a toyota anunciou ontem 21 que levara um novo conceito baseado no supra para o sema show 2019 marcado para os dias 5 a 8 de novembro ate ai tudo normal controversias sobre plataforma a parte o supra e um dos esportivos mais quentes da temporada e e natural que tanto a fabricante quanto as preparadoras e customizadoras queiram modifica lo para o maior evento de aftermarket automotivo do planeta ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o detalhe que faz toda a diferença e o nome do carro toyota supra 3000gt concept quem jogou os dois primeiros titulos da franquia gran turismo e quem e fa da car culture japonesa da decada de 1990 certamente pegou a referencia na hora a toyota se inspirou no iconico trd 3000gt apresentado em 1994 que se tornou um dos supra mais reverenciados pelos fas nos ultimos 25 anos https //www youtube com/watch v=fbjgg3dfad4 como voce deve saber antes da atual gazoo racing cuja sede fica na alemanha a principal divisao esportiva da toyota era a trd acronimo de toyota racing development a trd e a responsavel pelos esforços da toyota nas categorias de automobilismo no japao como o jgtc e a super gt desde a decada de 1980 sua divisao norte americana a trd usa ja participou de campeonatos como a formula drift a imsa gt as principais competiçoes de arrancada da nhra e a nascar da mesma forma que a gazoo racing a trd tambem desenvolve kits de preparaçao para os carros da toyota e da lexus atualmente de forma semi oficial com suporte de fabrica e foi assim que surgiu o trd 3000gt seu nome e exatamente o mesmo de outro carro japones iconico o mitsubishi 3000gt mas e apenas coincidencia pelo fato de ambos os carros o trd e o mit terem motores de tres litros e serem grand tourers o 3000gt da toyota foi criado especificamente para celebrar um ano de lançamento do supra mk4 e ao mesmo tempo marcar seu ingresso no jgtc all japan grand touring car championship para tal decidiu se criar um body kit baseado no recem apresentado carro de competiçao que vale lembrar nao usava o seis em linha 2jz mas sim um quatro cilindros de 2 1 litros e turbo emprestado do corolla de rali o carro foi apresentado no tokyo auto salon e foi muito bem recebido pelos presentes pudera embora fosse um supra mk4 quase totalmente original mecanicamente ele trazia na carroceria diversos itens que realçavam suas linhas de cara notava se que os para lamas eram 50 mm mais largos que os originais com o objetivo de dar espaço para pneus maiores o capo era de fibra de vidro com uma camada externa de fibra de carbono e tinha quatro entradas de ar que se transformaram em uma das marcas registradas do trd 3000gt o para choque dianteiro tambem era distinto da peça stock com entradas de ar redesenhadas; e havia outros toque sutis como a adoçao de respiros nos para lamas saidas de escoamento nos dianteiros e tomadas de ar frio para os freios nos traseiros e uma asa traseira bem avantajada a suspensao foi retrabalhada com molas e amortecedores ajustaveis enquanto as rodas eram um jogo de trd alumi k muito parecidas com as work equip 05 com 18x9 5 polegadas na frente e 18x10 5 polegadas atras ainda que o motor 2jz gte nao tivesse passado por mudanças a trd instalou no 3000gt um sistema de escape mais livre o que garantia uma nota mais agressiva e um ligeiro acrescimo de potencia aos cerca de 300 cv originais [gallery type= grid link= file size= medium ids= 242080 242079 242078 242077 242076 242071 ] de acordo com a trd o kit aerodinamico foi desenvolvido apos estudos em tunel de vento e fazia mais do que apenas melhorar a estetica do supra sendo totalmente funcional tanto que um dos dois carros de competiçao da equipe recebeu o kit 3000gt na ultima corrida da temporada de 1994 do jgtc disputada no circuito de mine no japao a partir de 1995 o kit trd 3000gt começou a ser vendido atraves da rede de concessionarias da propria toyota era possivel compra lo em partes o que fez com que muitos donos de supra instalassem o capo trd em seus carros visto que era a unica peça que nao necessitava de modificaçoes mais extensas adquirir todas as peças para instalar o kit por conta propria ou simplesmente encomendar um carro com o kit ja instalado esta ultima opçao custava bem mais caro e poucos o fizeram o que torna um trd3000gt todo equipado de fabrica uma raridade nos dias de hoje era mais facil obte lo em gran turismo e gran turismo 2 os dois unicos games da franquia nos quais o trd 3000gt apareceu mas nao era possivel compra lo e sim conquista lo como premio apos vencer corridas especificas https //www youtube com/watch v=iw0ympyndt8 quatro anos depois em 1998 a trd apresentou no mesmo esquema o 2000gt desta vez porem o carro escolhido como base foi o mr 2 de segunda geraçao criado em homenagem aos mr2 que conquistaram para a toyota o titulo o campeonato japones de turismo jgtc em 1998 o body kit trd 2000gt alargava o mr2 em mais de dez centimetros e dava a ele um stance muito mais agressivo eram usados componentes de fibra de vidro — para lamas tampa do porta malas tampa do bocal do tanque de combustivel e uma asa traseira de tres peças a ideia era garantir exclusividade e por isso apenas 35 carros foram convertidos alem disso cada um dos proprietarios podia escolher as modificaçoes que queria na suspensao motor rodas e interior — ha boatos de que um trd2000 gt foi preparado para render mais de 500 cv enquanto outros sequer tiveram mudanças mecanicas nao se sabe quantos carros sobrevivem ate hoje
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.