Até agora, quem queria um Toyota mais caro (e mais bonito) que o compacto Etios era obrigado a migrar para o Corolla – que no Brasil é disponibilizado apenas como sedã desde o fim da perua Fielder. Agora, finalmente a fabricante japonesa apresentou uma opção intermediária: o Toyota Yaris, que chega ao nosso mercado em versões hatch e sedã e foi feito sob medida para encarar rivais da Volkswagen, Fiat e Honda.
A Toyota aposta na percepção que o brasileiro tem da marca para emplacar cerca de 6.000 exemplares do Yaris por mês, sendo 60% hatches e 40% sedãs (o que dá cerca de 3.600 hatches e 2.400 sedãs por mês). Com isto, a japonesa espera incomodar a atual lider do segmento, a VW, encostando na dupla Polo/Virtus. Mas, para isto, eles também precisam encantar os que prentendem comprar um Fiat Argo/Cronos ou um Honda Fit/City. É um segmento bastante aquecido atualmente.
Os preços do Toyota Yaris já são conhecidos desde a manhã de ontem (7) por causa de um “vazamento” na Internet. Para o hatch, os preços variam entre R$ 56.590 e R$ 77.590; já o sedã parte de R$ 63.990 e vai até R$ 79.990.
Comparado à dupla líder Polo/Virtus, ele é um pouco mais caro: o Polo mais barato custa R$ 49.990, enquanto o Virtus mais barato sai por R$ 59.990 e o mais caro, pelos mesmos R$ 79.990 da versão de topo do Yaris. O Fiat Argo parte de R$ 46.800 e vai até R$ 70.600; o Fiat Cronos custa R$ 53.990 na versão mais barata e chega a R$ 69.990 na versão mais cara, sendo o rival mais em conta. Por outro lado, os modelos da Honda são os mais caros: o hatch Fit parte de R$ 68.990 e vai até R$ 80.900; o sedã City custa entre R$ 60.900 e vai até R$ 83.400.
Mas antes de tirar conclusões, vamos conhecer melhor o novo Toyota. O Yaris lançado no Brasil é a terceira geração mundial no modelo – mais precisamente, um facelift de um modelo lançado em 2013 na Ásia, devidamente modernizado para 2018.
O resultado ficou alinhado com a atual identidade visual da Toyota e certamente é bem mais agradável do que o Etios. O Yaris tem 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas do hatch tem capacidade para 310 litros, enquanto no sedã acomoda 473 litros. Em ambas as versões de carroceria o tanque é de 45 litros.
O Yaris herda do Etios os motores de 1,3 litro e 1,5 litro, ambos com 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando variável. O 1.3 rende 101 cv a 5.600 rpm quando abastecido com etanol, e 94 cv a 5.600 rpm com gasolina; já o torque máximo é de 12,9 mkgf e 12,5 mkgf (etanol e gasolina, respectivamente), sempre a 4.000 rpm. No caso do 1.5, são 110 cv com álcool e 105 cv com gasolina, em ambos os casos a 5.600 rpm; o torque fica em 14,9/14,3 mkgf (etanol/gasolina) a 4.000 rpm. Tanto o motor 1.3 quanto o 1.5 ficaram 3 cv mais potentes no Yaris em relação ao Etios.
As opções de câmbio são duas: manual de seis marchas, vindo do Etios; e CVT com sete marchas simuladas, o mesmo do Corolla – o câmbio automático do Etios, de quatro marchas, seria ainda mais antiquado no segmento do Yaris, considerado um “compacto premium”.
O Yaris hatch com motor 1.5 e câmbio CVT vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos na versão hatch e 10 segundos no sedã, enquanto o Etios 1.5 leva 11,1 segundo – vantagem para o Yaris por conta do câmbio CVT, bem mais eficiente do que o automático de quatro marchas. Mas a Toyota deu mais destaque aos números de consumo de combustível, visto que de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o modelo é o mais econômico do segmento. Os números, na íntegra, são os seguintes:
Yaris hatch 1.3 manual com álcool: 8,3 km/l (urbano), 9,9 km/l (rodoviário), 9,0 km/l (misto)
Yaris hatch 1.3 manual com gasolina: 12,1 km/l (urbano), 14,2 km/l (rodoviário), 13 km/l (misto)
Yaris hatch 1.3 CVT com álcool: 8,9 km/l (urbano), 9,9 km/l, (rodoviário), 9,3 km/l (misto)
Yaris hatch 1.3 CVT com gasolina: 13,0 km/l (urbano), 14,1 km/l (rodoviário), 13,5 km/l (misto)
Yaris hatch 1.5 manual com álcool: 8,1 km/l (urbano), 9,8 km/l (rodoviário), 8,8 km/l (misto)
Yaris hatch 1.5 manual com gasolina:11,7 km/l (urbano), 14,0 km/l (rodoviário), 12,7 km/l (misto)
Yaris hatch 1.5 CVT com álcool: 8,7 km/l (urbano), 9,9 km/l (rodoviário), 9,2 km/l (misto)
Yaris hatch 1.5 CVT com gasolina:12,6 km/l (urbano), 13,8 km/l (rodoviário), 13,1 km/l (misto)
Yaris sedã 1.5 manual com álcool: 8,2 km/l (urbano), 10,0 km/l (rodoviário), 9,0 km/l (misto)
Yaris sedã 1.5 manual com gasolina: 12,0 km/l (urbano), 14,6 km/l (rodoviário), 13,0 km/l (misto)
Yaris sedã 1.5 CVT com etanol: 8,9 km/l (urbano), 10,6 km/l (rodoviário), 9,6 km/l (misto)
Yaris sedã 1.5 CVT com gasolina: 13,0 km/l (urbano), 14,4 km/l (rodoviário), 13,6 km/l (misto)
As encomendas do Toyota Yaris já começou, sendo que a produção comercial terá início no próximo dia 15 e as entregas começam a partir do dia 21 de junho.
Versões, preços e equipamentos
Para o Yaris, a Toyota apostou em configurações fixas, sem pacotes de opcionais. As versões são quatro: XL, XL Pure Tech, XS e XLS. Há algumas particularidades nas combinações: apenas o hatch XL vem com o motor 1.3, com câmbio manual ou CVT – todas as outras versões possuem motor 1.5 e câmbio CVT. O sedã possui apenas motor 1.5, sendo que apenas o XL vem com câmbio manual.
Toyota Yaris XL Manual
Hatch (1.3): R$ 59.590 / Sedã (1.5): R$ 63.990
Ar-condicionado, repetidores de seta nos retrovisores (que são elétricos), volante multifuncional, computador de bordo, apoio de braço dianteiro, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pintura prata, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura do volante, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático, acionamento elétrico com função um toque e sistema antiesmagamento, airbag duplo, apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os passageiros, controles de tração e estabilidade, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina dianteiros e traseiros, freios ABS, alarme, sistema de assistência de saída em rampa, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, travas automáticas das portas a 20 km/h. Além disso, o Yaris XL vem equipado com rádio simples (leitor de CD e MP3, entradas USB e auxiliar e sistema Bluetooth).
Toyota Yaris XL CVT
Hatch (1.3): R$ 65.590 / Sedã (1.5): R$ 68.690
Todos os equipamentos da versão XL, mais câmbio CVT (obviamente) com aletas para trocas de marcha no volante e cruise control, além de função Eco Drive no computador de bordo.
Toyota Yaris XL Plus Tech (1.5 CVT)
Hatch: R$ 69.590 / Sedã: R$ 73.990
Descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida por botão, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth, Toyota Play+ (que pareia smartphones iOS e Android com o sistema multimídia do carro).
Toyota Yaris XS (1.5 CVT)
Hatch: R$ 74.590 / Sedã: R$ 76.990
Todos os equipamentos da XL Plus Tech, mais volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro; grade com detalhes cromados; rodas de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata); bancos de couro; retrovisores externos rebatíveis; câmera de ré; tapetes de carpete e computador de bordo com tela de 4,2 polegadas com tela colorida TFT.
Toyota Yaris XLS (1.5 CVT)
Hatch: R$ 77.590 / Sedã: R$ 79.990
Por fim, o Yaris XLS acrescenta, além dos equipamentos das versões anteriores, teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista).