as maiores atraçoes de qualquer salao de automoveis sao sempre os superesportivos mas existe um salao em que so podem entrar supercarros ou no minimo modelos extremamente luxuosos e se voce for um visitante podera dirigir alguns desses modelos pelo circuito de monaco — voce so precisa ser muito influente ou simplesmente cheio da grana bom demais pra ser verdade pois essa e exatamente a descriçao do top marques que acontece todo mes de abril desde 2003 no principado de monaco onde mais com a aprovaçao do principe albert ii que visita pessoalmente os estandes o evento e um dos quatro maiores realizados a cada ano no principado os outros sao o gp de f1 o monte carlo rolex masters um torneio de tenis e o monaco yacht show como coincide com o rolex masters normalmente ha sempre uma boa quantidade de milionarios para visitar os estandes do salao com 9 800 m² de area ele e pouca coisa menor que o dobro do estande da volkswagen no salao do automovel o pavilhao de exposiçoes do anhembi que nao e dos maiores do mundo tem 77 000 m² em compensaçao em sao paulo nao da para andar de zenvo st1 em um circuito de f1 o zenvo alias teve sua estreia mundial no top marques monaco de 2009 na ediçao deste ano que termina dia 19 de abril houve pelo menos cinco estreias uma das mais interessantes foi a do ats coupe gt 2500 se o nome parece familiar e porque voce talvez se lembre ou ja tenha lido sobre a automobili turismo sport fundada em 1962 por carlo chiti um genio na criaçao de motores e giotto bizzarrini um dos pais da ferrari 250 gto em 1963 a empresa participou da f1 com ninguem menos do que phil hill e giancarlo baghetti mas deu tao errado que ela encerrou suas atividades em 1964 reativada pela empresa dm9 ltd a marca trouxe de volta tambem o nome de seu carro mais famoso que teve na epoca apenas 12 unidades produzidas o chassi de cromo molibdenio e a carroceria de plastico reforçado por fibra de carbono do novo modelo fazem o veiculo pesar apenas 950 kg mesmo com 4 25 m de comprimento o motor v8 que o equipa cuja origem e cilindrada a ats nao revela gera 640 cv a 10 000 rpm a velocidade maxima do gt e 340 km/h com 0 a 100 km/h em 2 9 segundos de acordo com a ats o aeromobil e um dos que se propoem a ser carro ou aviao dependendo das circunstancias e da conveniencia de quem o dirige/pilota duro e haver conveniencia em rodar com ele por ruas e estradas com 2 24 m de largura 4 cm a mais que um hummer h1 e 6 m de comprimento com as asas recolhidas o veiculo e equipado com um motor rotax 912 aeronautico de 102 cv [youtube id= kzyb68qxpd0 width= 600 height= 350 ] para decolar o aeromobil precisa de 300 m de pista plana uma larga o suficiente para a envergadura de 8 32 m de suas asas a velocidade minima para decolagem e 130 km/h e no ar ele atinge ate 200 km/h mas pode voar a um minimo de 60 km/h gasta 15 litros de combustivel por hora e tem autonomia de 700 km como carro ele faz 12 5 km/l e tem autonomia de 875 km so leva o piloto e um passageiro nao podendo ter carga acima de 600 kg ainda que nao seja bem uma novidade o mazzanti evantra ganhou um upgrade no motor v8 7 0 que o equipa ele agora rende 761 cv a 7 500 rpm e tem torque de 87 7 mkgf a 5 000 rpm tambem recebeu mudanças esteticas e funcionais sutis como um novo pacote aerodinamico e painel de instrumentos renovado as mudanças permitiram que ele atingisse a maxima de 360 km/h e uma aceleraçao de 0 a 100 km/h em 3 segundos o evantra ainda e segundo a empresa o primeiro carro a entrar no cassino de montecarlo esqueça o furgao dos pinguins de madagascar onde ficara exposto ate 20 de abril a primeiro fabricante monegasca de carros a monte carlo aproveitou o top marques para prestar homenagem a um de seus fundadores carlo chiti de novo ele mostrando uma versao experimental de seu ala50 com motor alfa romeo movido a gas e sistema hibrido como boa parte dos superesportivos modernos vem fazendo na foto principal estao o carro mostrado no salao e o fundador da empresa o ex piloto fulvio maria ballabio que correu na f1 e na indycar com a mesma pegada esportiva havia o radical rxc turbo 500 apresentado no salao de genebra deste ano ele ainda conservava um ar de novidade suficiente para fazer bonito no top marques ate porque e praticamente um carro de corrida autorizado a rodar com placas seu motor o v6 3 5 ford ecoboost biturbo rende 530 cv a 6 100 rpm e 66 5 mkgf de torque o rxc alias estava disponivel para ser testado pelos clientes no circuito de monaco a estreia mais comentada no entanto foi a de um modelo com um motor para cada roda o finlandes toroidion 1mw de 1 megawatt tem a disposiçao o equivalente a 1 360 cv e um sistema de troca rapida de baterias que promete transforma lo em um fenomeno de desempenho tao grande ou maior do que o tesla model s p85d a questao e se ele chegara a produçao em serie ainda que limitada ou se vai morrer no unico exemplar a disposiçao atualmente o site da empresa ja oferece um e mail de vendas para o modelo mas nao fala em preços nem traz mais detalhes tecnicos em especial os de desempenho saber que o carro tem 1 360 cv abre o apetite mas o que ele consegue fazer com tudo isso espero que ele um dia consiga responder linha classica nao existe interesse apenas nos carros novos no top marques varios dos expositores sao vendedores de modelos classicos e ha tambem os que unem as duas coisas veiculos classicos zero km por mais estranho que isso possa parecer o lariviera lançado no evento parece ter saido de um filme dos anos 1930 seu motor jaguar 4 2 tem potencia de 220 cv com 1 250 kg o veiculo e fabricado pela classic riviera uma empresa fundada em 2014 por noel edmonds um famoso apresentador de tv britanico que foi um dos pioneiros do top gear a classic riviera fornece serviços imobiliarios de aviaçao de navegaçao e automotivos pela riviera francesa onde edmonds tem uma casa de veraneio a especializaçao da empresa porem e com experiencias em quatro rodas o mote dos caras e providenciar qualquer veiculo de qualquer era de qualquer parte do mundo e e nisso que entra o lariviera [youtube id= 2lzf0jjr24c width= 600 height= 350 ] a recriaçao moderna do ss100 o primeiro modelo do que viria a se tornar a jaguar traz bancos revestidos de couro connolly e carpetes wilton a suspensao e independente nas quatro rodas e ha tres opçoes de transmissao manuais de quatro ou cinco marchas e automatico o lariviera e a epitome do estilo dos anos 1930 e uma recriaçao exata do modelo original desde o design ate o peso das porcas e parafusos nao se deve confundi lo com replicas do ss100 nem com um kit car cada um deles e completamente feito a mao por artesao britanicos um processo que dura cinco meses diz edmonds a produçao maxima e de cinco unidades por ano para garantir exclusividade ao comprador cada lariviera recebe o nome de um lugar iconico da cote d’azur nao ha preços divulgados na pagina da empresa mas reportagens feitas sobre ele dao conta de que o conversivel custara entre 135 mil e 150 mil libras esterlinas um ss100 original custa hoje a bagatela de 500 mil libras esterlinas dai pra cima os evanta representados no top marques por sua concessionaria em monaco a r&g racing grand prix tambem sao recriaçoes de modelos ingleses mais especificamente da aston martin e com sua bençao oficial o barchetta por exemplo foi lançado no top marques de 2013 limitado a 99 exemplares e produzido a um ritmo de 24 unidades por ano ele e movido por um v8 6 2 de 450 cv o ls3 do chevrolet corvette com duas opçoes de carroceria em kevlar ou aluminio ele custa respectivamente 125 mil e 165 mil libras esterlinas outra obra prima da empresa e o db4 gt zagato ainda mais restrito com limite de apenas 19 unidades seu preço varia de acordo com a especificaçao escolhida pelo cliente um deles saiu com a mecanica de um db7 vantage v12 mas ja nao esta mais a venda as estimativas sao de que cada um custe mais do que 250 mil libras esterlinas pra quem nao sabe mais o que fazer com dinheiro e uma diversao que compensa para quem conta os centavos vale cada um deles [youtube id= ocr3qr8zf6c width= 600 height= 350 ] veja mais imagens do evento abaixo e se um dia puder passar por monaco prefira ir em abril [gallery ids= 49109 49110 49111 49112 49113 49114 49115 49116 49117 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.