Já faz tempo que nos referimos a produtos falsificados, de origem duvidosa ou defeituosa como sendo “do Paraguai”, mesmo que sejam produtos que foram fabricados na China ou em Taiwan. É por isso que o fato de existir um filme sobre corridas de rua feito no Paraguai é quase uma piada pronta – um remake paraguaio de “Velozes e Furiosos”? Hilário!
Esta foi a primeira impressão que você teve, pode confessar – também foi assim aqui no FlatOut. Mas os produtores de Truenos (“trovões” em espanhol) prometem mais do que isto. Será que vai rolar?
Vamos dar uma contextualizada nas coisas. Truenos é o primeiro filme de corrida paraguaio, e conseguiu destaque em meados de 2014, quando o primeiro teaser trailer foi divulgado. A previsão era que o filme estreasse em junho de 2015, mas isto não aconteceu.
Agora, a data de estreia foi remarcada para o próximo dia 19 de janeiro. Mas o que a gente pode esperar, de verdade, de Truenos?
O diretor do filme se chama Mario Goia, e ele também fundou a companhia responsável pela produção, escreveu o roteiro e conseguiu patrocinadores. No total, foram investidos US$ 70 mil – sim, é um orçamento bastante baixo para o que tem sido chamado de “super produção” na mídia paraguaia. Por outro lado, a quantia fica bem mais impressionante quando convertida para guaranis, a moeda do Paraguai: 402 milhões.
Goia, contudo, diz que o filme é mais que uma cópia barata de “Velozes e Furiosos”. Para começar, embora as corridas de rua estejam presentes (e por mais que o material promocional de Truenos mostre um Evo tunado que parece ter vindo direto de 2001), o mote são as competições de arrancada em 1/8 de milha.
Truenos conta a história do jovem mecânico e preparador Maxi Silva, que sonha desde criança a participar da “Copa Truenos” e, quando finalmente consegue um lugar em uma equipe de ponta, precisa enfrentar o arrogante Rodrigo Spinoglio, que busca o tricampeonato e é um dos favoritos ao título. Ou ao menos foi isto o que entendemos a partir das poucas informações a respeito do enredo que se encontra na Internet.
A julgar pelos dois primeiros trailers (que nem parecem ser do mesmo filme, dada a quantidade de personagens diferentes entre ambos), a produção é caprichada na medida do possível – com destaque para o áudio, que valoriza bastante os roncos dos carros.
Falando nos carros, é através deles que vemos que Goia é realmente um entusiasta. O jovem diretor, de apenas 33 anos, se diz fã doente de Ayrton Senna – tanto que seu filho se chama Ayrton e o sobrenome Silva foi dado ao protagonista – e acompanha a cultura automotiva mundial desde sempre. Dá para notar, por exemplo, que o pano de fundo da película são as arrancadas, mas que a influência da cena JDM também é bastante forte: logo nas primeiras cenas do trailer, vemos uma reunião de Subaru Impreza WRX, um Supra, o já citado Evo VIII e um Skyline.
Com o orçamento limitado, a solução foi evitar nomes consagrados (até porque, bem, você conhece algum ator consagrado paraguaio?) e investir em rostos novos para o elenco. Nota-se, pelo trailer, uma certa atuação de novela mexicana que pode tornar mais difícil levar Truenos a sério. Por outro lado, a falta de grana também levou o estúdio a adotar um estilo de produção mais parecido com o de um documentário, com uma pitada daqueles vídeos feitos pela comunidade entusiasta no Youtube. Uma estética no mínimo interessante.
Sendo assim, podemos esperar uma história meio capenga, cheia de clichês, e atuações um tanto forçadas. Mas, de acordo com Goia, também podemos esperar bastante autenticidade. O diretor já declarou à imprensa local que criar cenas convincentes foi uma prioridade, sem abusar de efeitos especiais computadorizados, e que tudo o que for visto na telona foi realmente executado pelos carros. E a seleção de carros também parece ser muito bacana, o que já nos dá um motivo para querer conferir.
Tem até um Maveco!
Não fica claro se Truenos também será lançado nos cinemas do Brasil mas, pela movimentação nas redes sociais, a estreia parece bastante aguardada no Paraguai. Vamos acompanhar.