em 1957 a citroen lançou aquele que talvez seja seu modelo mais iconico o citroen ds mas nos nao vamos falar dele — hoje nao em vez disso vamos dedicar este post ao carro que antecedeu o ds e trouxe inovaçoes que foram essenciais para definir a cara do automovel contemporaneo o traction avant que completa 80 anos em 2014 como voce deve suspeitar traction avant significa literalmente traçao na frente e voce ja deve ter ouvido falar que este era o grande diferencial do citroen nao e mentira mas tambem nao e toda a verdade o traction avant colecionou pioneirismos e estava a frente de quase tudo em seu tempo nao e por acaso que as fabricantes francesas de automoveis tem fama de inovadores ou esquisitas mesmo andre lefevbre projetista do traction avant trabalhava na voisin famosa pelo aerodyne foi para a renault e depois para a citroen com ele levou para a marca do duplo chevron um projeto batizado de pv ou petite voiture — que foi logo aceita pela companhia de seu xara andre citroen o carro que lefevbre apresentou a citroen era um pequeno seda de duas portas com motores de 1 000 ou 1 100 cm³ posicionados na dianteira onde tambem ficariam a transmissao e as rodas motrizes na epoca pouquissimos fabricantes ousavam tirar das rodas traseiras a funçao de mover o carro — nem tanto por achar que era a maneira correta mas tambem porque simplesmente era assim que todo mundo fazia entre as poucas marcas que investiam na traçao dianteira estava a dkw velha conhecida dos brasileiros apesar de nao ser o primeiro carro de traçao dianteira do mundo — a honra vai para o alvis fwd de 1928 — o traction avant ao lado dos dkw foi um dos primeiros a fazer sucesso e foi o primeiro carro do mundo a ter motor dianteiro traçao dianteira e construçao com monobloco em aço — configuraçao adotada por virtualmente todos os automoveis modernos quase quarenta anos mais tarde mas toda historia precisa de um começo prejuizo ou investimento os dois antes de ser apresentado no salao de paris no dia 18 de abril de 1934 o traction avant custou muito dinheiro a citroen — tanto a ponto de a marca declarar falencia naquele mesmo ano e passar as maos da michelin um de seus maiores credores da para entender o motivo todo o projeto desde sua concepçao ate a apresentaçao do modelo final durou apenas um ano e meio — algo impensavel ate mesmo com a tecnologia que temos hoje o tempo e o dinheiro investidos incluiram a demoliçao da antiga fabrica da citroen em paris e a construçao da nova fabrica que produziria o traction avant alem de um presunçoso banquete com 6 000 convidados que andre citroen deu para comemorar o termino das obras que se deram sem que a produçao do citroen rosalie modelo que o traction avant substituiu fosse interrompida mas tudo valeu a pena uma pequena multidao se formou para ver o carro no salao de paris para ver o novo citroen e todos sairam de la boquiabertos traçao a frente de seu tempo era um carro pequeno mesmo tendo saido maior do que o previsto tanto nas dimensoes quanto no deslocamento do motor ainda era um carro bem pequeno para os padroes da epoca em vez de duas portas como o projeto original previa ele tinha quatro e em vez de um motor de 1 000 ou 1 100 cm³ o quatro cilindros debaixo do capo deslocava 1 3 litro mas o motor nao era o maior atrativo do traction avant e sim o que estava em volta dele uma carroceria baixa graças a construçao do tipo monobloco suspensao muito moderna para a epoca — independente com barras de torçao na dianteira alem de eixo de torçao na traseira — freios com acionamento hidraulico em vez de cabos e claro motor e traçao na frente o motor ficava atras do eixo dianteiro que na verdade era um transeixo incorporando a transmissao manual de tres marchas graças a este posicionamento o carro tinha uma excelente distribuiçao e peso somada a suspensao moderna e a carroceria mais baixa o carro tinha um comportamento dinamico exemplar bastante alardeado na publicidade impressa da epoca aqui um parentese apesar de o citroen fazer historia com seu monobloco o pioneiro neste tipo de construçao foi o lancia lambda de 1922 que fez relativo sucesso ate 1931 contudo ele ainda tinha traçao traseira o traction avant foi o primeiro a juntar o monobloco a traçao dianteira a citroen estava confiante no sucesso do traction avant que a produçao começou logo no dia 19 de abril as primeira unidades tinham alguns problemas nas juntas da transmissao e no circuito dos freios hidraulicos — reflexo da pressa com que o projeto foi levado a cabo por pressao de investidores que queriam ver o carro pronto o mais rapido possivel contudo suas qualidades suprimiam os defeitos uma delas era o motor 1 3 de 32 cv apoiado em coxins que na verdade eram molas helicoidais ele tinha boa parte de sua vibraçao absorvida por elas em vez de ser transmitidas a cabine esta por sua vez era bem espaçosa com assoalho plano — graças a configuraçao do conjunto motriz que dispensava o tunel do eixo carda que os carros de traçao traseira tinham quem ja andou no banco traseiro de um chevette sabe o quanto isso incomoda como o carro era bem mais leve e aerodinamico do que seus contemporaneos o motor tambem era bem economico — o carro chegava a rodar 11 km com um litro de combustivel media excelente para a epoca a primeira leva do traction avant ainda nao tinha este nome era chamado de 7a — 7 era a quantidade de chevaux fiscaux ou cavalos fiscais esta unidade de medida era feita com base em uma formula que levava em consideraçao entre outros dados o numero de cilindros o curso e o diametro dos pistoes o cambio de tres marchas ficava atras da grade a frente do motor — era um transeixo lembra e a alavanca ficava no painel ao lado do volante tinha tres marchas sendo que as duas ultimas eram sincronizadas alem da re a posiçao da alavanca se mostrou bastante eficiente e foi levada para outro citroen iconico o 2cv lançado em 1948 foi ate testada uma caixa automatica — projetada pelo engenheiro frances naturalizado brasileiro dimitri sensaud de lavaud — mas pouco confiavel foi descartada evoluçoes desconsiderados os percalços graças a sua concepçao mecanica o traction avant tinha uma dirigibilidade muito parecida com a dos carros atuais e bastante apreciada na epoca mas apesar de bem recebido o traction avant ganhou uma importante atualizaçao apenas dois meses depois de lançado — e um novo nome 7b o motor agora um 1 5 tinha tres cavalos a mais e finalmente era capaz de levar o carro aos 100 km/h — meta imposta ao projeto desde o inicio porem nao cumprida no 7a as vendas começaram a ficar boas de verdade e o carro ganhou varias versoes em questao de meses um conversivel cabriolet ou simplesmente cab trac um cupe sport e ate uma perua combi — esta ultima muito utilizada por taxistas e empresas que a convertiam em limusine o conversivel e o cupe se valiam do banco da sogra que era revelado quando se abria um compartimento acima do porta malas este por sua vez era acessado rebatendo se o estepe em uma engenhosa soluçao o cupe ficou conhecido como faux cabriolet conversivel falso pelo desenho do teto que lembrava o de uma capota de lona antes do fim do ano mais um modelo foi lançado — o 11a mais largo e mais comprido e com a opçao de entre eixos mais longo capaz de levar ate 9 pessoas conhecida como familiale o motor teve a capacidade aumentada para 1 9 litro e era capaz de fazer o carro acelerar ate os 105 km/h alem disso o 7b dava lugar ao 7c com motor de 1 6 litro — e estreava a denominaçao traction avant em 1935 foi apresentada uma versao com a carroceria do 7c e o motor do 11a era o 11bl de legere ou leve o 11a passava a se chamar 11b tambem era introduzida a variaçao comerciale — na pratica uma familiale com tampa traseira hatchback e sem as ultimas fileiras de bancos nos anos seguintes o carro passou por poucas mudanças — ate 1938 quando finalmente recebia um motor capaz de aproveitar toda a excelencia dinamica do traction avant um seis em linha de 2 9 litros cuja potencia era um salto de 76 cv a 3 800 rpm alimentado por um carburador solex de corpo duplo fez muito sucesso no mundo todo mas em especial na inglaterra onde era montado na cidade de slough e recebeu o apelido de the big six recebendo a denominaçao 15 six o modelo de seis cilindros teve outro papel bem importante servir como veiculo de destes para uma revoluçao da citroen a suspensao hidropneumatica que faria sua estreia no ds em 1957 depois da guerra a derrota citroen 2cv o guarda chuva sobre rodas dali em diante as coisas prometiam so melhorar mas a frança declarou guerra a alemanha em 1939 o norte do pais foi ocupado rapidamente pelo exercito alemao e o que se seguiu foi uma escassez de materiais usados na fabricaçao do carro pois a prioridade era produzir equipamentos militares para tentar contornar a situaçao a citroen tirou de linha o conversivel e o 7c mas nao adiantou — eventualmente todas as linhas foram paralisadas para produzir armas e artefatos usados na guerra curiosidade apesar de tudo em 1939 cerca de 250 traction avant foram usados na guerra pelo exercito frances com o fim do conflito em 1945 a produçao foi voltando lentamente porem jamais voltou ao ritmo de antes depois da guerra a economia da frança estava muito enfraquecida a moeda desvalorizada e com isto o traction avant ficou caro — seu preço passou de 20 mil francos para quase 150 mil francos mesmo sem alteraçoes significativas a necessidade de um meio de transporte barato para a populaçao levou a criaçao do 2cv lançado em 1948 a partir dai o traction avant foi ficando cada vez menos popular — o que nao impediu a introduçao de novidades como um porta malas mais espaçoso em 1951 — mas alem do alto preço o carro inovador de 1934 era agora um carro obsoleto ao menos visualmente em uma tentativa de tornar o carro mais lucrativo a citroen focou nas exportaçoes — para o brasil inclusive entre 1947 e 1951 e citroen ds/id os carros que ajudaram a matar o traction avant para piorar a situaçao do traction avant o ds foi lançado em 1955 como se nao bastasse o contraste visual absurdo entre os dois modelos eles ainda conviveram por dois anos antes que a citroen lançasse o id uma versao mais barata do ds que usurpou definitivamente o lugar do traction avant 23 anos e 760 000 unidades produzidas depois de seu lançamento mas sua historia nao acabou ali o traction avant mostrou ao mundo que o futuro estava na traçao dianteira — com exceçoes claro principalmente na alemanha o primeiro bmw de traçao dianteira so foi apresentado no ano passado mas carros como o mini de 1959 o fiat 127 de 1971 e ate o proprio ds — todos devem a traçao dianteira ao citroen dos anos 30 e mais uma vez praticamente todos os carros do mundo usam construçao monobloco ou monocoque no caso dos superesportivos porque o traction avant a popularizou sintetizando em uma unica frase todos os carros que sao vendidos hoje devem sua existencia em parte ao traction avant nada mau para um calhambeque de 80 anos [ fotos citroenazu supercarfreak ]
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