Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Audi A3 Clubsport: um sedã médio de 525 cv para Wörthersee
A Audi preparou um conceito especial para o tradicional festival Wörthersee, na Áustria. Seu nome é A3 Clubsport Quattro. Ele é baseado no S3 sedã, e é movido pelo motor 2.5 TFSI de cinco cilindros semelhante ao usado no TT RS, porém com uma turbina maior para produz 1,5 bar de pressão e gerar 525 cv e 61 mkgf. Todo esse potencial é despejado no sistema quattro com a ajuda do câmbio S Tronic de 7 marchas. Promissor, não?
E mesmo pesando 1.527 kg, a relação peso potência é de supercarro — 2,9 kg/cv — assim como o desempenho: são apenas 3,6 segundos para chegar a 100 km/h e velocidade final de 310 km/h. O visual é bem mais agressivo que o do S3, e foi inspirado nos modelos esportivos e de rali da marca. A inspiração é vista na grade preta com o logotipo Quattro, nos para-lamas salientes, na tampa do tanque de combustível circular, retrovisores menores, difusor traseiro e nas rodas de 21 polegadas com pneus 275/25.
Por dentro a receita racer continua: bancos concha, instrumentos com ponteiros vermelhos, e botão de partida e seletor de modos de condução no volante de três raios. Infelizmente, a Audi não deve colocar esse monstrinho em produção, nem mesmo em forma de RS3 — ao menos não com toda essa potência.
Novo Civic Type R foi flagrado sem disfarces
A próxima geração do Honda Civic Type R é um dos esportivos mais aguardados do ano, e motivos não faltam para isso. Ele será o primeiro Type R turbo, e a marca andou cronometrando suas voltas em Nürburgring Nordschleife. Mas até agora, só havíamos visto o hot hatch que nunca teremos por aqui vestido com roupa camuflada. Até agora, pois os especialistas em flagras da KGP Photography encontraram o Honda em testes sem nenhuma camuflagem pela Alemanha.
Se você esperava algo mais pacato que o conceito apresentado no Salão de Genebra, as imagens são surpreendentes: esse protótipo é ainda mais agressivo, com asa mais alta, tomada de ar dianteira maior e rodas douradas. Sim douradas como aquelas que a Subaru abandonou na nova geração do WRX. Como já se sabe há meses, sob o capô não haverá um motor supergirador como antes, e sim um 2.0 turbo de 280 cv, que certamente será conectado a uma caixa manual de seis marchas. E como também se sabe, a Honda nunca vendeu o Type R deste lado do oceano, e com o Si prometido para o próximo ano, talvez seja melhor não alimentar esperanças.
Os importados mais vendidos em abril
A Abeifa, associação dos importadores e fabricantes, divulgou o relatório mensal de emplacamentos de abril. Apesar do aumento de 3,7% em relação a março, os números ainda seguem mais baixos que fevereiro e 18,3% em relação a abril de 2013. O mais vendido foi o Kia Sportage foi o mais vendido, com 954 unidades. Logo atrás vem o BMW Série 3 (em todas as versões), com 588, seguido pelo Land Rover Evoque, com 434 e o Lifan X60, com 356 unidades.
As primeiras fotos do Fiat 500X
A Fiat divulgou nesta semana as primeiras imagens do seu futuro crossover 500X, que será produzido em sua nova fábrica no Nordeste. As fotos mostram a produção da carroceria do 500x na fábrica da Fiat em Melfi, na Itália, e apesar de não vermos detalhes do carro pronto, podemos ver o capô mais longo e menos curvado que o do 500, tal como acontece com o Mini Cooper e o Countryman.
Logo ao fundo, também se vê a carroceria do Jeep Renegade, que como em Melfi, será produzido na mesma linha que o 500X por aqui. Ambos compartilham a mesma plataforma e conjunto mecânico, embora o Jeep irá receber sistemas de tração para uso off-road. O modelo estreia no Salão de Paris em outubro, e deve aparecer também em São Paulo no mês seguinte.
Brabus dá 850 cv ao Mercedes E63 AMG
Quem conhece a Brabus sabe que “demais” nunca é suficiente para a preparadora. Foi com essa filosofia que eles prepararam sua nova versão do Mercedes-Benz E63 AMG, que recebeu dois turbos para gerar 850 cv e (sente-se antes de continuar a ler) 147,5 mkgf de torque.
Com a tração 4MATIC o 850 6.0 Biturbo pode chegar a 100 km/h em 3.1 segundos. Esse número aumenta para 3,7 segundos na versão com tração traseira pois ele irá gastar 0,6 segundos lixando os pneus antes de finalmente arrancar.