salve galera do flatout normalmente esta e uma saudaçao usada pelos leitores no inicio dos seus project cars mas o post desta sexta feira sera um pouco diferente do que publicamos aqui diariamente hoje estamos estreando o best of project cars uma viagem no tempo para relembrar os projetos ja concluidos ao longo destes mais de tres anos de project cars neste primeiro capitulo iremos relembrar o primeiro projeto concluido o dodge charger r/t 1972 lms do leitor reinaldo silveira embalado por uma causa tao triste quanto bela o começo a historia do charger lms começa com a busca por um dos raros r/t 1972 nascido em 1964 reinaldo cresceu babando na triade de esportivos brasileiros dos anos 1970 e conseguiu um exemplar de cada depois de 31 anos contudo seu grande sonho era mesmo o charger r/t 1972 que infelizmente se tornou o mais raro deles com estimadas 25 unidades sobreviventes depois de buscas intensas reinaldo finalmente encontrou um exemplar no parana mas acabou nao conseguindo arrematar o carro por um acaso um amigo seu que estava iniciando a restauraçao de um r/t 72 branco polar comprou um dos rarissimos dart se 1975 com dois carros na garagem o amigo vendeu o r/t a reinaldo que finalmente levou para casa seu r/t 72 so que ele nao era branco e tambem nao estava pronto para curtir por ai ele estava desalinhado e com quilos de massa plastica cobertos por uma pintura vermelha terrivelmente conservada apesar do visual o charger tinha muitos componentes originais dentre os quais motor cambio e diferencial a restauraçao com o carro na garagem reinaldo começou a inspeçao minuciosa do charger a carroceria deploravel denunciava que o carro sofrera um acidente em algum momento de sua historia reinaldo disse nunca ter visto tanta massa em um unico carro mas o que interessava mesmo e que o carro estava com o drivetrain original o que significa que ele e o que costumamos chamar de matching numbers o motor 318ps ja havia sido aberto mas ainda tinha suas medidas originais o bloco e os cabeçotes nao tinham nenhum empenamento ou trinca a recuperaçao do motor envolveu a retifica do bloco novas bielas e pistoes um comando de valvulas de graduaçao maior 270º e retrabalho de fluxo dos cabeçotes a alimentaçao passou a ser feita por um carburador dfv 446 as bombas de oleo agua e combustivel tambem foram trocadas assim como o defletor a helice as mangueiras e a valvula termostatica do sistema de arrefecimento para finalizar uma pintura completa no bloco e nos coletores de admissao e escape a transmissao foi mais simples o cambio precisou apenas trocar os aneis sincronizadores um jogo de roletes e a junta o diferencial trocou todas as engrenagens rolamentos e retentores a embreagem logicamente foi toda substituida assim como sua ligaçao com o pedal a direçao ganhou um sistema de assistencia hidraulica da gemmer original do charger r/t 72 que nao estava instalada no lms a coluna de direçao foi restaurada assim como o volante walrod original a suspensao por ser composta em sua maioria por peças de desgaste foi quase que completamente renovada somente a travessa dianteira foi restaurada bandejas pivos batentes amortecedores feixe de molas e buchas foram todos substituidos por peças novas em sua maioria de estoque antigo — o chamado new old stock n o s os freios passaram por processo semelhante as peças duraveis foram recondicionadas cilindro mestre pinças e tambores e as de desgaste natural foram substituidas as rodas magnum originais foram restauradas mas ganharam pneus radiais bf goodrich radial t/a de 205 mm em vez de pneus radiais nas especificaçoes originais a segurança falou mais alto para reinaldo a funilaria o pesadelo de toda restauraçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 26472 26473 26478 26477 26470 26476 ] com uma carroceria em estado deploravel segundo as palavras do proprio reinaldo a soluçao foi radical substituir todos os paineis externos e nao foi mero capricho a lateral esquerda chegava a ter 9 mm de massa plastica o teto estava ondulado e tinha 15 mm de diferença entre um lado e o outro; e o assoalho tinha varios tipos de remendos falando assim parece facil reinaldo escolheu um funileiro premiado porem sem experiencia em dodges nacionais o resultado depois de 23 meses sim quase dois anos reinaldo decidiu tirar o carro da oficina e entregar a outro profissional desta vez o carro caiu nas maos de um funileiro experiente com os dodge e o carro ficou pronto na data combinada ja a pintura correu sem problemas reinaldo escolheu um pintor iniciante porem talentoso foi preciso fazer poucas correçoes nas imperfeiçoes dos paineis novos e o jovem ainda completou o serviço com 50 dias de antecipaçao em relaçao ao prazo dos demais tudo por um preço 40% mais baixo o acabamento interno o carro veio com pouca coisa aproveitavel dos acabamentos internos apenas volante painel e estrutura dos bancos foram aproveitados felizmente os dart nacionais sao muito semelhantes aos dart 1967 norte americanos entao reinaldo conseguiu importar carpete forro de teto antena fechaduras maçanetas borrachas pestanas e outras peças por outro lado ha os itens especificos dos nacionais o que exige muita paciencia para garimpar reinaldo contou que se divertiu para encontrar tudo o que faltava mas dificil mesmo foi encontrar peças originais a preços razoaveis o tapeceiro contratado encontrou um couro bem parecido com o original embora mais fino com ele os bancos foram restaurados assim como o mecanismo de regulagem do encosto os forros de porta e os paineis laterais foram comprados usados em bom estado o painel foi restaurado no rio grande do sul e em vez de laminado plastico o restaurador usou uma fina lamina de madeira o acabamento externo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 31047 31048 31049 31050 31051 31052 ] grade original e quase todos os frisos vieram com o carro reinaldo precisou apenas polir tudo para que eles ficassem como novos o teto de vinil foi aplicado pelo mesmo tapeceiro e sem problemas mas nem tudo foi como planejado na hora de montar os cajados de porta eles forçavam as portas para fora do alinhamento com as laterais traseiras depois na hora de colocar o parabrisa ele simplesmente nao cabia na moldura o que aconteceu o primeiro funileiro aquele dos 23 meses errou as medidas na hora de trocar o teto o segundo funileiro nao conferiu isso e o defeito so apareceu com o carro todo pintado e quase todo montado a soluçao foi encomendar um para brisa especial com 2 mm a menos que o original ja o problema das portas foi pior o segundo funileiro havia condenado as caixas de ar que o primeiro funileiro havia feito dizendo que elas estavam erradas; entao ele as refez mas esqueceu que a curvatura das portas muda com a instalaçao dos cajados os dodge cupe nao tem a coluna b e ponteou as laterais muito para dentro ninguem quis assumir o funileiro culpou o pintor e vice versa a soluçao foi chamar um terceiro funileiro para corrigir as laterais hora de colocar o carro para rodar depois de tanto tempo e tantas frustraçoes e alegrias reinaldo finalmente foi andar com o carro na primeira volta ele conta que acabou prestando atençao demais aos detalhes deixando passar a beleza do conjunto nao curtiu o carro pois estava procurando ajustes faltantes e tentando identificar barulhos e ruidos em casa reinaldo lavou o carro conversou com ele va dizer que voce nao faz isso e dedicou um dia inteiro ao charger r/t lms como um sinal de boas vindas e saiu mais uma vez rodou com o carro sentindo e curtindo cada sinal da maquina o movimento da carroceria o borbulhar do v8 o cheiro do couro o vento no rosto a suspensao firme o motor potente o cambio justo e assim reinaldo considerou a restauraçao terminada a conclusao do projeto teve um significado especial para reinaldo pela primeira vez desde a perda de sua filha luisa marques silveira entao com menos de 13 anos ele deparava com uma conclusao em sua vida assim o carro se transformou em um simbolo do amor incondicional de um pai por sua filha como reinaldo nos contou em sua despedida ter o carro na garagem ouvir seu motor ligado e como sentir a presença de luisa entre nos o r/t 72 lms e um simbolo desta ligaçao eterna
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