desde o surgimento do youtube e do netflix o telespectador insatisfeito com a programaçao da tv comum encontrou nestes serviços uma alternativa atraente com possibilidade de personalizaçao do conteudo e ate mesmo publicidade direcionada com base em seus interesses acha que o conteudo em video para a internet nao substitui a tv pois saiba que a molecada que tem entre 14 e 24 anos ja dispensou essa velharia 56% dos jovens americanos dessa faixa etaria so assiste filmes series e conteudo de tv em computadores e dispositivos moveis lembra quando uns caras disseram que a revoluçao nao seria televisionada ela nao sera mesmo agora o que voce faria se fosse dono de um canal de tv diante dessa estatistica procuraria uma forma de fisgar esse publico que nao da a minima para o que voce faz ou se uniria aos concorrentes para tentar proibir o youtube e o netflix por que eles nao tem concessao de tv e bem provavel que voce optaasse pela primeira opçao e provavelmente foi isso o que os cocheiros fizeram quando os carros começaram a substituir as carruagens — eles aprenderam a dirigir mas o que voce faria se fosse um taxista dono de uma licença carissima e descobrisse que ha um novo serviço bastante parecido com o seu mas que nao precisa da regulamentaçao estatal nem depende de leis para reajustar seus preços bem no brasil eles estao protestando contra o uber e travando uma verdadeira batalha contra o novo serviço mas antes o que e o uber o uber se apresenta como uma rede internacional de transporte que ajuda conectar passageiros a motoristas a empresa foi fundada em 2009 como mais uma daquelas startups com nomes descolados e a promessa de algo realmente disruptivo e inovador a ideia nesse caso era oferecer uma plataforma para que os usuarios contratassem motoristas particulares por um aplicativo de smartphone eles simplesmente deixaram para tras o conceito de concessao publica de taxi para fazer tudo da forma mais direta possivel uma vez que a tecnologia de hoje permite uma forma segura de cobrança contrataçao e avaliaçao inicialmente a proposta era apenas a contrataçao de veiculos de luxo mas a oferta de serviços aumentou e agora ha carros mais comuns e com preços mais acessiveis isso tornou o uber uma alternativa nao oficial para os taxis especialmente por contar apenas com motoristas profissionais para usar o serviço voce cadastra seus dados pessoais e de pagamento quando precisar de um carro o aplicativo identifica seu local e exibe os carros mais proximos de voce — exatamente como um taxi comum porem com algumas diferenças uma delas e que nao adianta ficar na borda da calçada esticando o braço para chamar um dos carros do serviço primeiro por que eles nao tem identificaçao alguma depois por que os motoristas sao orientados a atender somente por meio do aplicativo alem disso voce nao conseguira pagar a corrida sem o aplicativo e ele que calcula a corrida e efetua o pagamento/recebimento a tarifa e semelhante a dos taxis no brasil a bandeira 1 e 7% mais cara mas a bandeira 2 e 4% mais barata que a dos taxis comuns a cobrança e feita de forma semelhante por tempo e por distancia parece interessante mas o problema e que no brasil e em varios outros paises o transporte remunerado de passageiros e considerado um serviço publico e por isso precisa ser regulamentado pelo estado atraves de concessoes publicas por aqui o transporte publico individual e associado exclusivamente a profissao de taxista reconhecida por lei desde 1969 e atualizada em 2011 pela lei 12 468 art 1o fica reconhecida em todo o territorio nacional a profissao de taxista observados os preceitos desta lei art 2o e atividade privativa dos profissionais taxistas a utilizaçao de veiculo automotor proprio ou de terceiros para o transporte publico individual remunerado de passageiros cuja capacidade sera de no maximo 7 sete passageiros art 3o a atividade profissional de que trata o art 1o somente sera exercida por profissional que atenda integralmente aos requisitos e as condiçoes abaixo estabelecidos i habilitaçao para conduzir veiculo automotor em uma das categorias b c d ou e assim definidas no art 143 da lei no 9 503 de 23 de setembro de 1997; ii curso de relaçoes humanas direçao defensiva primeiros socorros mecanica e eletrica basica de veiculos promovido por entidade reconhecida pelo respectivo orgao autorizatario; iii veiculo com as caracteristicas exigidas pela autoridade de transito; iv certificaçao especifica para exercer a profissao emitida pelo orgao competente da localidade da prestaçao do serviço; v inscriçao como segurado do instituto nacional de seguridade social inss ainda que exerça a profissao na condiçao de taxista autonomo taxista auxiliar de condutor autonomo ou taxista locatario; e vi carteira de trabalho e previdencia social ctps para o profissional taxista empregado e exatamente por este motivo que o uber vem causando polemicas em londres os taxistas nao gostaram nem um pouco da ideia mas a prefeitura nao tem como proibir o serviço pois o aplicativo nao funciona como um taximetro — embora a cobrança seja feita de forma semelhante em toronto tambem houve protestos mas a prefeitura achou melhor nao proibir para estimular a concorrencia foto olhar digital no brasil os taxistas e cooperativas de taxi travaram uma verdadeira batalha contra os motoristas do uber alegam que os motoristas do uber nao pagam taxas e impostos que eles precisam pagar e por isso fazem concorrencia desleal — ainda que os motoristas do uber nao tenham descontos na compra e licenciamento do carro — o que seria uma ameaça a atividade de taxista recentemente em sao paulo os taxistas e cooperativas pressionaram as autoridades a proibir o uber que tipo de serviço o fato de nao ser regulamentado nao significa que nao haja um padrao de atendimento nem cuidados especiais — pelo contrario e justamente por ser recem chegado e concorrer com um monopolio publico privado que o uber precisa de um nivel de serviço acima da media no brasil ha dois tipos de serviço o uberx e o uberblack o primeiro usa carros mais simples e tarifas mais baratas enquanto o segundo usa somente sedas pretos com bancos de couro e ar condicionado e com ate cinco anos de uso — geralmente civic corolla jetta ou fusion ja os taxis comuns podem ser qualquer modelo com qualquer nivel de equipamentos e conforto so nao pode ter mais de sete lugares a idade da frota varia de acordo com a cidade para ser um motorista do uber o candidato precisa ter cnh para atividade profissional remunerada precisa comprovar que nao tem antecedentes criminais e passa por um curso de praticas de direçao e atendimento ao passageiro por exemplo o motorista e orientado a abrir e fechar as portas para os passageiros perguntar se o som ou o ar condicionado estao adequados a nao falar alem do necessario a menos que o passageiro solicite claro e a manter o carro limpo ele tambem precisa se vestir socialmente alem disso o motorista do uber precisa ser bem avaliado para conquistar mais passageiros quanto melhor o serviço mais passageiros o passageiro por sua vez nao e obrigado a pegar o taxi da vez na fila e tem a possibilidade de conhecer a reputaçao do motorista antes de chama lo da receita total das viagens o motorista paga entre 20 e 25% para o uber e fica com o resto da receita se voce esta pensando em vinculo empregaticio esqueça aqui a relaçao e 100% liberal baseada em acordos espontaneos entre pessoas livres ate nesse aspecto o uber consegue ser disruptivo se preferir encare como uma plataforma de free lances que cobra uma pequena comissao pela infra estrutura e prospecçao de clientes soa justo para voce uberblack terno e gravata e um seda preto e luxuoso basicamente o uber presta um serviço de transporte individual com um padrao que os taxis nao podem/nao querem/nao conseguem prestar mas nao se trata apenas de uma estrategia de captaçao de novos clientes esse padrao do uber visa a excelencia no serviço que a empresa se propoe a prestar que e simplesmente o que toda empresa — seja uma barraquinha de guloseimas uma concessionaria de carros ou um salao de beleza — faz para cativar clientes e sobreviver no mercado como os taxis tem sua operaçao garantida por lei nao e preciso e as vezes nem e permitido ir alem do que esta previsto nesta lei e e exatamente aqui que surge a principal vantagem do uber a concorrencia no brasil os taxis sao regulamentados por concessao publica em tese a regulamentaçao deveria garantir a segurança dos carros e dos passageiros a capacitaçao dos motoristas e a uniformidade dos preços so que essas leis tambem trazem efeitos colaterais — tanto para motoristas quanto passageiros nao existe concorrencia de preços os motoristas sao limitados ao seu ponto ou a uma cooperativa a concessao e cara a ponto de ter valor de investimento imobiliario e nao ha um padrao minimo de conforto ou atendimento — basta estar com o taxi aprovado pela vistoria anual o taxista nao e obrigado a aceitar cartao de credito ou debito ainda que seja uma forma extremamente popular de pagamento ele tambem nao e obrigado a ligar o ar condicionado em dias de calor infernal em salvador/ba uma das cidades mais quentes do pais a prefeitura permitiu uma taxa adicional pelo uso do ar condicionado e dificilmente sera afetado por reclamaçoes formais sobre seu comportamento ao volante e sobre uma eventual falta de qualidade no atendimento isso tudo por que a legislaçao que regulamenta a atividade dos taxistas nao preve um padrao veja so art 5o sao deveres dos profissionais taxistas i atender ao cliente com presteza e polidez; ii trajar se adequadamente para a funçao; iii manter o veiculo em boas condiçoes de funcionamento e higiene; iv manter em dia a documentaçao do veiculo exigida pelas autoridades competentes; as vezes eles nao podem sequer ir alem do permitido e acabam tolhidos pela lei em varios aspectos um deles e a capacidade de passageiros uma van para oito passageiros nao pode ser taxi embora fosse bastante conveniente em festas populares como a oktoberfest de blumenau/sc a festa do peao em barretos/sp ou o carnaval do rio de janeiro sem mencionar grandes eventos como convençoes congressos e afins permitindo a adequaçao do serviço a demanda um taxista tambem nao pode aproveitar uma viagem para outra cidade para voltar com um passageiro e baratear o custo de operaçao — por isso ele cobra uma taxa de retorno quando passa dos limites municipais isso acontece muito em regioes metropolitanas que sao demograficamente interligadas mas politicamente divididas e em aeroportos como guarulhos/sp e navegantes/sc esta e a fila do taxi no aeroporto de congonhas em sao paulo foto blog do kazuhito por ultimo e talvez a mais importante e que os taxistas precisam de licenças para trabalhar como elas sao emitidas de acordo com o numero de habitantes da cidade elas tambem sao limitadas e como em qualquer situaçao em que a oferta e menor que a demanda os preços dessas licenças inflacionaram a ponto de se tornar um tipo de investimento lembra da epoca em que pessoas alugavam linhas de telefone e exatamente isso muitos taxistas precisam pagar diarias para o dono do taxi ou ainda podem alugar a licença e contratar outros motoristas para trabalhar em sao paulo por exemplo ha mais taxistas do que taxis sao 33 974 taxis e 80 135 taxistas e a prefeitura ja avisou em 2013 que nao ha previsao de ampliaçao da frota — e dai vem outro efeito colateral do monopolio ha mais trabalhadores do que vagas e isso geralmente tende a reduzir a remuneraçao nao e tao facil quanto parece [youtube id= glzudva3lxk width= 620 height= 350 ] ainda que o serviço de taxis esteja longe de ser perfeito para passageiros e taxistas a vida do uber nao tem sido facil nas quatro cidades brasileiras em que o serviço ja opera no final de abril a justiça de sao paulo proibiu o serviço em todo o brasil mas no inicio de maio o processo foi revisto e o uber voltou a ser liberado contudo em sao paulo a camara de vereadores votou a proibiçao do uber na cidade tendo apenas um voto contrario embora ainda precise ser sancionada pelo prefeito fernando haddad a prefeitura pretende usar o proprio aplicativo para fiscalizar os motoristas que infringem a lei — que segundo o secretario de transportes jilmar tatto e redundante — uma referencia a lei 12 468 que vimos logo acima por esse motivo um dos principais pontos de interesse do publico o aeroporto de congonhas nao e atendido pelo uber [youtube id= ctuw5tjgxqg width= 620 height= 350 ] nas demais cidades o serviço nao foi proibido mas os motoristas do uber vem enfrentando manifestaçoes ofensivas e ate vandalismo por parte dos taxistas o site brasil post divulgou uma serie de videos que mostram agressoes e ofensas aos motoristas do uber e ate um cerco aos carros para coibi los de usar certas vias o argumento e o mesmo de sempre que o uber e taxi clandestino nao paga impostos e por isso rouba clientes dos taxis eles tambem parecem achar absurdo a oferta de agua gelada e a cortesia de abrir e fechar a porta alguns taxistas chegaram ao cumulo de arrancar passageiros do uber de dentro dos carros e dar broncas neles e mais outro suposto taxista disse que se [o uber] nao acabar ele ira começar a atear fogo nos carros como disse um comentarista no site voce prefere ser conduzido por um maniaco incendiario ou por um cara de terno que te serve agua mineral e abre a porta do carro [youtube id= _ledghhub0k width= 620 height= 350 ] se o argumento e que a regulamentaçao dos taxis garante a segurança a qualidade do serviço e a integridade do passageiro bem ela nao garante nada que as leis gerais ja nao garantam — desde que sejam aplicadas claro o carro do uber esta em mau estado de conservaçao o codigo de transito preve essa infraçao no artigo 230 o motorista do uber causou um acidente que ocasionou a morte de seu passageiro o codigo de transito tambem preve puniçao no artigo 302 onde fala sobre homicidio culposo alem disso ele e obrigado a ter um seguro de r$ 50 000 por passageiro e e avaliado pelos passageiros em uma escala de zero a cinco estrelas se sua classificaçao for inferior a 4 6 isso equivale a uma media de 9 2 em uma escala de zero a 10 ele precisa passar por uma reciclagem se a classificaçao for muito baixa ele simplesmente tem seu cadastro encerrado pelo uber e nao pode mais participar do serviço outro argumento dos taxistas e que os motoristas do uber nao pagam taxas e por isso tem vantagens mas a balança tende a equilibrar quando se fala em vantagens taxistas tem isençao de ipi na compra dos carros e em boa parte dos estados tambem tem isençao de icms e ipva em sao paulo essas isençoes representam um subsidio medio anual de r$ 4 771 por taxi segundo pesquisa do instituto movimento feita em 2013 considerando os 34 000 taxis da cidade sao nada menos que r$ 190 milhoes de reais em subsidios por ano esse mesmo estudo tambem estima que o espaço ocupado pelos 34 000 taxis da cidade custe algo em torno de r$ 90 milhoes no total o subsidio e tres vezes maior que o subsidio ao transporte coletivo alem disso como os taxistas nao emitem recibos para todas as viagens a declaraçao de imposto de renda irpf pode ser baseada em uma renda menor que a real ha ainda um outro problema relacionado ao uber os direitos trabalhistas a funçao do motorista e analoga a funçao de um empregado contratado mas nao e assim que o uber considera seus parceiros isso ja vem gerando discussoes especialmente nos eua onde o serviço e mais popularizado e na california a justiça decidiu que os motoristas sao empregados do uber embora isso nao faça sentido afinal os motoristas concordaram com os termos que vença o melhor embora possa ser considerado transporte publico individual de passageiros — a classificaçao utilizada para proibi lo ate agora — ha quem diga que o serviço nao e publico pois depende de um cadastro previo para ser utilizado como todo serviço ou produto disruptivo e inovador os governos e entidades classistas nao sabem exatamente como lidar com ele a resposta nesse caso pode estar na voz do povo uma soluçao bastante comum nas democracias mas que parece esquecida pela classe politica nos quatro anos que antecedem as eleiçoes o uber claramente oferece mais beneficios ao passageiro que os taxis e e por isso que muita gente esta migrando para o serviço nao apenas pela liberdade de escolha mais conforto e melhor atendimento como padrao aqui e importante salientar que existem taxis de luxo e taxis com atendimento exemplar porem nao e um padrao como no uber mas simplesmente por oferecer uma alternativa a um monopolio hoje o uber e a unica alternativa aos taxis e ja demonstrou suas vantagens mas nao pense no hoje tente imaginar um mercado com dezenas de empresas como o uber a concorrencia entre vivo tim oi claro e nextel transformou a telefonia celular para melhor e hoje voce pode pode ficar horas no telefone gastando menos de r$ 10 a evoluçao dos carros asiaticos recheados de equipamentos pelo preço dos nacionais pelados fez as fabricantes tradicionais rechearem os seus tambem e estamos falando apenas de preço e qualidade de serviço ainda ha a questao da mobilidade urbana as caronas compartilhadas sao mais uma alternativa de transporte assim como o napster o papel principal do uber nao e conquistar o monopolio do mercado embora seja o objetivo nao declarado e sim mudar os paradigmas antes do napster a ideia de musica gratuita ou a baixissimo custo era algo absurdo para as gravadoras com a popularizaçao do mp3 surgiram novos modelos de negocio que reformataram o mercado de musica contemporaneo — com destaque para o ipod e o itunes da apple e mais recentemente o rdio e spotify entao qual a soluçao bem nos podemos ate proibir o uber em beneficio dos taxis mas varias cidades do mundo liberaram o serviço justamente para beneficiar o publico que ganha com a concorrencia embora seja um voto solitario foi esse o argumento do unico vereador favoravel ao uber na camara de sao paulo jose police neto — que acabou vaiado pelos taxistas ele defendeu seu voto dizendo que a concorrencia gera menor preço e mais qualidade e que o foco da discussao nao deveria ser a proibiçao e sim a determinaçao de regras para que o uber possa trazer beneficios a populaçao se hoje ele pode ser considerado ilegal nao significa que ele deva ser banido pelo contrario por oferecer beneficios ao publico e sensato abrir a discussao e ate mesmo estudar a modificaçao das leis — que devem ser adequadas a evoluçao da sociedade nao o uber nao deve ser liberado como esta sem nenhum tipo de controle de impostos ou renda mas por que o transporte individual remunerado de passageiros deve ser considerado publico e privativo dos taxistas note bem individual nao coletivo que depende de outros fatores alem da vontade de um unico passageiro e motorista por que nao liberar para o uber — ou acima de tudo para qualquer cidadao idoneo — a possibilidade de se inscrever no cnpj e trabalhar como motorista particular livre deixem que os passageiros decidam se querem ou nao entrar em um del rey 88 sem ar condicionado ou se preferem contratar um mercedes benz c180 2014 imagine um desempregado que por acaso tem um carro — ainda que nao muito novo nem muito luxuoso — e diante da falta de empregos decide trabalhar como motorista das senhorinhas viuvas e idosas de seu bairro por que raios essa atividade tem que ser privativa de um taxista nao seria melhor para a sociedade se esse cara tivesse a opçao de se inscrever no cnpj como micro empreendedor individual mei gerar receita legalmente pagar impostos inss ir e iss e dar inicio ao que pode um dia com dedicaçao e trabalho se tornar em uma empresa de transporte de velhinhas chamada conduzindo miss daisy gerando novos empregos mais impostos e acima de tudo um serviço que nao existia ou era deficiente o serviço proposto pelo uber e claramente uma evoluçao dos taxis e a impressora matricial e o computador em relaçao as maquinas de escrever uma forma nova e melhor de fazer o que ja se fazia se ele hoje pode ser considerado irregular mas como tem alta demanda e apoio dos usuarios o que deve ser discutido nao e o seu banimento mas uma forma de torna lo inquestionavelmente legal para que seus motoristas possam ser autonomos regularizados sem matar sua natureza inovadora — ate por que isso ira estimular novos concorrentes e permitira esse futuro com dezenas de empresas disputando os passageiros com serviços de melhor qualidade e preços mais atraentes proibir ou regulamentar o uber mediante concessao para que ele seja uma companhia de taxi comum sera um tremendo passo para tras e nao foi andando para tras que chegamos aos computadores e smartphones aos carros hibridos a tv por streaming a essa vida moderna e facil que temos hoje
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