se te perguntarem qual automovel e a cara dos estados unidos e provavel que voce responda algo como chevrolet corvette ou dodge viper se for um cara mais old school talvez cite o ford mustang ou ate mesmo algo mais antigo como o chevrolet bel air agora saindo do espectro dos carros e englobando os utilitarios um candidato extremamente apto a este cargo e o hummer h1 sem sombra de duvida afinal o que pode ser mais americano do que um suv criado para defender os estados unidos da america no campo de batalha [gt40 content search= suv widget= 1 title= utilitarios no gt40 ] o hummer h1 e a versao civil do hmmwv sigla para high mobility multipurpose wheeled vehicle que pode ser traduzido livremente como veiculo com rodas multiuso de alta mobilidade mas pode chamar de humvee com 4 7 metros de comprimento 2 2 metros de largura e mais de tres toneladas o humvee foi concebido para transportar soldados por terrenos aparentemente intransponiveis nao quebrar nunca e ainda aguentar muniçao pesada em algumas versoes o modelo de rua tem linhas bastante fieis as do veiculo militar usando tambem o mesmo conjunto mecanico e mantendo praticamente a mesma capacidade off road e mesmo sendo mais leve que o humvee ainda pesa pelo menos 2 700 kg passando facilmente dos 3 000 kg dependendo dos equipamentos [youtube id= powi9fe rti width= 620 height= 350 ] os norte americanos com suas rodovias largas e cheias de retoes suas garagens a ceu aberto na frente de casa e suas enormes vagas de estacionamento adoram o hummer h1 ele foi vendido entre 1992 e 2006 e fez relativo sucesso nos estados unidos e justiça seja feita muitos americanos realmente usam seus hummer para curtir trilhas pesadas agora voce consegue imaginar um veiculo destes fazendo sucesso no japao a terra dos kei cars nem a gente e e por isso que nao conseguimos entender como a toyota achou uma boa ideia criar um clone do hummer h1 para vender em sua propria casa o resultado foi o mega cruiser e ele era um veiculo bem curioso começando pelo nome mega cruiser referencia ao iconico land cruiser algo tao obvio que chega a ser engraçado ele e como um land cruiser oras so que mega imaginamos os japoneses responsaveis por batizar o veiculo explicando a escolha tal qual o hummer h1 o toyota mega cruiser tambem surgiu com o intuito de servir as forças armadas japonesas a versao militar se chamava toyota bxd 10 e olhando de relance pode ser facilmente confundida com um humvee duvida entao olha so fora a grade dianteira que traz a identidade visual dos suvs classicos da toyota bandeirante estamos falando com voce as linhas da carroceria sao parecidissimas tal como as dimensoes na verdade o mega cruiser e um pouco mais longo enquanto a largura era a mesma o toyota tinha quase 42 cm a mais de comprimento chegando aos 5 09 metros e 10 cm a mais no entre eixos chegando a 3 4 metros o mega cruiser pesa em sua versao civil codinome bxd 20 2 901 kg enquanto a versao militar passa dos 3 000 kg com 40 cm de vao livre do solo conseguidos com o emprego de componentes semelhantes aos do humvee na suspensao ele tambem e capaz de transpor corpos d agua de mais de um metro de profundidade [youtube id= qrlnsggklfs width= 620 height= 350 ] a toyota dizia que o mega cruiser tinha capacidade impressionante de atuar em condiçoes arduas como trabalhos de salvamento durante desastres naturais e todos sabemos que o japao e um arquipelago propenso a passar por este tipo de situaçao nao demorou para que as forças de defesa japonesas japanese self defense forces ou jsdf ficassem interessadas e o mega cruiser bdx 10 passou a ser usado para transportar soldados e armamento pesado por terrenos dificeis a toyota nunca jogou o mega cruiser de um helicoptero a cinco metros de altura para demonstrar a capacidade de sua suspensao como o humvee fez na guerra do golfo por necessidade e nao por publicidade ma nao duvidamos que ele fosse capaz [youtube id= jegwc2ooolg width= 620 height= 350 ] fora dos estados unidos o mega cruiser tem seus fas que exaltam principalmente o motor quatro cilindros turbodiesel de nada menos que 4 1 litros para entregar 155 cv a 3 200 rpm e 38 5 mkgf de torque a 1 800 rpm acoplado a uma caixa automatica de quatro marcha que levava a força para as quatro rodas atraves de tres diferenciais todos eles com autoblocante de acordo com a fabricante o rendimeto do motor turbodiesel era de mais de 10 km/l de combustivel a uma velocidade constante de 60 km/h nada mau [youtube id= gxduzewl34c width= 620 height= 350 ] agora os japoneses nao iriam fazer seu proprio humvee se nao fosse para melhorar algumas coisas segundo um teste realizado pela revista alema autobild o mega cruiser de rua era muito mais silencioso que o hummer h1 que tem fama de ser tao barulhento que e impossivel conversar dentro dele [youtube id= 7v8slb8swn8 width= 620 height= 350 ] alem disso o diametro de giro do hummer era de 16 2 metros enquanto o mega cruiser so precisa de 11 2 metros para dar uma volta completa em parte graças ao esterçamento automatico das rodas traseiras outro detalhe bacana em vez de eixos rigidos como era de se supor o mega cruiser usava braços triangulares sobrepostos reforçados nas quatro rodas era uma garantia de conforto extra a vitimas de acidentes e desastres que estivessem sendo transportadas dentro dele e ainda proporcionava comportamento dinamico bem mais estavel no asfalto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os discos de freio ficavam junto dos diferenciais dianteiro e traseiro em vez de abrigados pelas rodas o que reduzia a massa nao suspensa e tambem melhorava a eficiencia de desaceleraçao ao enfrentar menos inercia do que em um arranjo convencional e havia um sistema opcional de controle da pressao dos pneus era possivel alternar entre a 29 psi a pressao normal e 14 5 psi para andar na areia [youtube id= qrlnsggklfs width= 620 height= 350 ] com tudo isto ainda era preciso estar com muita vontade de ter um suv japones gigante para comprar um mega cruiser isto porque o governo japones prioriza veiculos pequenos e economicos na hora de definir as taxas a serem cobradas dos proprietarios quanto menos espaço se ocupa e menos combustivel se consome menos impostos se paga repare na posiçao curiosa do radio toca fitas do lado do motorista no console central assim alem do preço elevado na hora da compra 9 62 milhoes de ienes o que dava cerca de us$ 90 mil ainda era preciso levar em consideraçao o extra cobrado so para rodar com o mega cruiser nas ruas e todo o sofrimento na hora de encontrar uma vaga ou garagem grande o suficiente a toyota jamais disse quantos exemplares para uso civil foram fabricados entre 1995 e 2002 mas os exemplares que aparecem a venda de vez em quando geralmente custam perto do que valiam quando novos [youtube id= a8tobde06gk width= 620 height= 350 ] agora enquanto isso na russia
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