aos 36 anos fernando alonso diaz esta mais ativo do que nunca e parece longe de se aposentar mesmo em plena atividade o espanhol das asturias e considerado por fas dirigentes ex pilotos e pela imprensa o maior talento de sua geraçao e da formula 1 atual — mesmo com lewis hamilton e sebastian vettel no auge de suas carreiras acontece que a formula 1 tomou um rumo que colocou o talento individual em segundo plano fernando alonso foi competitivo ate seus ultimos anos na ferrari mas desde entao com carros nada competitivos feitos pela mclaren na atual era turbo o grande talento desta geraçao acabou apagado fadado a um final de carreira decadente que tinha tudo para ofuscar o brilhantismo de seus primeiros anos quando superou michael schumacher e a ferrari dois anos seguidos para conquistar o bicampeonato mundial mas em 2015 alonso mostrou que nao e apenas um talento ao volante dos f1 e logo encontrou uma saida para dar a si mesmo o reconhecimento que merece em vez de ficar preso no pelotao do meio da formula 1 o piloto aproveitou os novos ventos na mclaren e na formula 1 e negociou sua participaçao nas 500 milhas de indianapolis de 2017 na ocasiao para disputar a indy 500 alonso precisou abrir mao do gp de monaco daquele ano mas nao foi uma decisao dificil afinal ele nao teria a menor chance de vencer com o mclaren honda e foi na ocasiao do anuncio de sua participaçao na indy 500 que alonso revelou o motivo de sua manobra eu ja ganhei o gp de monaco duas vezes e um dos meus sonhos e vencer a triplice coroa disse foi uma tacada de mestre no direcionamento de sua carreira ao anunciar uma meta assim ambiciosa alonso evocou os grandes herois do automobilismo demonstrando respeito e admiraçao por eles ao considera la seu proximo objetivo e fez o publico entender que ele esta no mesmo patamar dos maiores herois do esporte motorizado mas o que e a triplice coroa do automobilismo afinal qual a relevancia de se conquistar este titulo que outros pilotos conseguiram a triplice coroa em resumo triplice coroa e um titulo extra oficial concedido a desportistas ou clubes que conquistam os tres principais eventos de seu esporte o termo se originou na inglaterra em 1853 para designar as vitorias do cavalo west australian e seu joquei frank butler nos tres principais torneios de hipismo do pais na epoca o 2 000 guineas stakes o derby stakes e o st leger stakes apesar de ter sido criado naquele ano o termo so se popularizou no final do seculo e e usado ate hoje para designar estas tres provas do hipismo britanico west australian o cavalo britanico que foi o primeiro vencedor da primeira triplice coroa os americanos por sua vez consideram que foi o new york times quem popularizou o termo a partir de 1923 ao se referir as tres principais corridas de cavalo dos eua na epoca o kentuck derby o preakness stakes e o belmont stakes independentemente de quem cunhou o termo e quem o popularizou foi naquele inicio do seculo 20 que a ideia de coroar o vencedor dos tres principais eventos esportivos de uma determinada categoria se tornou cada vez mais frequente como uma forma de prestigiar a versatilidade de atletas e competidores ha a triplice coroa do golfe do tenis do beisebol do poquer do futebol brasileiro titulo estadual brasileirao e copa do brasil no mesmo ano e claro do automobilismo nao se sabe ao certo quando a triplice coroa do automobilismo foi criada mas tudo indica que tenha sido nos anos 1950 o fato de nao ser um titulo oficial — portanto sem trofeu certificaçao orgao regulador etc — dificulta o rastreio de sua origem para conquistar a triplice coroa os pilotos precisam vencer as tres mais tradicionais provas do automobilismo mundial 24 horas de le mans 500 milhas de indianapolis e grande premio de monaco — nao necessariamente em um mesmo ano a partir dos anos 1980 quando a formula 1 começou a ser disputada exclusivamente por pilotos de equipes inscritas no campeonato as chances de um piloto da f1 ganhar as tres provas foi drasticamente reduzida uma vez que a formula one management fom nao era muito afeita a concorrencia com outras categorias de monopostos como a cart e a indy e por isso a triplice coroa acabou esquecida por quase quarenta anos o titulo voltou a ser comentado brevemente nos anos 2000 quando jacques villeneuve anunciou que iria disputar as 24 horas de le mans pela peugeot o canadense ja havia vencido as 500 milhas de indianapolis e tinha grandes chances de ganhar em la sarthe mas apesar de ter se sagrado campeao mundial de f1 nunca venceu o gp de monaco foi quando a imprensa desenterrou uma antiga versao alternativa e menos considerada da triplice coroa as 24 horas de le mans a indy 500 e o mundial formula 1 villeneuve claro considerou esta a verdadeira triplice coroa ja que o mundial de formula 1 e um feito muito mais significativo que uma simples vitoria no gp de monaco so que mesmo considerando esta versao alternativa da triplice ele nao conseguiu o feito pois terminou as 24 horas de le mans de 2008 em segundo lugar se voce perguntar qual versao da triplice nos consideramos no flatout nossa resposta sera baseada na tradiçao a vitoria nas tres provas individuais o argumento de villeneuve tem seu ponto mas da mesma forma que o gp de monaco e so uma etapa do mundial de f1 le mans tambem e apenas uma etapa do mundial de endurance e do antigo wsc e a indy 500 e apenas uma etapa da indy uma simples vitoria nas tres corridas e suficiente para demonstrar a versatilidade de sua pilotagem e a prova do dominio da velocidade em tres situaçoes distintas um oval com velocidade media altissima um circuito de rua estreito e travado e uma longa prova de estrada que exige um equilibrio entre velocidade conservaçao do carro e resistencia fisica e mental nao da para ser mais completo que isso sobre o asfalto independentemente da versao da triplice que voce considera ate hoje somente uma pessoa conquistou o feito graham hill hill foi o recordista de vitorias em monaco antes de ayrton senna — o que lhe rendeu o apelido de mr monaco no principado ele venceu as provas de 1963 1964 1965 1968 e 1969 a indy 500 veio justamente no ano em que ele nao venceu em monaco 1966 e as 24 horas de le mans foram conquistadas em 1972 quando hill ja nao era mais tao competitivo na formula 1 e se voce considerar que a triplice exige um titulo da f1 hill tem dois 1962 e 1968 hill em tres tempos indy mans e monaco antes dele tazio nuvolari venceu o gp de monaco em 1932 e as 24 horas de le mans em 1933 mas em uma epoca de automobilismo localizado ele jamais competiu nas 500 milhas de indianapolis o frances maurice trintignant tambem conquistou as duas provas europeias le mans em 1954 e monaco em 1955 e 1958 mas nunca atravessou o atlantico para disputar a indy dos contemporaneos de graham hill a j foyt venceu as 500 milhas de indianapolis em 1961 1964 1967 e 1977 e faturou as 24 horas de le mans em 1967 mas nunca disputou a f1 e por isso jamais chegou perto de largar no gp de monaco bruce mclaren venceu le mans em 1966 a lendaria vitoria do ford gt40 e o gp de monaco de 1962 mas nunca disputou a indy 500 ele foi desclassificado e nem chegou a largar em 1968 emerson fittipaldi venceu a indy 500 duas vezes 1989 e 1993 mas nunca venceu em monaco e tambem nao disputou le mans jochen rindt jim clark e mario andretti disputaram as tres provas rindt venceu le mans em 1965 e monaco em 1970 mas seu melhor resultado na indy 500 foi um modestissimo 24º lugar em 1967 jim clark venceu a indy 500 em 1965 mas em mans terminou em terceiro lugar em 1960 e na f1 foi bicampeao sem vencer em monaco ele abandonou cinco vezes nas sete em que disputou tendo como melhor resultado no principado um quarto lugar em 1964 mario andretti venceu a indy em 1969 mas tambem foi campeao da f1 sem vencer em monaco — seu melhor resultado foi um quinto lugar em 1977 em le mans mario correu oito vezes — 1966 1967 1983 1988 1995 1996 1997 e 2000 — e seus melhores resultados foram um terceiro lugar em 1983 e 1996 e um segundo lugar em 1995 notou o nivel dos pilotos ate agora pois e esses caras tentaram a triplice coroa e nao conseguiram depois de hill somente jacques villeneuve teve sua chance mas nao venceu em monaco nem em mans a direçao que a formula 1 tomou nos ultimos anos com poucos vencedores tambem limita o numero de candidatos pela vitoria no gp de monaco — somente quem ja ganhou uma vez e ainda esta na ativa ainda tem chances e por isso que atualmente somente dois pilotos estao muito proximos de conseguir a triplice coroa fernando alonso e juan pablo montoya montoya venceu o gp de monaco de 2003 e a indy 500 de 2000 e 2015 ele tentou as 24 horas de le mans neste ano mas pela lmp2 o que diminuiu a quase zero sua chance de vitoria e possivel que tenha sido apenas uma primeira experiencia para quem sabe voltar em 2019 ou 2020 para tentar a vitoria que lhe falta fernando alonso venceu em monaco em 2006 e 2007 tentou a indy em 2017 e conquistou le mans no ultimo domingo a mclaren ja disse que pensa em colocar um carro na indy para a temporada de 2019 ha uma mensagem muito clara nas entrelinhas nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.