gosto de pensar que a minha historia com carros começou antes de mim mesmo na verdade se voces analisarem bem o contexto no qual eu fui inserido verao que eu felizmente nao tive muita escolha meu nome e hamilton roschel filho do seu amiltao este ultimo nascido e criado as margens do autodromo de interlagos teve destino similar ao meu e portanto nao poderia ser nada menos que um fanatico por carros para melhorar a casa onde meu pai foi criado era vizinha a sede da extinta equipe hollywood que apesar de nao ser do tempo da maioria de nos tenho certeza que todos ja pelo menos ouvimos falar dela a cereja do bolo e que por feliz coincidencia minha vo carinhosamente chamada de dona cro recebia os pilotos e funcionarios da equipe em sua casa onde lhes era servido o almoço diario desta forma meu pai pode conviver com icones do automobilismo nacional o que fortaleceu ainda mais a sua paixao por carros e corridas uma nota importante e que um dos pilotos da equipe hollywood era o finado luiz pereira bueno o peroba digo importante porque isso dara lugar para uma feliz coincidencia anos mais tarde historia que contarei a seguir bom e claro que todo este historico do meu pai acabou reverberando em mim outro fanatico por automobilismo e carros em geral sem distinçao mas com certas predileçoes minha mae diz que meu gosto por carros e tao grande que desde pequeno pequeno mesmo tipo dois aninhos eu ficava com um paninho na mao ajudando meu pai a lavar o carro na rua caraca sou do tempo em que era seguro lavar o carro na rua esta memoria automobilistica da minha infancia eu infelizmente nao tenho tenho no coraçao no entanto os sabados que passavamos meu pai e eu na saudosa jardineira veiculos na avenida dos bandeirantes quem lembra la o velho destrinchava detalhes de cada um dos carros nas visitas seguintes cabia a mim antecipa lo e surpreende lo com o que tinha aprendido essa fase foi decisiva na solidificaçao da minha paixao pelos carros antigos traço que se manifestaria de outra forma mais tarde em nossas vidas a mecanica tambem foi/e um ponto de grande interesse meu pai sempre foi muito habil com mecanica apesar de nunca ter exercido qualquer atividade profissional relacionada a ela aprendi desde muito pequeno como os motores funcionavam; para que servia uma embreagem; o proposito das varias marchas de um cambio etc das minhas memorias sobre automobilismo tenho vivido na cabeça varias recordaçoes do tempo de criança sempre com o meu pai fui a varios eventos em interlagos copa de marcas e pilotos quando era realmente marcas e pilotos ; copa uno; stock car e claro formula 1 tive a alegria inenarravel de estar la quando senna ganhou em interlagos em 1991 o mais louco de tudo isso e que embora so fossemos descobrir o problema que ele teve com a caixa de marchas durante a corrida a noite pela tv durante a corrida meu pai falou para mim que tinha notado um barulho estranho como se ele estivesse usando a marcha errada no carro de senna ate hoje a gente da risada disso alias o mais louco nao foi isso foi o fato dele ter parado o carro ao final da corrida praticamente em frente de onde nos assistimos a corrida foi realmente inesquecivel nesse dia eu ganhei de presente uma miniatura de madeira que era vendida por camelos ao redor do autodromo hoje este brinquedo esta na prateleira do meu escritorio tenho muitas outras historias de infancia que marcaram o meu gosto por carros mas nao quero aporrinhar ninguem com isso vou dar portanto um fast forward nesse periodo que compreende o fim da minha infancia passando pela minha adolescencia e chegando ate o inicio da minha idade adulta muito bem apesar de eu ser sempre ate hoje muito proximo do meu pai encaro como algo natural o fato de termos de certa forma nos distanciado durante o fim da minha adolescencia e inicio da idade adulta namoradinha turma faculdade balada etc compuseram a lisa de motivos apesar de natural isso me incomodava pois a gente tinha perdido essa conexao que sempre foi muito presente entre nos nessa epoca eu tinha terminado a faculdade tinha uns 20 e poucos anos e tinha alguns merreis guardados pois ja trabalhava durante a faculdade e agora eu tinha bolsa para continuar estudando em nivel de pos graduaçao foi entao que eu sugeri para o velho po a gente sempre gostou tanto de carro e mais de carro antigo entao por que nao rachamos uma jabiraca qualquer e fazemos dela um projeto de familia o velho pirou comprou a ideia no ato e la fomos nos atras do 1º brinquedinho note a enfase no 1º ja que outros viriam com o tempo o carro escolhido foi um maverick era o que dava para comprar na epoca pois ainda era um carro desvalorizado isso foi logo depois do filme 60 segundos em 2000 em pouco tempo o cenario do antigomobilismo mudaria e muito muito bem o escolhido apos longas horas de buscas visitas e tudo mais foi um maverick gt amarelo 1974 que estava em brasilia compramos duas passagens daquelas baratinhas em horario estranho durante a semana batemos la visitamos o carro e fechamos o negocio dias depois o danado chegava de caminhao fomos busca lo na transportadora e ate hoje nao sei como cheguei vivo em casa com ele eu vim dirigindo o carro desde guarulhos onde ficava a transportadora ate a zona sul onde moravamos tudo no carro era ruim nao havia uma bucha terminal ou amortecedor integros foi surreal trambulador completamente bobo freio puxando folga na caixa de direçao um horror sabiamos disso tudo mas nao tinhamos dimensao do tamanho da aventura que seria fazer dele um carro como queriamos nao conheciamos o carro quero dizer claro que conheciamos o carro mas nao conheciamos os detalhes do carro maverickeiro sabe onde o carro da problema o que fazer para acertar e tudo o mais isso nos levou anos de aprendizado e hoje o carro e realmente muito bom e posso afirmar com um certo topete que nos tornamos maverickeiros e dos bons aprendemos muito sobre a mecanica do carro eu em particular sempre me interessei muito pelo motor small block da ford testamos muita coisa nesse carro e hoje ele conta com um motor bastante adequado para o uso street com desempenho bacana mas utilizavel na loucura do transito de sao paulo entretanto como a brincadeira nunca acaba em breve nunca e tao em breve voces sabem o mais honesto aqui seria eventualmente colocaremos um motor injetado no amarelao como o chamamos este e um side project nosso bom nada disso tem a ver com o carro deste project cars eu sei sim eu vou enrola los mais um pouco ate falar sobre ele calma o amarelao foi o 1º mas eu dei a entender que haveriam mais carros envolvidos nessa historia toda ate chegarmos ao mustang nao e pois entao depois dele vieram varios outros mavericks hoje a coleçao tem de tudo um quatro cilindros ldo 78 um gt branco 75 um super luxo amarelo 73 e outros quatro gts vermelhos dois 1975 um 1976 e um 1973 sim 1973 quem conhece maverick sabe do que estou falando fabricado em 1973 destes foram vendidos o branco e tres vermelhos os dois 75 e o 76 todos sao placa preta que fique claro exceçao ao amarelao e obvio ja que de original nao tem mais nada foi com muita do no coraçao que nos desfizemos destes carros mas simplesmente nao havia mais espaço para guarda los e decidimos ficar com um de cada restaram portanto o 4 cilindros o super luxo o gt 73 que esta sendo terminado neste momento com um kit quadrijet que era originalmente oferecido pelas concessionarias ford da epoca nao e um kit moderno e o kit da epoca comando coletor e carburador e o amarelao que e invendavel a paixao pelo maverick ficou clara atraves dela fizemos grandes amigos como o pedrinho e o edu lioi o joao rondini o sr baptista entre tantos outros que tivemos o prazer de conhecer e conviver graças ao interesse em comum pelos mavericks o gosto pelo carro foi tanto que quando finalmente decidimos por fazer a nossa incursao no automobilismo optamos pelo maverick numa categoria que fazia alusao a extinta turismo 5000 la em interlagos fizemos outros tantos bons amigos dentre eles o sr barata que comanda este espaço tao bacana que e o flatout a minha paixao neste momento deixou um pouco de ser os carros antigos e se solidificou no automobilismo montamos uma equipe com tres carros cada um fazia referencia a um automovel que correu nos anos 1970 o meu o maverick da equipe mercantil finasa o do meu pai o carro da equipe manah por fim o carro do nosso amigo reinaldo o hollywood berta os carros eram lindos e gostosos de andar apesar de muito pouco desenvolvidos sob o aspecto tecnico e tecnologico foram anos deliciosos e para tornar tudo mais bacana o chefe honorario da nossa equipe era ninguem menos que luiz pereira bueno com o qual meu pai se reencontrou e relembrou os tempos de juventude quando almoçavam juntos servidos pela dona cro eu peguei a febre das pistas e so tinha em mente uma coisa desde que começamos a correr em 2007 evoluir para um carro cada vez mais rapido e assim foi mudei para um omega stock e agora para um stock light antigo copa montana esse ultimo deve estrear em breve nas pistas e foi um candidato a project car que nao recebeu o numero suficiente de indicaçoes para entrar na lista carros da mfg racing team o maverick #22 em homenagem ao carro da equipe greco o maverick #8 tributo ao da equipe manah e o numero #11 o berta jr como o chamamos na sequencia temos o seu amiltao com o saudoso luiz pereira bueno celebrando a conquista do dia carros recentes da mfg racing team o omega stock e o stock light que estreara em breve em interlagos apesar de ter me afastado ligeiramente do antigomobilismo a loucura por carros antigos nao acabou ai para o meu pai a coisa tomou outra proporçao e hoje a coleçao tem renault 1093 escort xr3 1983 e willys interlagos restaurado com o auxilio do luiz pereira bueno que correu com este carro pela equipe willys o velho gostou tanto da coisa que hoje alias ja ha um tempo bastante tempo ele e o presidente do clube do ford v8 a essa altura eu ja consigo ouvir voces gritando legal mas e o mustang o mustang sempre foi para nos um carro inatingivel o maverick era quase que um premio de consolaçao para nos que nao podiamos ter um mustang entendem o maverick passou a ocupar um lugar especial no nosso coraçao e virou paixao que fique claro mas o mustang por outro lado tinha aquela coisa de amor mal resolvido aquela mina que voce sempre xavecou mas nunca conseguiu pegar saca pois bem um dos maverick gt vermelhos que tinhamos era meu eu resolvi vende lo pois com a valorizaçao que estes carros tiveram naquela epoca eu teria um lucro significante o que viabilizaria a compra de um mustang para reformar e claro a troca era dificil um maverick gt 1975 todo reformado pronto placa preta lindo por um mustang todo f*dido detonado que iria exigir uma boa grana e tempo para voltar a vida foi de fato uma decisao dificil mas com o apoio do velho fomos em frente vendemos o mav e fomos a caça de um mustangao bom precisavamos escolher um ano os mustang sao muito diferentes ano a ano e embora fossemos doidos por todos eles precisavamos escolher um modelo a frente do modelo 69 foi decisiva para a escolha este e o ano mais muscle de todos na minha opiniao estava feito seria um 1969 e nao podia ser qualquer modelo tinha que ser um mach 1 fomos a busca de um carro pela internet ele seria importado e isso nao seria facil consultamos outros bons amigos para escolher um carro viavel nesta etapa pessoas importantes como o nadim e o hilton foram imprescindiveis e ate hoje o sao contribuindo sobremaneira para a reforma deste carro diga se de passagem apos alguns meses de busca achamos o carro atraves de um amigo que tinha contatos com antigomobilistas nos eua tratava se de um mach 1 quadrijet com motor 351 windsor 351w ha tambem modelos 1969 bijet windsor ou com o motor cleveland bem diferente do windsor apesar de terem o mesmo deslocamento volumetrico sem duvidas o modelo mais cobiçado dentre os mach 1 sao os cobrajets com motor big block estes porem sao rarissimos e muito mais valorizados para nos um 351w quadrijet estava perfeito o carro saiu de fabrica com a pintura em branco wimbledon white e interior vermelho dark red uma combinaçao perfeita na nossa opiniao o cambio e automatico modelo fmx e tinha opcionais bacanas como os freios e direçao assistidos alem de diferencial com blocante como pode ser conferido no seu marti report clique aqui para ver o mesmo amigo que nos levou em direçao a este carro teve a oportunidade de visita lo e nos trouxe informaçoes importantes sobre o seu estado atual o carro teve o seu processo de restauraçao iniciado e por isso algumas peças nele ja eram novas os paralamas haviam sido trocados assim como o quarter traseiro e o assoalho do porta malas no restante nao haviam traços de ferrugem e um funileiro experiente poderia fazer os pequenos reparos adicionais e o alinhamento geral do carro deixando o pronto para o preparo para a pintura isso juntamente com a noticia de que o carro era praticamente mas nao totalmente completo certamente nos animou e claro que por completo devemos entender que as peças estariam la mas nao estariam necessariamente prontas para uso muitas precisariam de restauro ou substituiçao sabiamos no entanto onde estavamos pisando e isso nos deu confiança enfim estavamos radiantes com a aquisiçao contudo dai a te lo em casa foi um parto daqueles burocracia pouca e bobagem como voces devem imaginar mas no fim deu tudo certo o carro chegou e ai rola aquele mixed feeling saca uma mistura de caraca que animal com putz vai ser impossivel terminar esse carro a aventura estava lançada e teriamos que desempenhar o nosso melhor para terminarmos com um carro a altura do nosso sonho de anos anteriores muita agua ja rolou por baixo desta ponte e o processo de restauro ainda caminha ou engatinha a passos curtos nos proximos capitulos contarei para voces os avanços ja feitos e os desafios que ainda estao por vir abraços a todos e ate a proxima por hamilton roschel project cars #131
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.