um dos primeiros comerciais de carro que me chamaram a atençao foi o classico anuncio de 2003 do peugeot 206 com um indiano que transformava seu hindustan ambassador um icone por si so em uma replica do hatch da peugeot lançado em 1998 sim amigos faz 20 anos e isto e bem importante o 206 foi o carro que mudou tudo para a peugeot ate entao a marca era bem sucedida na frança mas nao tinha um carro de sucesso mundial e se nao fosse o 206 as coisas poderiam piorar [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] a verdade e que o peugeot 206 quase nao existiu no começo dos anos 90 quando o compacto da linha era o iconico 205 a peugeot chegou a conclusao de que seu segmento estava estagnado e que por isso o 205 nao seria substituido diretamente em vez disso os franceses decidiram lançar um carro menor que o 205 o 106 que foi apresentado em 1991; e um carro maior o 306 que chegou em 1993 entao quem tinha um 205 e fosse comprar um peugeot novo faria a escolha natural entre um carro menor e mais barato ou um carro maior e mais caro se tal estrategia soou meio furada para voce e porque bem foi mesmo nao deu certo enquanto outros compactos europeus como o ford fiesta e o volkswagen polo vendiam muito bem a peugeot ficou sem um representante no segmento algo deveria ser feito entao os franceses decidiram que o novo peugeot compacto deveria manter a mecanica consagrada que os outros modelos da marca usavam e usaria a estetica como apelo para isto foi contratado o designer gerard welter que na epoca trabalhava para o estudio italiano pininfarina e ja havia feito alguns projetos para a peugeot como o 504 o 405 e o belo 406 coupe peugeot 206 gti com motor 2 0 de 177 cv e rodas de 17 polegadas as linha de gerard welter eram curvadas e sensuais com farois que lembravam olhos de gato traseira elevada e perfil aerodinamico o interior seguia a mesma filosofia e era mais moderno e aconchegante que o de qualquer outro peugeot resultado o carro lançado em maio de 1998 foi um sucesso imediato no reino unido o peugeot 206 foi o carro do ano por quatro anos consecutivos entre 1998 e 2001 na europa ele foi o carro mais vendido entre 2001 e 2003 e mais do que isto ele e o peugeot mais vendido de todos os tempos considerando a produçao na frança reino unido indonesia chile brasil e ira; e incluindo o peugeot 206+ versao reestilizada fabricada entre 2009 e 2014 vendido no brasil como peugeot 207 mais de 10 milhoes de unidades do peugeot 206 foram produzidas as diferentes versoes de carroceria perua seda e cabriolet a peugeot criou uma plataforma totalmente nova para o 206 com suspensao independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira braços arrastados na traseira e bombardeou o mercado com diferentes versoes logo nos primeiros anos ja em 1999 foi apresentado o 206 gti com motor 2 0 de 177 cv e rodas de 17 polegadas; em 2000 veio conversivel 206 cc de coupe cabriolet ; em 2001 foi lançada a perua 206 sw e em 2003 o seda 206 sd o 206 era um carro competente sem duvida mas foi seu visual a frente de seu tempo o grande segredo para seu sucesso logo de cara e foi justamente este o apelo de um dos comerciais mais legais ja feitos quem nao lembra [youtube id= l85zg4nvtd0 width= 620 height= 350 ] o anuncio the sculptor foi veiculado em 2003 a equipe de produçao foi ate jaipur na india para filmar o curta no qual um jovem depois de ver um anuncio do 206 em uma revista decide transformar seu hindustan ambassador em um peugeot ele bate o carro contra a parede coloca um elefante para sentar no capo e passa dias soldando e dobrando metal para criar uma replica quase perfeita do hatch frances a cara de marrento do rapaz no final era impagavel foi pensando nisso que o pessoal do top gear o site nao o programa de tv decidiu recriar o comercial mas antes talvez para buscar inspiraçao eles foram dar uma olhada no carro que estrelou o anuncio de 2003 a peugeot jamais transformou o hindustan ambassador em um 206 o carro que aparece todo amassado era um 206 novo em folha que foi levad da linha de produçao direto para os produtores do comercial que prontamente o maltrataram bastante para dar a ele um aspecto mais artesanal segundo o top gear parte da motivaçao para fazer um remake do comercial e o fato de no começo de 2018 a peugeot ter comprado a marca ambassador para quem nao lembra o hindustan ambassador era um morris oxford que foi fabricado sob licença na india pela hindustan motors entre 1958 e 2014 nada menos que 56 anos ininterruptos sem grandes alteraçoes de projeto ele foi muito usado como veiculo pessoal mas a partir dos anos 1980 era mais voltado a frotistas agora a peugeot estuda a ideia de reviver o nome ambassador na india certamente tudo isto tem a ver com a popularidade do comercial do 206 agora no comercial refeito os caras do tg decidiram ser mais autenticos e de fato transformar um ambassador em um peugeot nao um 206 mas um 208 gti que tem motor 1 6 turbo de 208 cv e cambio manual de seis marchas para isto eles chamaram um time de engenheiros da universidade ajeenkya d y patil que fica em pune na india para dar cabo do projeto depois de comprar um hindustan ambassador condenado eles passaram meses realizando a transformaçao basicamente o que restou foi o monobloco do classico indiano as portas o teto e o para brisa vieram de outro carro de ferro velho que nao foi identificado ja as faces dianteira e traseira foram esculpidas em fibra de vidro ficaram fieis o bastante para alojar a grade os farois e as lanternas de um 208 de verdade uma inspeçao mais criteriosa contudo revela que as proporçoes nao estao exatamente iguais as do peugeot eles se deram ao trabalho de pintar o carro no esquema bicolor no qual a peugeot vem apresentando seus hot hatches recentemente e de mandar fazer as janelas traseiras em acrilico o resultado obviamente deixa claro que e uma replica feita artesanalmente com gaps irregulares entre os paineis da carroceria alguns amassadinhos espalhados pela carroceria e proporçoes meio desajeitadas com entre eixos mais curto e suspensao mais alta do que o normal por outro lado as portas fecham e o peugeot funciona de verdade naturalmente que ele nao e rapido como um 208 gti que e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 7 segundos com velocidade maxima de 230 km/h o hindustan ambassador mais rapido ja produzido tinha um motor gm de 1 8 litro e 74 cv e ia de zero a 100 km/h em 15 8 segundos os modelos mais antigos com motor 1 7 de 50 cv chegavam a levar mais de um minuto para ir ate os 100 km/h seria perfeito se o video pudesse ser incorporado no site mas voce vai precisar ir ate o top gear para assistir a refilmagem do comercial no mais que homenagem bacana fotos peugeot top gear
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.