bem vindos a mais um best of project cars nossa seçao na qual lembramos os project cars ja concluidos que passaram pelo flatout nestes quase quatro anos hoje vamos rever o fiat punto t jet de 180 cv do leitor henrique oliveira o inicio a historia do punto t jet começa no final de 2012 quando henrique decidiu que queria um carro turbo porem optou pela segurança de um modelo original de fabrica o que o levou ao fiat antes mesmo da compra henrique ja estava pesquisando sobre receitas de preparaçao e outras formas de extrair um pouco mais de potencia do motor 1 4 turbo nao que 152 cv nao fossem suficientes mas um pouco mais de potencia e sempre bem vinda so que havia um pequeno problema carro novo tem garantia de fabrica e voce nao quer violar a garantia por ter metido a mao no motor nao e mesmo entao enquanto esperava o fim da garantia henrique apenas instalou um cold air intake cai retirado de seu antigo stilo 1 8 e aguardou impacientemente o restante do periodo coberto pela fabrica bem ao menos ele tentou alem do cai ele tambem instalou uma valvula de prioridade e tambem o spoiler traseiro do punto abarth retrovisores pintados de preto uma central multimidia e um subwoofer de 10 polegadas no porta malas assim que a garantia expirou a primeira medida foi substituir o escape original começando por um downpipe sem catalisador para otimizar o fluxo de gases com uma tubulaçao de 2 5 polegadas e apenas um abafador no final houve uma sutil diferença no comportamento do carro em rotaçoes mais elevadas alem do ronco claro que ficou mais encorpado [youtube id= ibkynreppw8 width= 620 height= 350 ] o projeto evolui o objetivo inicial era ter um carro confiavel para o dia a dia mas voce sabe como e essa historia de esse vou deixar original ; ela raramente dura algumas horas nao demorou para que henrique começasse a procurar alguma oficina capacitada para fazer um remapeamento a fim de extrair o maximo do motor 1 4 t jet a primeira opçao envolvia o remapeamento da ecu original do motor que poderia proporcionar um ganho de 35 cv por meio do aumento da pressao de trabalho da turbina e no ajuste do ponto de igniçao alem do aumento da vazao das valvulas injetoras porem essa preparaçao traria um inconveniente devido ao risco de detonaçao da mistura pela alta compressao efetiva seria preciso usar combustivel de alta octanagem sim a carissima gasolina podium que na epoca 2013/14 ja custava r$ 4 00 o litro melhor partir para outra ne e foi o que henrique fez passou a procurar alguma preparadora que fizesse um mapeamento menos agressivo que obtivesse uma taxa de compressao efetiva viavel para uso de gasolina comum o serviço foi feito pela overspeed em belo horizonte/mg a pressao maxima subiu para 1 2 bar o ponto de igniçao foi reajustado e o tempo de injeçao foi alterado para que no final o motor passasse a produzir 180 cv e 27 mkgf — marca proxima do grande punto abarth essessse italiano potencia resolvida hora de cuidar da dinamica depois do aumento de potencia henrique voltou seus esforços para o acerto dinamico do carro os pneus pirelli p6 all season deixavam um pouco a desejar em termos de aderencia — especialmente depois que o motor passou a produzir mais potencia um composto mais esportivo seria necessario na procura pelos pneus henrique acabou achando um jogo de rodas importadas que sempre gostou mas nunca viu a venda no brasil a katana nj02 com 18 polegadas de diametro e offset ideal para o punto ele arrematou as rodas e os pneus falken ziex 912 nas medidas 215/40 de quebra as rodas ainda reduziram pouco mais de 20 kg da massa nao suspensa do carro uma vez que cada uma pesa 8 5 kg e as originais pesam quase 14 kg os freios tambem ganharam um leve upgrade com pastilhas powerbrakes de composto mais macio mais potencia quero claro por que nao depois de umas aceleradas em track days henrique decidiu que seria uma boa ideia ter um pouco mais de potencia uma turbina maior por exemplo para produzir 230 cv ou perto disso a primeira que lhe veio a mente foi a garrett gt1446 dos abarth italianos porem precisaria trabalhar em seu limite para chegar aquele nivel de potencia desejado henrique entao lembrou dos carros da copa linea e descobriu que na segunda temporada da competiçao os carros trocaram as garrett gt1446 por um modelo da master power desenvolvido exclusivamente para a categoria para completar henrique topou com ricardo dilser ninguem menos que um dos idealizadores da copa linea que lhe ajudou a encontrar a receita ideal para o carro com a turbina em maos uma ar 42/ 49 tudo o que henrique precisava era de um novo downpipe que foi projetado por um amigo engenheiro obviamente o nivel de potencia pretendido tambem exigiria mais gasolina injetada e por isso henrique optou pelas valvulas marelli racing de 60 lbs e o acerto do motor foi feito para rodar com e85 dispensando um reservatorio de partida a frio o cambio foi mantido original e suportou bem o torque extra do motor preparado apesar de nao ser o mesmo das versoes mais potentes do punto na europa henrique considera apenas usar uma embreagem de ceramica com quatro discos com tudo montado o acerto foi feito no dinamometro com o remapeamento fixando a pressao em 1 bar o carro ficou com exatos 200 cv e 27 mkgf nas rodas o projeto finalmente ficou pronto — e com a potencia desejada [youtube id= ftyf8f6w5uc width= 620 height= 350 ] nao deixe de ler os posts completos do project cars #113 parte 1 a compra e as primeiras modificaçoes parte 2 a preparaçao do motor e os primeiros track days parte 3 a segunda preparaçao com a receita da copa linea parte final os ultimos acertos do motor e a conclusao do projeto
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