ja estao rolando as provas do lendario tourist trophy da ilha de man 2015 como voces ja sabem nosso camarada rafael paschoalin foi o primeiro brasileiro a disputar o isle of man tt e neste ano embarcou rumo a ilha para participar da prova pela terceira vez iremos acompanhar sua participaçao trazendo atualizaçoes diarias sobre seu desempenho nos treinos e outras impressoes sobre o tourist trophy a moto no ano passado rafa correu com uma uma honda cbr 1000 rr de preparaçao relativamente simples e compativel com a categoria superstock para 2015 ele assinou um contrato com a yamaha e ira acelerar a nova yzf r1m a versao de competiçao da famosa r1 a moto e sem duvida uma das melhores esportivas que rafa poderia usar para a missao alem do motor l4 de 998 cm³ 16v com virabrequim cruzado e 200 cv ela tambem usa suspensao eletronica de competiçao da ohlins e carenagem de fibra de carbono para manter o peso em 200 kg relaçao de 1 kg/cv mas o destaque da moto sao os sistemas eletronicos de auxilio — controle de traçao controle de derrapagem controle de elevaçao da roda dianteira abs e controle de largada — baseados em um sistema de mediçao inercial de seis eixos capaz de medir com maior precisao a aceleraçao lateral e longitudinal e levantamento das rodas e assim permitir um melhor controle e consequentemente melhor desempenho o circuito o snaeffel mountain course se estende por quase 61 km e mais de 250 curvas pelas ruas e estradas da ilha de man sim sao vias publicas usadas normalmente pelos habitantes de ilha e que sao fechadas todos os anos pelo parlamento local para formar o circuito usado desde 1907 pelo tourist trophy diferentemente de boa parte dos circuitos de rua devido a sua extensao ele nao tem separaçao fisica entre pista e elementos urbanos como postes meios fios muros e cercas — imagine nurburgring nordschleife multiplicado por tres e no meio de uma cidade ha apenas algumas barreiras de protecao em pontos criticos do circuito mas nenhum deles se parece com o que vemos nos autodromos mais seguros da atualidade uma volta vencedora e exatamente assim [youtube id= ywzg1nhgwgg width= 620 height= 350 ] o tourist trophy 2015 os treinos do tourist trophy começaram no dia 30 de maio quando as estradas da ilha foram fechadas para o transito e liberadas para os novatos e sidecars sim existem malucos que correm na ilha de man com sidecars nesse dia rafa e sua equipe aproveitaram para aprontar a moto para os treinos no dia seguinte ele ira disputar as categorias superstock e superbike terça feira 2 de junho o primeiro contato de rafa com a pista seria no dia 1º segunda feira mas houve uma forte tempestade com ventos de quase 100 km/h que suspendeu as atividades por isso rafa entrou na pista somente na terça feira dia 2 de junho veja seu depoimento sobre o primeiro treino simplesmente nao deu tempo de escrever ou fotografar nada ate agora agradeço ja no inicio a ajuda de todos os meus amigos aqui na ilha e tambem a minha familia e pessoal do brasil que tem me apoiado finalmente o tempo deu uma tregua e colocamos a nova r1 na pista as condiçoes nao poderiam ser piores um vento fortissimo por todo o circuito e alguns trechos humidos fiquei um pouco frustrado com o meu desempenho e a dificuldade em pilotar no circuito principalmente depois de ganhar tanta confiança na north west 200 meu ombro doeu e compensei com o braço direito o armpump apareceu logo na segunda volta as alteraçoes no tanque de combustivel tambem nao foram suficientes e hoje mudamos de novo para acrescentar mais 2 litros o regulamento permite ate 24 litros para as motos 1000cc e e bom a r1 conter a sede e melhorar a media de 5 km/l com mais autonomia sem o vento forte de ontem e com uma boa seçao de fisio estou confiante para melhorar hoje mando noticias apos o treino pessoal braaapppp quarta feira 3 de junho na quarta feira 3 ele saiu novamente para uma sessao de treinos de 1 15 infelizmente ele conseguiu dar somente duas voltas devido aos ajustes no tanque de combustivel que precisava ser aumentado o tanque ficou pronto a tempo e ele conseguiu virar a primeira volta em 20 08 325 com media de 112 41 mph 180 9 km/h a segunda foi mais rapida com 19 42 983 e media de 114 818 mph 184 781 km/h com o resultado rafa esta na 52º posiçao na superstock e 62º na superbike seu melhor tempo de 2014 foi de 19 20 352 com media de 117 057 mph 188 384 km/h quinta feira 4 de junho os treinos de hoje acabaram no começo desta tarde no horario de brasilia rafa conseguiu completar tres voltas e de cara quebrou seu recorde pessoal 19 11 753 com media de 117 931 mph 189 791 km/h a segunda volta foi um pouco mais lenta com um mapeamento de combustivel mais pobre 19 21 025 com media de 116 989 mph 188 275 km/h sexta feira 5 de junho rafael completou mais duas voltas e se classificou para a corrida em 57º na superbike e 52º na superstock os tempos foram ainda melhores — aparentemente o problema do tanque e do consumo de combustivel foram sanados e ele esta mais rapido que nunca ele foi um dos mais rapidos na speed trap da reta das arquibancadas passando a 166 mph 267 15 km — e o mais rapido com uma moto yamaha veja a seguir as impressoes de paschoalin sobre esta sexta feira pessoal boa noite hoje nosso treino começou as 8 da noite e o sol estava bem baixo dificultando a visibilidade em muitos pontos todos os pilotos foram mais lentos e o mesmo ocorreu comigo 19m17s na primeira volta quando sai parado dos boxes e de pneu frio fiquei contente pois estou entre os 10 mais rapidos no speed trap aqui na reta do grandstand 166 mph e primeira yamaha os ajustes de suspensao e geometria funcionaram muito bem e a moto esta mais estavel amanha teremos um novo treino as 10 40 daqui e a corrida da superbike 6 voltas foi transferida para o domingo aos poucos as coisas estao entrando nos eixos e eu tenho certeza que vou alcançar meus objetivos obrigado por toda a torcida e apoio braaapp sabado 6 de junho o sabado amanheceu com uma ma noticia o mau tempo levou a organizaçao do tt a adiar as atividades planejadas para o dia mais tarde a chuva chegou com força total e todas as provas foram canceladas e transferidas para o domingo — caso o tempo melhorasse domingo 7 de junho a rst superbike rolou as 14 00 10 00 em brasilia com seis voltas de gas total pelo snaeffel mountain circuit rafa completou a primeira volta com 19 09 132 e media de 118 2 mph 190 224 km/h sua melhor marca nos tres anos de tt na segunda volta ele pegou trafego a sua frente e perdeu ritmo fechando o giro em 19 32 240 com media de 115 87 mph 186 474 km/h na terceira volta rafa parou nos pits e com o tempo de parada somado ao tempo da volta rafa fechou com 20 26 983 — um belo trabalho da equipe a quarta volta tambem teve parada mas o tempo baixou para 19 16 537 com media de 117 443 mph 189 006 km/h logo apos a quinta volta fechada em 20 05 443 com 112 678 mph de media 181 337 km/h michael dunlop se acidentou no nook e a corrida foi paralisada como os ponteiros ja haviam completado a sexta volta a corrida foi encerrada assim rafa fez somente cinco voltas mas terminou em 39º lugar entre mais de 70 pilotos a corrida foi vencida por bruce anstey — foi a decima vitoria do neozelandes de 45 anos em man agora rafa ira disputar a rl superstock de quatro voltas que começa amanha as 6 45 do horario de brasilia vamos ficar de olho segunda feira 8 de junho a segunda feira começou com um atraso de duas horas no fechamento das estradas devido a um acidente de transito com isso o treino da superstock previsto para as 10 35 começou somente as 12 35 08 35 no horario de brasilia e a corrida foi adiada para a terça feira no treino rafael paschoalin fechou a volta com o tempo de 19 18 464 e media de 117 248 mph 188 692 km/h terça feira 9 de junho logo pela manha os pilotos largaram para a rl 360 superstock corrida de quatro voltas na primeira volta rafa quebrou seu recorde pessoal com 19 03 130 e media de 118 820 mph 191 222 km/h na segunda volta novo recorde pessoal 18 55 963 com media de 119 570 mph 192 429 km/h na terceira volta rafa parou nos pits e por isso cravou 19 55 466 com media de 113 612 188 116 km/h a quarta e ultima volta fechou com ian hutchinson na ponta seguido por michael dunlop e lee johnston rafa se superou e cravou 18 37 794 e media de 121 514 mph 195 550 km/h mais uma vez quebrando seu recorde pessoal com o resultado rafa ficou em 37º lugar se voce acha que o dia acabou depois de uma hora e meia sobre a moto a 200 km/h na tarde da terça feira somente uma hora depois de terminar a corrida rafa participou do primeiro treino da senior tt com 18 50 915 depois desses 20 minutos hora de guardar a moto e se preparar para o dia seguinte quarta feira 10 de junho na quarta feira logo cedo rafa montou a r1m e foi para a pista no segundo treino da senior tt rafa fez uma volta excelente e bateu seu recorde pessoal mais uma vez com 18 37 633 e media de 121 531 mph 195 585 km/h depois do treino rafa finalmente conseguiu um tempo para escrever sobre os dias anteriores tt isle of man 10 de junho ufa as coisas melhoraram por aqui acabei nem contando para voces como foram as duas primeiras corridas superbike e superstock a primeira delas no ultimo domingo serviu mais para treino e tambem para sentir o tamanho do drama de dar 6 voltas e passar duas horas sobre a motocicleta a mais de 250 km/h posso dizer que estou na minha melhor forma psicologica possivel algo bem diferente do que enfrentei no ano passado com 118 3 mph na melhor das passagens nao fiquei contente mas vi potencial no nosso trabalho por aqui terminei na 39º colocaçao e melhorei minha marca que era de 45º lugar superstock com um ajuste ainda melhor e a nova yamaha r1 mais estavel parti para a corrida que considero a principal ideal para a preparaçao da minha moto que conta com preparaçao nivel superstock quebrei meu recorde pessoal e virei 121 5 mph para terminar na 37ª colocaçao esse resultado me deixou esperançoso pois estou muito perto da minha expectativa de terminar entre os 35 melhores e romper a barreira das 122 mph de velocidade media obrigado por todo o apoio e logo mais conto como foram os dois ultimos classificatorios da senior que acontece nessa sexta braaapp sexta feira 12 de junho nesta manha de sexta feira rafa alinhou para a pokerstars senior tt uma prova com seis voltas no snaeffel mountain circuit a primeira volta da corrida foi concluida pelos ponteiros ian hutchinson john mcguinness michael dunlop bruce anstey e guy martin rafa fechou com 18 46 427 com media de 120 583 mph 194 590 km/h ainda na primeira volta a corrida foi interrompida com bandeira vermelha devido a um acidente devido a paralisaçao a prova teve apenas quatro voltas na relargada a primeira volta teve john mcguinness ian hutchinson james hillier bruce anstey e michael dunlop nas cinco primeiras posiçoes rafa faz um começo espetacular e completou a primeira volta em 18 38 549 com media de 121 432 mph 195 425 km/h na 37ª colocaçao na segunda volta john mcguinness fez simplesmente a melhor volta da historia do tourist trophy com 17 03 567 e media de insanos 132 701 mph 213 561 km/h rafa quebrou seu recorde pessoal novamente fechando o giro em 18 36 564 com media de 121 648 mph 195 773 km/h na 37ª posiçao a volta seguinte teve pit stop e por isso o tempo caiu para 19 40 339 e media de 115 075 mph 185 195 km/h mesmo assim ele subiu para a 33ª posiçao a ultima volta foi fechada primeiro por john mcguinness seguido por james hillier ian hutchinson guy martin e michael dunlop rafa fechou a quarta volta com 18 51 132 e media de 120 081 mph 193 251 km/h apesar de nao ter chegado as 122 mph de media ele finalizou a prova em 30º lugar geral sua melhor posiçao nas tres participaçoes e uma excelente evoluçao em relaçao ao ano passado
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.