ola flatouters nesta segunda faixa do project cars greatest hits vamos relembrar mais um dos projetos concluidos ao longo destes tres anos de project cars no flatout desta vez veremos a historia da dodge ram 1500 v8 1995 do leitor e engenheiro mecanico alex veigantt o inicio como alex nos contou a historia da ram começou devido a paixao de seu pai por picapes grandes — ele chegou a ter uma chevrolet c10 no passado mas a picape foi vendida quando alex ainda era jovem depois de decadas sem uma picape na garagem em 2001 alex e o pai toparam com uma dodge ram 1995 equipada com o robusto motor v8 magnum de 5 2 litros era verde escura com para choques retrovisores e rodas cromadas foi uma paixao a primeira vista que logo se tornou o carro de lazer nos finais de semana depois de algum tempo os dois refizeram a pintura da carroceira na cor verde original porem o resultado ficou aquem do esperado certo dia uma chuva de granizo acabou danificando a carroceria da picape e ambos acabaram um pouco desanimados com o carro quando decidiram restaura lo alex incentivou o projeto com uma cor diferente e algumas modificaçoes assim nasceu o project cars #167 a transformaçao da ram 1500 alex e seu pai começaram a desmontar o carro porem diante de um orçamento apertado o projeto foi temporariamente suspento alex foi morar na china e o carro acabou um ano e meio parado ate 2011 com a volta de alex o projeto foi retomado e desta vez tocado ate a conclusao pai e filho desmontaram sozinhos toda a carroceria e suspensao deixando o chassi sem nada parafusado foi feita a decapagem do chassis e suspensao com acido e a repintura dos componentes em preto fosco original a suspensao foi remontada com buchas de poliuretano da prothane apos a montagem do chassi e suspensao a carroceira foi remontada e levada para um galpao onde seria feita a preparaçao final para a pintura — tudo com um um funileiro dedicado exclusivamente ao projeto todo o material usado foi ppg da linha acs com acompanhamento do consultor da propria ppg depois dos detalhes de funilaria e da instalaçao do para choque estilo shaved com duas saidas de escape era hora da pintura a cor escolhida inicialmente era uma cor da lamborghini gallardo um laranja perolizado de tres camadas tao bonito quanto dificil de reproduzir apos testes e uma camada com qualidade abaixo da esperada alex decidiu mudar a cor para um laranja metalico mais simples de se aplicar em um carro do porte da ram 1500 para adotar o amarelo do gallardo seria preciso fazer um fundo prata uma base laranja e uma camada perolizada esta ultima camada foi o problema qualquer variaçao na pressao no ar no leque da pistola na velocidade de aplicaçao pode deixar a pintura manchada — e foi o que aconteceu com a enorme carroceria da ram a ressurreiçao do v8 magnum enquanto funilaria e pintura eram feitos alex começou a trabalhar no motor a vontade era importar o v10 do viper porem o custo seriai elevado demais e no fim a picape recebeu um pequeno upgrade no v8 5 2 original o motor foi refeito do zero com componentes importados dos eua incluindo um jogo de pistoes grafitados e bomba de oleo federal mogul bronzinas clevitte coxins do motor filtro de ar k&n radiador vasos de expansao reservatorio de agua do limpador de parabrisa reservatorio de fluido de freio e jogo de juntas completo ah eles tambem compraram um kit de oxido nitroso de 75 cv para dar um gas trocadilho nao intencional no desempenho do v8 o escape tambem foi modificado e passou a ser um sistema de aço inoxidavel de 2 5 polegadas com saida dupla e abafador de baixa restriçao para combinar o ronco do v8 ao conforto de rodagem da para pegar a estrada sem imprimir o ronco do v8 permanentemente nos seus timpanos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141018 141019 ] o visual do v8 tambem recebeu os devidos cuidados o bloco foi pintado de laranja como os hemi originais as tampas dos cabeçotes foram cromadas assim como o carter a ventoinha as polias e o coletor de escape tambem foram fabricados defletores de inox para ocultar chicotes eletricos e outras mangueiras e por falar nelas as mangueiras de borracha por mangueiras de malha de aço por ultimo a bateria e a caixa de fusiveis ganharam caixas de inox o cofre do motor foi pintado de preto cadillac para contrastar com a pintura externa e com os cromos do motor o cuidado com o visual chegou a extremos como a relocaçao do chicote e demais cabos eletricos para que ficassem ocultos alem do desenvolvimento de peças sob medida para esconder elementos que poluiam visualmente o cofre a cabine antes da montagem do interior alex e seu pai revestiram a cabine com uma manta termoasfaltica visando melhorar o isolamento acustico do carro foram revestidos o piso o interior das portas e o painel traseiro e tudo foi finalizado com um carpete preto importado especifico para esse modelo da ram depois foi a hora de modernizar o interior cinza tipicamente americano dos anos 1990 para isso alex decidiu usar couro preto nos bancos portas e painel os bancos receberam couro preto com costuras laranja e o logotipo da ram no encosto assim como as portas tambem foi instalado um console central de madeira para acomodar os porta copos e sistemas eletricos e de audio o painel teve que ser pintado de cinza escuro na parte superior devido a complexidade de revestimento com couro o painel das portas tambem recebeu a mesma pintura o arremate da cabine foi o sistema de audio pioneer com tela retratil e dvd um modulo amplificador para os canais estereo alto falantes jbl 6×9″ nas portas dianteiras um kit duas vias de 4 polegadas tambem jbl na coluna traseira — respeitando as medidas originais do veiculo os detalhes finais [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141012 141010 ] com a pintura interior e motor prontos chegava a hora de finalizar o projeto para isso o conjunto optico foi atualizado por modelos aftermarket para obter um visual mais moderno o conjunto inclui farois com a seta integrada com lente lisa de policarbonato e com farol baixo com projetor lanternas traseiras com leds de alto brilho brake light transparente todo em led [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141014 141008 ] sem a menor intençao de transportar carga na caçamba alex e o pai decidiram transforma la em um porta malas eles projetaram uma tampa de aluminio com dobradiças feitas de billet de aluminio e sustentada por amortecedores para impedir a entrada de agua o sistema inclui uma calha ao redor da caçamba o assoalho usou madeira e metal como as antigas picapes comerciais por ultimo mas nao menos importante a ram 1500 ganhou as rodas ram srt10 semelhantes as do viper do inicio dos anos 2000 e identicas as utilizadas na ram srt10 original elas tem 22 polegadas de diametro e calçam pneus 285/45 depois do project cars como bem disse alex no encerramento de seu projeto um project car nunca esta pronto na ocasiao ainda faltavam as faixas laterais ao estilo r/t o motivo da demora para faze la e que alex e seu pai queriam que ela fosse pintada e nao meramente adesivada assim depois de quase um ano da conclusao alex nos mandou imagens atualizadas de sua picape sao estas abaixo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141002 141003 ] sensacional alex parabens mais uma vez nao deixe de reler os posts na integra parte 1 a historia da dodge ram 1500 v8 parte 2 revitalizando o v8 e preparando um interior novo parte final a conclusao do restomod mopar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.