Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Toyota anuncia produção de híbrido flex no Brasil
A Toyota anunciou nesta quinta-feira (13) que irá produzir no Brasil o “primeiro híbrido flex do mundo”. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer e dos ministros de Energia, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e do presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang.
A marca não disse qual será o modelo equipado com a tecnologia, mas considerando que a marca está testando a versão hatch do Corolla (o Auris) no Brasil desde junho, pelo menos, é quase certo que seja a nova geração do sedã a escolhida para estrear a tecnologia por aqui.
Seguro obrigatório custará R$ 12 em 2019
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que é vinculado ao Ministério da Fazenda, anunciou nesta última quinta-feira (13) que o valor do seguro obrigatório, o DPVAT, irá reduzir até 79% em 2019. Segundo o CNSP, a redução da tarifa foi possível porque a arrecadação foi maior que o valor das indenizações pagas pelo DPVA, além da rentabilidade destes recursos.
A maior redução foi para os micro-ônibus, ônibus e vans de lotação, que pagarão 79% menos que em 2018 com a queda de R$ 160,05 para R$ 33,61. Os grupos com o segundo maior desconto são carros particulares, táxis e carros de aluguel, ciclomotores e máquinas pesadas, que tiveram redução de 71%. Os carros particulares e táxis pagarão somente R$ 12, enquanto os ciclomotores pagarão R$ 15,43 e as máquinas pesadas pagarão R$ 12,56.
As motos, que são o tipo de veículo mais envolvido em acidentes com indenização — elas representam 74% das indenizações — tiveram a menor redução, de 56%, e por isso pagarão R$ 80,11.
Do total arrecadado com o DPVAT 45% é destinado ao SUS, 5% para o Denatran e 50% para o pagamento de indenizações e despesas administrativas.
Ford confirma produção da Ranger Storm
Os rumores sobre a produção da Ranger Storm se confirmaram na tarde desta quinta-feira (13): a Ford anunciou que o conceito será lançado entre o final de 2019 e o começo de 2020.
O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel para medir a reação do público. De acordo com a fabricante, a receptividade foi tão positiva que ela será transformada em versão de série. Ainda de acordo com a Ford, o conceito foi criado para “valorizar a vocação offroad” da Ranger com pintura de dois tons, alargadores de para-lamas (para pneus mais largos), para-choques dianteiro com maior ângulo de ataque, admissão tipo snorkel, estribos e grade dianteira com o nome da versão.
O motor é o mesmo 3.2 turbodiesel de 200 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas, que se liga às quatro rodas. É possível que a Ford modifique a calibragem do motor para torná-lo sutilmente mais potente para enfrentar a Amarok V6, mas ainda nada foi confirmado.
Monza terá reforma e perderá uma das chicanes
Prestes a completar 100 anos, o Autódromo de Monza irá passar por uma reforma de 100 milhões de euros que irá modificar seu traçado novamente. Mas desta vez ele não será encurtado nem terá seus trechos de alta modificados: uma das chicanes será removida para deixá-lo ainda mais rápido. E não apenas isso: o oval pode ser restaurado.
De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, a Variante Della Roggia será eliminada e a segunda parte da Curva Lesmo voltará a ser aberta para aumentar a velocidade de contorno. Quanto ao antigo oval ainda não há nada confirmado, mas é possível que ele seja restaurado para corridas de turismo e endurance. As obras podem começar já em 2019, mas a previsão de conclusão é 2022, o ano do centenário do circuito.
Hyundai confirma Loeb em seis etapas do WRC
A Hyundai confirmou a contratação de Sébastien Loeb para disputar o WRC. O francês eneacampeão do mundo irá disputar seis etapas do mundial em 2019 e um número ainda indefinido de corridas em 2020, visto que seu contrato tem duração de dois anos.
Diferentemente do que pensamos quando os rumores surgiram, Loeb conseguirá conciliar a participação no Rali Dakar e no Rali de Monte Carlo, separados por apenas uma semana. Além do evento monegasco, Loeb também irá disputar o rali da Suécia. As demais serão definidas ao longo do ano.
Grand Tour terá quarta temporada e um novo cenário
“Great news!” O Amazon Prime confirmou que The Grand Tour terá uma quarta temporada. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira por meio de um anúncio de venda de uma tenda, o que significa que o programa deverá mudar o cenário e, quem sabe, até mesmo o formato atual.
A extensão de The Grand Tour por mais uma temporada mostra que, talvez, o programa ainda não esteja saturado — especialmente com o fracasso do novo Top Gear — e também que o trio ainda têm fôlego para mais alguns episódios apesar de Clarkson e May estarem chegando aos 60 anos. Em 2016, James May disse que não se via fazendo The Grand Tour por muito mais de 5 anos pois estaria muito velho para isso. Será esta quarta temporada a derradeira do trio?
Porsche 992 Cabriolet flagrado em testes
Parece que o próximo lançamento da Porsche será a versão conversível do 992, que ainda não foi apresentada mas já está pronta e terminando sua fase final de testes, como mostram estas fotos publicadas no Drivetribe.
Já havíamos visto o conversível antes, mas ainda com alguns disfarces. Agora, ele aparece com suas formas finais e somente os emblemas cobertos por alguma razão que não conseguimos imaginar. A principal mudança em relação à geração passada é que agora ele parece ter a traseira mais elevada e um perfil mais esguio com a capota fechada.
Ainda não há data para o lançamento, mas não ficaríamos surpresos se ele fosse o destaque da Porsche em Detroit.
Tucson deixa de ser produzido para dar espaço ao Chery Tiggo 5x
Depois de oito anos de produção nacional e 12 anos desde seu lançamento, a primeira geração do Tucson finalmente deixou de ser oferecida. Segundo a apuração dos camaradas do Autos Segredos, o Tucson já não era mais produzido em série desde a metade do ano, e era fabricado somente por encomenda. Com o lançamento do Chery Tiggo 5x e do Tigo 7, a Caoa desmanchou a unidade de produção do Tucson para iniciar a montagem dos modelos sino-brasileiros.