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Turbo e 280 cv: Honda Civic Type R Concept promete desempenho extremo

Lançado pela primeira vez em 1997, o Honda Civic Type R chega à sua quarta geração repetindo a fórmula que o consagrou como um dos grandes esportivos de rua japoneses, mas com alguns ingredientes novos. Contrariando a tradição de motores aspirados super giradores, a Honda anunciou no fim do ano passado uma nova linha de motores VTEC turbinados, em busca de melhor eficiência energética e redução nas emissões de poluentes. O novo Civic Type R é o primeiro carro a usar um destes motores.

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Trata-se de um quatro-cilindros de dois litros com turbo e injeção direta, que atualmente rende “mais de 280 cv”, segundo a Honda. Impressionante, não? Mais ainda se considerarmos a potência específica de 140 cv/litro. Como se não bastasse, a marca já disse que pretende fazer o motor chegar aos 300 cv.

Toda esta potência vai para as rodas dianteiras, algo que nos deixaria preocupados há alguns anos. Hoje, certamente não há o que temer: apostamos que a Honda empregará um diferencial de delizamento limitado com controle eletrônico, aos moldes do sistema do Seat Leon Cupra, que tem exatamente 280 cv e há alguns dias quebrou o recorde de Nürburgring Nordschleife para carros de tração dianteira. Os hatches da Honda, mesmo os não esportivos, são conhecidos por seu bom comportamento dinâmico, e não há razão para ser diferente com o novo Type R.

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Extremo em potência, extremo em visual: o Type R Concept traz o visual mais agressivo já visto em um Civic de rua. Com recortes e vincos violentos, o conceito não poupa em apetrechos aerodinâmicos que têm serventia estética e funcional. O exemplo mais claro disto é o novo aerofólio traseiro: além de produzir downforce, ela tem embutidas as lanternas, causando um impacto visual muito forte (e positivo).

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Por todo o carro estão espalhados mais componentes aerodinâmicos, como respiros nos para-lamas e difusores na traseira, próximos às saídas de escapamento. O carro passou por vários testes aerodinâmicos em Nürburgring — por isso, não temos medo de dizer que o recorde do Seat Cupra está em perigo.

Completam o visual os para-lamas alargados e as rodas de 20 polegadas. Ainda não fora dados mais detalhes técnicos sobre o conceito, mas temos certeza de que a Honda cumprirá a promessa de fazer o Type R mais violento de todos.

2014 CIVIC WTCC FINAL LIVERY PROFILE

A Honda também apresentou a pintura de seu Civic que irá competir no WTCC — aliás, a volta da Honda à categoria no ano passado foi fundamental para o desenvolvimento do conceito Type R, tanto na aerodinâmica quanto na mecânica visto que os motores turbinados não eram usados em carros de rua, mas continuaram a ser desenvolvidos e aperfeiçoados para uso nas pistas. Pelo visto a frase clichê “um carro de corrida para as ruas”, que a Honda usou para definir o Type R Concept, parece plenamente justificada neste caso. Saberemos com certeza quando a versão de produção for lançada, em meados de 2015.

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