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Projetos Sessão da manhã

Tração traseira, 337 cv e 9.000 rpm: este Ford Escort 1978 é o novo carro de Ken Block

Goste você ou não do Ken Block, é impossível não ficar de queixo caído com as coisas que ele faz em seus vídeos da série Gymkhana, e não dá para não admirar os carros que ele já usou para tal — seja o Subaru Impreza, o Ford Fiesta ou aquele absurdo Mustang 1965 com mais de 800 cv e tração integral. Agora, Block acaba de apresentar seu novo bólido. Quem achava impossível que ele fosse mais bacana que o Mustang, talvez acabe surpreso.

Claro, este escriba tem um fraco por carros europeus das antigas, portanto não vá esperando imparcialidade. Fica o aviso, porque o carro que Ken Block usará na próxima Gymkhana é este Ford Escort 1978, e ele ficou simplesmente matador. Sim, usamos esta expressão com frequência, mas existe outra forma de descrever?

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Ok, talvez até exista, mas tudo bem. O fato é que, pela primeira vez, Ken Block vai usar um carro de tração traseira em um de seus vídeos, então podemos esperar altas doses de powerslides e derrapagens controladas neste estiloso clássico britânico. Obviamente, porém, o carro passou pelo costumeiro tratamento da oficina de Ken Block, a Hoonigan, para garantir que tivesse tudo o que é necessário para garantir a emoção — para o piloto e para quem o assiste pela internet.

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Mas tem uma coisa: ainda que estejamos falando que este é o “novo” carro de Ken Block, na verdade ele está com este Escort Mk2 desde 2008. O carro foi preparado para eventos de pista, mas, de acordo com o próprio Block, tais provas estão ficando cada vez mais raras nos EUA.

Em um primeiro momento, Block pensou em transformar seu Escort em um carro de rali (como o vídeo acima demonstra muito bem). No entanto, logo surgiu a ideia de melhorar ainda mais suas capacidades no asfalto a fim de torná-lo o próximo astro da série Gymkhana. O primeiro com tração traseira em sete anos — o primeiro vídeo, ainda com o Subaru Impreza, data de 2008.

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Comparando o Escort Mk2 com o Mustang da Gymkhana anterior, o apelo é totalmente diferente: o V8 big block de 6,7 litros e 860 cv sai de cena para dar lugar a um quatro-cilindros de 2,5 litros e 337 cv. Metade dos cilindros, metade da tração e menos da metade da potência — mais precisamente, 519 cv a menos. Será que o Escortinho dá conta? O vídeo abaixo pode começar a responder a esta pergunta:

O ronco que você ouve é de um motor naturalmente aspirado (!) capaz de girar a mais de 9.000 rpm, com comando duplo no cabeçote e construção em alumínio, feito pela britânica Millington, especializada em motores de competição. Gostamos da ideia — carro inglês, motor inglês. A força é levada para as rodas traseiras através de uma caixa sequencial de seis velocidades.

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O carro foi montado no Reino Unido pela Quick Motorsports, que cuidou de todo o trabalho de suspensão (não há detalhes a respeito do setup, mas estes deverão surgir em breve), e decorado pelos amigos de Block no QG da Hoonigan. Eles decidiram seguir um estilo mais clean, com pintura preto fosco e bandeiras dos EUA no capô e nos vidros traseiros.

As rodas brancas são da Fifteen52, de duas peças, feitas sob medida, e calçam pneus Pirelli. O toque final fica pelo body kit exclusivo, com um novo para-choque dianteiro e enormes alargadores nos para-lamas, desenvolvido pela famosa companhia japonesa Rocket Bunny.

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Por dentro, o clima é totalmente race car, com bancos de competição Recaro, cintos de seis pontos Sabelt, gaiola de proteção integral e ausência de quaisquer itens de acabamento — nada de carpete, forros de porta, isolamento acústico ou qualquer outra coisa.

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O painel foi reduzido a uma peça de fibra de carbono e uma pequena tela para os instrumentos, repousando sobre a coluna de direção. O console central traz os comandos da central eletrônica desenvolvida pela Cosworth.

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A gente realmente quer ver o Escortinho em ação na próxima Gymkhana, que ainda não começou a ser produzida mas está confirmada para o ano que vem. No entanto, este fim de semana marcará a primeira aparição pública do carro, durante a final do Monster Energy’s Gymkhana GRID, no Reino Unido. Até lá, mais informações a respeito do carro deverão surgir.

O que você achou do novo carango de Ken Block?

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