e por la ficou — aparentemente kokotas desistiu do carro e o largou em uma das vagas da garagem do famoso hotel hilton athens na capital grega e por la ele ficou decadas ate que em 2003 uma reforma no hotel exigiu que todos os carros fossem removidos depois de ser levado para um deposito em local desconhecido o miura foi encontrado pela agencia de leiloes coy s que o colocou sob o martelo em dezembro de 2012 o lance reserva pelo carro que foi mantido como estava era de us$ 600 mil cerca de r$ 2 2 milhoes nao foi atingido um escort xr3 quase zero quilometro o brasil tambem ve alguns achados impressionantes de vez em quando como este classico escort xr3 que ha algumas semanas foi encontrado pelo caçador de raridades reginaldo de campinas que mantem um site na internet com as historias dos diversos achados que encontra por ai o escort xr3 de primeira geraçao brasileiro usava um motor de 1 6 litro com comando no bloco o famigerado cht compound high turbulence de 83 cv nao era muita potencia — seu maior rival o gol gt tinha um motor 1 8 de 99 cv mas era o suficiente para uma conduçao esperta e a decoraçao caracteristica com farois auxiliares asa traseira rodas exclusivas e para choques na cor da carroceria tambem ajudou a transformar o xr3 em sonho de consumo imediato entre os mais jovens a historia deste carro em especial no entanto e triste seu primeiro dono o comprou zero quilometro em dezembro de 1984 e so pode curtir o carro por algumas semanas — ele morreu afogado em janeiro de 1985 durante uma viagem de ferias no pantanal mato grossense muito abalado o irmao do proprietario guardou o carro e proibiu que ele fosse vendido trinta anos depois em 2015 o irmao tambem morreu com isto o carro — com apenas 955 km rodados — foi vendido a reginaldo que publicou as fotos e contou a historia em seu site com o aviso este carro nao esta a venda o ultimo shelby cobra daytona coupe quando se trata de carroll shelby em le mans todos lembram de sua participaçao no programa do lendario ford gt40 que venceu a corrida quatro vezes seguidas entre 1966 e 1969 o que nem todo mundo lembra e que shelby ja havia ido a la sarthe antes — e nao estamos falando de sua vitoria ao volante do aston martin dbr1 em 1969 [youtube id= qlhru1eh3cg width= 620 height= 350 ] como voce ja deve saber shelby criou uma lenda ao colocar um motor v8 americano em um roadster britanico em 1962 — o ac cobra ou shelby cobra e um dos esportivos que mais ganharam replicas na historia em 1964 carroll shelby transformou o cobra em um carro de corrida dando a ele uma nova carroceria cupe com capo longo e traseira curta na medida para enfrentar lendas entre os carros de turismo como a ferrari 250 gto nas corridas de longa duraçao seis carros foram feitos todos equipados com motores v8 de 4 7 litros 289 pol³ e batizados como shelby daytona coupe em referencia as 24 horas de daytona os carros foram muito bem sucedidos nas pistas colecionando vitorias em daytona sebring e nurburgring — incluindo as 24 horas de le mans de 1964 ficando em na classificaçao geral com dan gurney ao volante a historia de quase todos eles depois da aposentadoria e bem documentada — a maioria deles continuou competindo por alguns anos e foi parar em coleçoes particulares com exceçao de um o primeiro de todos que desapareceu na decada de 1970 ele so foi redescoberto em 2001 em um deposito alugado na california a dona do shelby daytona donna o hara ganhou o carro de presente do pai que o comprou na virada da decada de 1970 por us$ 5 000 cerca de us$ 30 mil nos dias atuais no entanto donna cometeu suicidio colocando fogo em si mesma pouco depois e o carro ficou parado por quase tres decadas depois de encontrado o carro foi avaliado em us$ 4 milhoes cerca de r$ 15 milhoes e por isto acabou se tornando o objeto de uma disputa legal entre a mae de donna que havia decidido vender o daytona; e uma amiga dela que teria direito a todo o conteudo do deposito de acordo com o testamento de qualquer forma o carro acabou indo parar em um museu na filadelfia nos eua onde permanece ate hoje ele e o unico dos daytona coupe que nao foi restaurado — apenas a mecanica foi recondicionada as marcas do tempo continuam ali
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.