voce sabe como sao os grupos de whatsapp memes e figurinhas o dia inteiro links de noticias e politica tiraçao de sarro e piadas tudo sempre silenciado para nao drenar a bateria do aparelho voce acorda e la estao as 597 notificaçoes da conversa que seus amigos tiveram enquanto voce fazia algo mais importante mas naquele dia de janeiro de 2022 um grupo com flatouters que costumam se encontrar nos track days recebeu uma mensagem diferente alguem quer correr a mil milhas no ano que vem nao era brincadeira alguem realmente estava propondo disputar a classica mil milhas esse alguem era osvaldo kusano um flatouter como eu e voce conhecido por muitos aqui como o dono do fiesta blacklotus figurinha facil nos track days de sao paulo e claro que a mensagem empolgou todo mundo mas a medida em que osvaldo reafirmava que a proposta era real e que havia um longo trabalho pela frente restaram so tres malucos filipe martins daniel gonçalves e antonio tavares junior com a equipe definida o proximo passo era descobrir como fazer isso como e que voce sai de uma ideia de um grupo no whatsapp e chega ao grid da mil milhas em interlagos voce começa do começo e o começo e conseguir um carro como o osvaldo ja corria de fiesta nos track days e ja tinha um motor duratec guardado o plano original seria comprar um fiesta instalar o motor duratec no carro e correr algum campeonato ao longo de 2022 para desenvolver o carro e adaptar a pilotagem ao circuito de interlagos alem de acumular horas ao volante do carro para aclimataçao o plano do fiesta nao deu certo afinal o carro precisaria ser feito do zero e por uma questao de tempo e dinheiro era mais prudente comprar um carro pronto ou quase isso foi assim que o quarteto acabou com um dos corsa 2 0 da equipe oto que tem uma ampla experiencia — e muitas vitorias — em provas de longa duraçao o corsa 2 0 e uma receita muito utilizada nas pistas por ser pratica e eficiente sem a necessidade de adaptaçoes extensas usando praticamente apenas peças de prateleira na pratica coloca se o familia ii de 2 litros combinado a um cambio de relaçoes curtas e uma injeçao programavel sempre rodando com etanol para atingir entre 150 cv e 180 cv dependendo da preparaçao com o carro em maos a equipe dos flatouters batizada trozobas racing team trt começou a acertar o carro para disputar a super liga paulista em 2022 a categoria foi escolhida por ser uma das mais acessiveis dentre as que correm em interlagos lembre se que a participaçao na categoria tinha como objetivo ganhar tempo de pista e volante para a mil milhas alem de ser muito disputada e ter um clima garagista e amistoso entre as equipes e o automobilismo a moda antiga de raiz com regulamento extremamente restritivo em termos de preparaçao — justamente para manter a competitividade a preparaçao permitida para o motor se resume a alivio de volante inercial polia ajustavel do comando de valvulas coletor redimensionado e nada alem disso pistoes e cabeçote podem ser modificados apenas nas medidas de retifica ate 1mm e as borboletas de admissao acabam sendo limitadas pelo coletor de admissao que precisa ser original apesar de pronto o carro era um carro usado — e usado em pista logo no primeiro treino em maio de 2022 o motor quebrou uma janela consideravel se abriu no bloco e encostou o carro na oficina pelas quatro semanas seguintes apesar de o motor ser aberto para o reparo ele foi remontado com peças usadas — afinal a proposta e manter o custo baixo nao e assim mesmo o carro foi para a pista no inicio de junho de 2022 como a trt entrou na metade do campeonato de 2022 eles correram apenas tres etapas pouquissimo tempo de pista e volante com o carro novo por isso o quarteto decidiu nao disputar a mil milhas de 2023 e aproveitar o ano novo para disputar a temporada completa desta vez seriam dez etapas nas categorias hot classic e turismo 2 0 ambas da super liga e mesmo com a saida de antonio no meio da temporada eles conseguiram terminar o campeonato em terceiro — um feito e tanto para uma equipe com 13 provas no curriculo correndo com um motor montado com peças usadas com o resultado os flatouters perceberam que estavam prontos para o desafio das mil milhas de 2024 o primeiro passo foi fazer a inscriçao na corrida — algo que exigiu que o carro estivesse adequado as regras ele estava que os pilotos tivessem alguma das carteiras exigidas pela confederaçao brasileira de automobilismo no caso como estavam pilotando um carro antigo foi exigida a mais basica das carteiras a pvh piloto de veiculo historico depois era preciso encontrar uma equipe pela relaçao com a equipe oto — afinal o carro foi comprado deles — a trt dividiu os boxes com eles alem de pagar pelo serviço de apoio de pista mas houve tambem uma grande ajuda dos amigos flatouters alem do trio trabalhar no carro entre as etapas e nos preparativos da mil milhas o pessoal do grupo que nao montou nem pilotou o carro acabou formando uma segunda equipe de apoio nos boxes felipe regiane fred martini giovane cipriano rodrigo leite ricardo neves fabio sato lucas cassiano foram alguns dos amigos que ajudaram a trt ao longo das 12 horas de prova e tambem antes durante os treinos e a preparaçao para a corrida a preparaçao envolveu uma serie de ajustes tecnicos nao originalmente provisionados se e que me entendem como a prova começa a meia noite metade dela e feita no escuro o carro foi improvisado com farois de led a parede corta fogo foi feita com uma chapa sucateada de uma obra proxima a casa do osvaldo enquanto o radio veio diretamente da china e foi testado somente na vespera da prova participar de uma prova destas com poucos patrocinadores alias e um desafio e tanto a maior parte do dinheiro investido sai do bolso dos proprios pilotos depois dos treinos que foram aproveitados do primeiro ao ultimo minuto para pegar ritmo de prova a noite devido a mudança da percepçao de velocidade e dos pontos escuros do traçado — e tambem serviram para assentar pastilhas e sanar uma pane eletrica dos farois — a equipe largou em p30 na geral e p6 na categoria https //www youtube com/watch v=crrsstsnrtc o primeiro a levar o carro foi filipe em um stint de 1h45 — tempo suficiente para entregar o carro ao osvaldo em p18 geral daniel assumiu com a equipe em p23 e apesar de ter o para brisa ensebado por uma chuva de oleo causada por um motor estourado a sua frente conseguiu passar o carro para o antonio em p22 que tambem ganhou posiçoes em seu stint e entregou o carro em p18 para o segundo stint do felipe tudo corria bem para os flatouters da trt — algo que parecia inacreditavel para um bando de graxeiros sem experiencia na mil milhas e com menos de 15 corridas na bagagem especialmente se voce lembrar que o motor do carro tinha um bloco soldado desde 2022 e fora reparado com bielas usadas quando o osvaldo assumiu o carro pela manha em seu segundo stint eles estavam em 17º lugar na geral e em p2 na categoria — ou seja mais algumas horas mantendo o ritmo e eles estariam no podio — isso sendo conservador porque eles poderiam muito bem sonhar com o primeiro lugar na classe mas voce sabe provas de longa duraçao so acabam quando terminam e para terminar a corrida em primeiro voce primeiro tem que terminar a corrida por volta das 8h na junçao o piloto/narrador luc monteiro teve de frear forte seu ford ka mk1 entre os prototipos e acabou rodando apos perder a traseira ao tirar o carro da pista indo em direçao a grama ele acabou obstruindo o traçado do osvaldo no corsa apesar da reaçao rapida e da frenagem forte a colisao foi inevitavel luc e o ka conseguiram seguir andando para os boxes mas osvaldo e o corsa tiveram que ser rebocados devido a quebra do radiador e vazamento dos fluidos — provocando a entrada de um safety car alias https //youtu be/ebiddqdk3yw t=1893 nos boxes começou uma corrida dentro da corrida reparar o carro o mais rapido possivel as partes amassadas foram endireitadas por uma ferramenta de ajuste fino popularmente conhecida como pe de cabra fluidos foram repostos o carro foi liberado e voltou para a pista depois de 32 minutos para voltar em seguida devido ao desprendimento de uma semi arvore sem conseguir voltar por seus proprios meios para os boxes novamente o carro foi rebocado — em um processo que levou 23 minutos ate o fim do reparo https //youtu be/4da rcsbhs4 t=31651 com antonio ao volante os trozobeiros seguiram em p7 ja sem chances reais de recuperar a posiçao mas correndo para concluir a prova — o que por si seria algo vitorioso novamente para uma equipe iniciante que nascera dois anos antes quase como uma brincadeira em um grupo de whatsapp tudo correu bem nesse stint apos o reparo do semi eixo claro ja nas ultimas horas da corrida antonio entrou nos boxes e entregou o carro para o daniel e ai o imprevisto pegou carona novamente um acidente provocou a entrada do safety car novamente foram mais de dez intervençoes do carro ao longo das 12 horas de prova mantendo daniel atras do carro por quase uma hora e meia inviablizando qualquer possibilidade de reaçao da equipe para piorar eles perderam a terceira marcha fundamental para manter o ritmo na parte travada e o ritmo so e baixo para os prototipos o safety car era um camaro ss pilotado por maurizio sala ; para os corsa 2 0 a velocidade era praticamente a mesma da prova mesmo assim daniel conseguiu manter o ritmo com as duas marchas altas e recebeu a bandeira quadriculada depois de 269 voltas — 74 atras do prototipo vencedor da prova e apenas 23 atras do vencedor da categoria o que prova que eles tinham ritmo para o p1 na categoria uma vez que estavam virando em 2 10 na media e perderam 55 minutos com os reparos que tiveram de ser feitos a chegada do carro ao fim da prova em uma formaçao tripla com os outros carros da equipe oto provocou uma catarse emocional nos pilotos e na equipe aquilo que parecia inacreditavel que começou com um vamos correr a mil milhas no whatsapp estava acontecendo eles nao apenas correram a mil milhas como chegaram perto de um podio na categoria e apesar de tudo receberam a bandeira quadriculada depois dos quase 1 600 km corridos e um feito e tanto que nao so remete as historias do passado que todos admiramos e celebramos mas tambem a repete e mostra na pratica que disputar uma prova lendaria como a mil milhas brasileiras e possivel com um pouco de planejamento muito esforço e com uma grande ajuda dos amigos minha mensagem pros flatouters e para contar que e possivel realizar o sonho ja me dei muito por satisfeito andando na super liga lembro da minha primeira dividida de curva numa corrida e sentir realizando o sonho de vida correr a mil milhas foi a realizaçao daquela meta de dois anos antes algo que pra mim era impensavel a prova em si tem uma aura muito f*** andar a noite com tantos carros e muito especial vale cada pingo de suar trabalhado para realizar o sonho assim como o tempo e a grana investidos no carro filipe martins ____ as mil milhas significaram a realizaçao de um sonho pessoal e em grupo desses amigos amantes de carros que certo dia estavam vendo uma ediçao das mil milhas juntos e resolveram do nada tentar realizar isso que parecia loucura ate entao e realmente foi um sonho realizado na hora que a gente saiu ali do box deu um arrepio e um no na garganta por que nem dava para acreditar que aquela ideia entre amigos estava sendo realizada ali pessoalmente era um sonho de criança correr e disputar uma prova desse porte e relevancia entao conseguir terminar era o nosso grande objetivo e foi sensacional nao tenho palavras para medir a emoçao a realizaçao do trabalho em equipe que a gente teve a parte de pista e pilotagem a equipe trabalhando incansavelmente os amigos que trabalharam a amizade envolvida na realizaçao e superaçao dos desafios inclusive financeiros que nos tivemos antes e durante o ano de preparaçao ate chegar nessa prova enfim tudo que levou a gente ate ali e de forma a ainda reforçar mais essa amizade foi sensacional foi a realizaçao de um sonho e como dizemos historia para comtar pros netos e eu espero que a gente consiga ir adiante e disputar de novo quem sabe brigar pelo pelo trofeu que estivemos bem perto de levar muito obrigado equipe e tamo junto trozobas antonio tavares junior ____ tudo começou nas mil milhas de 2022 onde uns doidos lançaram em um grupo de flatouters participantes de trackday o seguinte desafio e se montarmos um carro para correr as mil milhas bom estava lançado o desafio e assim foi compramos um carro em março/abril e em maio ja estavamos andando na superliga dali pra frente o grupo foi cada vez mais se tornando mais amigos lembre se e nas adversidades que conhecemos as pessoas o desafio de correr as mil milhas estava se concretizando e a meta era pegar horas de volante o ano de 2023 foi um misto de decepçoes e vitorias na primeira temporada da superliga desportiva de velocidade eu colidi o corsa o que me trouxe decepçao e um atraso no aprendizado aquele botao chamado c* ativou e toda vez que passava na curva do lago ele me lembrava que existia pois bem com a ajuda de amigos e essa irmandade seguimos em frente e fomos 3º colocados nas duas categorias que participamos o que era para ser o treino das mil milhas acabou sendo uma parte muito divertida obrigado superliga por nos proporcionar estes momentos e incentivar o esporte a motor agora nas mil milhas foi sensacional um misto de medo e empolgaçao a emoçao de dividir pistas com carros muito fod*s nao tem descriçao tinhamos duas metas principais a primeira todos andarem e a segunda terminar a prova por ironia do destino consegui cumprir as duas a primeira delas quando passei o carro para o antonio guiar e a segunda quando peguei o corsa no ultimo stint mesmo sabendo que ia cair uma chuva torrencial e eu nunca tinha andado na chuva… cruzar a linha de chegada junto com os amigos da equipe oto #quemtemequipetemtudo foi a cereja do bolo mesmo com todas as adversidades e o misto de emoçoes foi sensacional ver que tinhamos chances de podio ver na tv a colisao do osvaldo consolar o amigo que desceu do carro com a frente toda torta e depois vermos que todo mundo pegou no batente e fez o carro voltar a ativa nao tem preço isso apenas demonstra que a amizade e o pilar principal da nossa equipe a trozobas racing team e tambem a equipe oto e e um prazer dividir estas experiencias com esses irmaos que a vida nos trouxe daniel gonçalves ____ correr a mil milhas foi um processo longo que levou bem mais tempo do que a gente imaginava — ou pelo menos do que eu imaginava tivemos muitos esforços empreendidos individuais e coletivos sacrificios pessoais financeiros sociais familiares cada um de nos sabe bem o quanto a gente se dedicou pra correr essa prova o nosso objetivo foi correr e terminar as mil milhas e nesse ponto superamos o desafio precisei ver o daniel cruzando a linha de chegada ele me falou pouco antes de entrar no ultimo stint que traria o carro de volta pra me sentir aliviado o final da prova digno das 24 de le mans de 1966 foi como uma redençao todos nos nos esforçamos muito para fazer aquilo acontecer mas ate entao ainda sentia um misto de frustraçao tristeza raiva nao foram apenas 12 horas de corrida foram infinitas outras horas de preparaçao ao longo de um ano e meio que eu quase joguei fora no meu segundo stint um stint no qual eu vinha confortavelmente desenvolvendo e me sentindo muito bem no carro mas que acabou no incidente com o ka ah a ironia na vida de um fordeiro no final correr as mil milhas foi uma montanha russa de emoçoes que eu nem imaginava que poderiam se misturar o charme da prova em si o frio na barriga o extase o cansaço e tudo o mais que eu ja disse acima que honra enorme dividir o carro com esses caras e que venham as proximas mil milhas osvaldo kusano esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no 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