no project cars de hoje vamos relembrar mais uma grande historia concluida nas paginas do flatout com mais um best of project cars desta vez vamos rever a saga do ford corcel 1975 do leitor renan santos que salvou o classico do abandono e esquecimento e o transformou em um belo projeto de epoca o inicio a historia do corcel como tantas outras começa logo que renan recebeu sua habilitaçao ele nao queria um carro moderno e sim algo antigo e com mais personalidade para rodar por ai algo como um opala maverick ou ate um landau o problema e que como estudante renan nao tinha muita grana sobrando e seu pai decidiu ajuda lo certo dia renan pai chega em casa e anuncia comprei o corcel parado na outra rua renan a principio torceu o nariz especialmente quando descobriu que seu ford era na verdade um renault 12 com roupa inglesa feita no brasil apesar de tudo era um classico e melhor ainda um presente de seu pai o carro chegou em estado lastimavel havia sido repintado com tinta spray o motor fumava o vidro da janela estava preso por uma chave de fenda e a partida era feita por um interruptor mesmo assim o carro conseguiu ir sem problemas da regiao da penha em sao paulo ate guarulhos a restauraçao com o carro em casa renan chegou a cogitar uma personalizaçao e ate uma troca de motor mas no fim optou por restaura lo de forma que o carro pudesse ser curtido ao maximo nas ruas e estradas a restauraçao começou com o processo de funilaria que segundo renan foi feito por dois profiçionais e um profissional começou em junho de 2009 quando renan e o pai procuraram um funileiro com experiencia em carros antigos a ideia era refazer a carroceria sem massa plastica usando apenas chapa de aço na primeira oficina do sr h renan e o pai toparam com cinco antigos que haviam sido reparados pelo homem a primeira impressao foi boa e o carro começou a ser desmontado la mesmo nesse processo foi descoberto o passado do carro varios tons de marrom toneladas de massa plastica e uma carroceria bem desalinhada renan e o pai compraram novas folhas de porta novos para lamas e um novo assoalho tudo certo exceto no lado de la do balcao duas semanas mais tarde o sr h diz que nao podera continuar o trabalho e ira repassar o corcel a um outro funileiro o sr z as referencias eram boas e o sr z de fato terminou o carro em fevereiro de 2010 — oito meses depois do inicio dos trabalhos com a funilaria pronta renan decidiu mudar a cor do corcel marrom nao e uma cor muito empolgante e por isso ele decidiu usar um azul metalico original do catalogo ford o passo seguinte foi a tapeçaria do carro onde renan voltou a ter problemas nao com os bancos ou revestimentos mas com o manuseio do carro o tapeceiro conseguiu riscar a tampa do porta malas e amassar um para lama dianteiro no fim o sujeito bancou os reparos depois foi a vez da vidraçaria do carro e a instalaçao de maçanetas o serviço foi tranquilo mas o carro nao saiu ileso e ganhou mais alguns arranhoes nas portas mesmo assim renan seguiu em frente e continuou com a parte eletrica do carro que foi muito bem feita e funciona ate hoje o mais legal e que para consertar a partida do carro renan conseguiu um tambor de igniçao original de estoque antigo com direito a chave reserva e tudo em seguida foi a vez do motor que foi retificado completamente e ganhou um virabrequim e conjunto movel novo funciona perfeitamente ate hoje com tudo feito o corcel voltou para a funilaria para reparar os riscos e batidas que sofreu nos demais processos como se nao bastasse a pintura sem uso estava começando a formar bolhas e a descascar resultado o carro foi levado para um terceiro funileiro o sr b que finalmente raspou as laterais e peças danificadas e conseguiu alinhar e corrigir todas as imperfeiçoes por um preço camarada e um prazo razoavel de quebra o carro ainda ganhou um tom de azul mais forte do catalogo da peugeot a primeira volta e pe na estrada antes de cair na estrada renan precisou regularizar a documentaçao o carro estava parado havia tres anos com dois documentos atrasados e ainda por cima precisaria passar pela vistoria de emissoes o processo correu bem dentro dos padroes brasileiros mas rendeu uma multa por atraso da transferencia do carro depois de alguns passeios pela cidade com direito a vistoria de seu pai renan decidiu fazer um teste mais extenso uma viagem a mongagua tudo preparado malas prontas tanque cheio tudo verificado pra nao ficar a pe e hit the road enfim pe na estrada o carro nao fez feio desceu e subiu a serra sem vazamentos superaquecimento ou qualquer problema do tipo mantendo sempre entre 80 km/h e 120 km/h sem perder velocidade outra viagem marcante foi quando renan decidiu pedir sua esposa em casamento em campos do jordao/sp durante um encontro de antigos ela achava que seria apenas uma ida ao encontro mas voltou da serra da mantiqueira com casamento marcado depois de usa lo diariamente renan decidiu encostar o carro e usar apenas seu carro de trabalho a christine como seu corcel foi batizado se tornou uma rota de fuga o negocio e melhor explicado pelo proprio renan um conselho que deixo a todos gearheads que estao lendo essa materia final do meu humilde project car e que peguem os seus carros seja ele qual for e dirija sem rumo apenas pelo simples fato de dirigir somente voce e seu carro sem se estressar com os demais motoristas sei que e dificil apenas um momento entre voce e o carro que te acompanha para todos os lugares que mesmo te deixando na mao voce nao se desfaz de seu caro companheiro a voce sabe que comprou o carro certo quando depois de estacionar olha pra tras e volta para tirar uma foto seja onde for nao deixe de ler o projeto na integra parte 1 a compra do carro parte 2 a saga da funilaria e a restauraçao parte 3 as viagens e a conclusao do projeto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.