sabe que dia e hoje dia 19 de janeiro ou seja amanha e o dia nacional do fusca sim o besouro e tao popular no brasil que temos duas datas comemorativas a outra o dia mundial do fusca e comemorado no dia 22 de junho ja contamos muitas historias e curiosidades a respeito do fusca nestes quatro anos de flatout entao desta vez vamos fazer diferente [gt40 content search= fusca widget= 1 title= quer um fusca para chamar de seu ] a maioria das pessoas ja andou de fusca e muita gente aprendeu a dirigir em um fusca aposto que muitos leitores tem ou queriam ter um fusca relativamente acessivel facil de encontrar e de manutençao simples ele e uma otima porta de entrada para o mundo dos antigos do ponto de vista pratico e todo mundo tem uma historia com o fusca pode apostar quem nao tem e a exceçao que confirma a regra e por isso para marcar o dia nacional do fusca em 2018 vamos perguntar qual e a sua historia com o fusca a minha na verdade nao aconteceu comigo mas com meu pai que teve um fusca como primeiro carro comprado depois dos 40 anos sempre vivemos em uma cidade pequena e nao dependiamos de um carro para ir de um lugar a outro ate entao mas um dia meu pai cismou que queria ter um carro e dirigir e levar a familia para passear meu tio seu irmao tinha um fusca 1 600 1979 modelo 1980 que havia comprado um ou dois anos antes e deixado nos trinques volante panther de epoca minusculo; tampa do motor lisa sem fendas; rodas de brasilia mais largas; e suspensao ligeiramente mais baixa meu pai com o tempo deixou o carro ainda melhor colocou toca fitas novo trocou as folhas do assoalho e mandou refazer a pintura azul marinho so e uma pena que nao existam fotos mas era muito parecido com este porem mais baixo e sem as polainas de metal nos para lamas o carro ficou uns dois ou tres meses parado na garagem porque o meu pai ainda nao podia dirigir e quando finalmente a cnh chegou ele sempre arranjava uma desculpa para pegar o carro e dar um role me lembro perfeitamente do dia em que fomos a casa de uma tia minha irma da minha mae em uma cidade vizinha campina do monte alegre no coraçao do interior de sao paulo a uns 20 km de angatuba fomos na hora do almoço voltamos a noite ouvindo radio angatuba fica dentro de um vale na regiao do alto paranapanema regiao com muitas serras arvores e ribanceiras o caminho entre campina do monte alegre e angatuba pela rodovia raposo tavares na minha opiniao uma das piores do estado com asfalto pessimo apesar das bonitas paisagens meu pai inexperiente ao volante so percebeu depois de chegar em casa que havia esquecido sua carteira com todos os documentos incluindo o licenciamento do carro e sua recem tirada carteira de motorista na casa da minha tia ja eram quase dez da noite quando ele decidiu voltar para buscar entrou no fusca e foi ele conta que na volta com visibilidade ruim veio seguindo outro fusca pela estrada um mais antigo com os protetores nos para choques cromados fabricado antes de 1970 o motorista estava bem empolgado no pe direito mas meu pai nao queria ficar para tras todo mundo aqui ja foi recem habilitado um dia e sabe muito bem como e acontece que o fusca nunca foi o carro mais apropriado para contornar curvas de forma mais digamos animada seus braços oscilantes na suspensao traseira causam um efeito colateral assustador quando se muda de direçao rapido demais a cambagem da roda do lado de dentro da curva fica positiva demais e dependendo dos pneus as consequencias podem ser catastroficas [youtube id= fmrj sffjci width= 620 height= 350 ] o fusca do meu pai tinha pneus radiais de perfil mais baixo mas o outro besouro provavelmente calçava pneus diagonais com flancos mais moles o que acentuou o efeito da transferencia lateral de peso na curva com a mudança brusca na cambagem o fusca perdeu o controle rodou duas vezes saiu da pista e caiu na ribanceira ja era tarde noite meu pai tinha dormido pouco e estava cansado ele chegou em casa contando esta historia mas disse que nao tinha certeza se havia acontecido mesmo chovia e ele pensou ter visto coisas demais [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] no outro dia ele nos levou ate o local e vimos as marcas de pneus percorrendo toda a extensao da pista de fora a fora o fusca ja nao estava la embaixo mas sem duvida havia acontecido mesmo nunca se soube de quem era o carro nao havia internet nao havia telejornal regional e o ocorrido jamais foi noticiado em nenhum veiculo mas que o fusca capotou capotou meu pai trocou de carro um ano depois devolveu o carro ao meu tio que estava com um fiat uno cs 1988 com motor 1 3 carroceria de duas portas na cor verde olinda rarissima e voltou a diferença o fusca continua na cidade e eu ate sei o endereço de onde ele mora mas nunca mais vi o carro [youtube id= tuyb0c91_s4 width= 620 height= 350 ] nao e uma historia absurda mas e uma historia e foi ali que eu e meu pai conhecemos a natureza traiçoeira do fusca e por isso que uma modificaçao comum e instalar no chassi do besouro o sistema de suspensao traseira da perua variant ii com braços semi arrastados bem mais macia e confortavel se eu conseguisse comprar de volta aquele fusca seria uma das coisas que faria nele agora queremos saber de voces qual e a sua historia com o fusca amanha faremos um post especial com uma coletanea dos relatos dos leitores para comemorar o dia nacional do fusca entao caprichem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.