fala galera flatouter tudo tranquilo bom gostaria de começar esse segundo episodio do meu project me desculpando com os leitores e editores do flatout pela demora mas confesso que tive uns percalços com o corvette que me ocuparam e estressaram bastante fora a correria do dia a dia aliada tambem a um pouco de procrastinaçao da minha parte sorry gostaria tambem de agradecer o feedback superpositivo dos leitores do fo voces sao fodas que alem de me apoiarem na missao me ajudaram muito com dicas e indicaçoes de soluçoes para pequenos problemas do carro gostaria de agradecer tambem ao nobilissimo lucas que deslocou ate minha cidade para trazer uma gopro para fazermos umas filmagens com o corvette infelizmente por conta de termos tido a brilhante ideia de fazer a filmagem com o teto do carro baixo o audio ficou pessimo o que inviabilizou de upar os videos porem ja esta nos planos fazer uma filmagem em trecho de serra com o teto fechado creditos ao lucas que deslocou sua bmw 528 e39 por 80 km pra trazer a gopro pras filmagens basicamente hoje irei falar sobre o custo de manutençao basica do corvette inevitavelmente comparando o com o custo da minha antiga bmw 328i 2012 f30 para servir de referencia bem como o custo do conserto de alguns pepinos que apareceram alem dos que ja haviam aaah tambem quero comentar mais algumas coisas sobre o corvette que havia esquecido no 1º post entao sem mais delongas vamos começar pelos problemas que o carro ja tinha quando comprei falha no tpms sensor de monitoramento de pressao dos pneus hud inoperante para choques dianteiros levemente saltados proximo aos farois por conta de impactos em sua parte inferior e pequeno vazamento do oleo da direçao hidraulica vou elencar tudo nessa postagem de forma numerica para ficar mais pratico e tentarei dar explicaçoes o mais detalhadas possiveis acerca dos procedimentos ressalto que essa numeraçao nao segue uma ordem cronologica 1 falha no tpms pra quem nao sabe o tpms tire pressure monitoring system e o sistema que monitora a pressao onde cada um dos sensores localizados nas rodas se comunica com um modulo central via radio que por sua vez passa a informaçao da pressao dos pneus pro computador de bordo do veiculo quando os pneus do carro sao trocados a central tem que ser re ensinada a conversar com os 4 sensores atraves de uma ferramenta da propria gm acontece que a gm do brasil tem a ferramenta de reaprendizado do tpms eu levei o carro na concessionaria mas nao deu certo muito provavelmente pelo fato dos sensores serem alimentados por baterias nao trocaveis e que em 10 anos provavelmente ja perderem sua carga ai tem que trocar os 4 sensores mesmo acontece que o preço dos sensores nos eua gira em torno de r$ 500 os quatro porem somando frete e imposto deve atingir facilmente r$ 1 200 nao e um investimento que compense ser feito agora se eu ou algum amigo for para os eua trago na bagagem ja que e pequeno e gasto apenas os r$ 500 o unico empecilho e que o computador de bordo as vezes da uns falsos positivos quanto a pneus baixos que logo somem 2 hud inoperante o hud heads up display e o equipamento que projeta no para brisas informaçoes basicas como velocidade e rpm do carro como o antigo dono me informou que o hud parou de funcionar apos a troca da bateria achei que pudesse ser algo de simples soluçao porem eu estava enganado o mecanico que fez boa parte dos serviços no vette sugeriu que eu tirasse primeiramente o dvd pioneer bem como o modulo e o sub woofer que estavam instalados no porta malas que realmente nao faziam diferença no som so ocupavam espaço mesmo e recolocasse o som original a fim de deixar a parte eletrica o mais original possivel realmente apos esse procedimento que retirou uma massaroca de fios o carro voltou a ter varias funçoes basicamente relacionadas ao fato de quaisquer bipes sairem nas caixas de som entao coisas como avisos de erros gravaçao da memoria dos bancos aviso de portas abertas etc voltaram a funcionar com o som original o mesmo possui disqueteira para 6 cd s que infelizmente nao le mp3 mas e possivel puxar um cabo auxiliar posteriormente para poder ligar o celular ao som coisa que devo fazer futuramente apos esse procedimento levei o carro a um auto eletrico aqui da cidade que concluiu que a parte eletrica esta ok restando apenas 2 opçoes ou o hud queimou ou o projetor caiu algo bem comum de acontecer visto que o projetor e preso por uns pivos regulaveis que sao muito frageis porem para ter certeza de quaisquer dessas duas hipoteses so desmontando o hud inteiro algo que farei futuramente por ora a falta do hud nao me incomoda a unica desvantagem real de nao ter o hud e que como o painel analogico so marca ate 200 indiferente de mph ou km/h eu nao teria como saber velocidades maiores que 200 km/h ja o hud como marca digitalmente a velocidade poderia mostrar velocidades acima de 200 km/h porem se por ventura eu levar o vette para algum evento de arrancada e so mudar a mediçao para mph e depois converter o hud como deveria ser se bem que nao sei se no meu carro ha a funçao força g 3 para choques levemente saltados proximo aos farois bom como ja expliquei por conta dos impactos inevitavelmente sofridos na parte inferior do para choques dianteiro a parte superior do mesmo tende a saltar proximo aos farois como o carro fez diversos serviços na parte dianteiro o que exigiu desmontagem parcial da frente do carro foi possivel melhorar em uns 80% esse problema quando eu decidir repintar a parte inferior do para choques dianteiro ai sera feita a desmontagem total a fim de solucionar 100% do problema da pra ver que o alinhamento ficou quase 100% 4 vazamento de oleo da direçao hidraulica como ja levantado pelo mecanico que olhou o carro antes que eu batesse o martelo havia um pequeno vazamento do oleo da direçao hidraulica que foi resolvido com a reconfecçao de uma mangueira de alta pressao atraves de uma empresa no rs que solucionou prontamente o vazamento custo r$ 500 mais r$ 143 do oleo da direçao hidraulica a dita cuja mangueira de alta pressao 5 botoes dos comandos de ar condicionado levemente descascados por ora resolvi com o canetao marcador de cds mesmo soluçao que demonstrou se bem competente durante o dia porem a noite nem tanto um leitor do flatout me sugeriu comprar pequenos adesivos que vao nesses botoes sugestao essa escolhida para um futuro proximo como estao atualmente obvio que olhando de perto da pra ver a marca do canetao mas no dia a dia nao incomoda mais e essa e a sugestao enviada pelo colega preço barato soluçao permanente muito obrigado pelo link 6 as primeiras manutençoes basicas oleo e filtros verificaçao dos amortecedores e pastilhas dos freios e palhetas dos limpadores bom como voces sabem a gm nunca vendeu oficialmente o corvette no brasil o que torna a sua oferta de peças aqui bem escassa pra falar a verdade so encontrei mesmo o filtro de oleo marca full r$ 77 com frete contra r$ 120 do filtro de oleo da bmw os filtros de ar sim sao 2 e eu so fui descobrir depois que chegou o primeiro custaram r$ 150 e r$ 88 da marca fram o segundo escapou da receita federal por isso foi mais barato hahaha no caso da bmw o filtro de ar custa em torno de r$ 250 o que me impressionou e que no corvette vao apenas 5 2 l de oleo contra 7l na bmw usei motul sintetico ecoflex 6100 nos dois a r$ 36 o litro o dia em que descobri que o corvette usa dois filtros de ar o mecanico ainda verificou o estado das pastilhas e amortecedores recomendando a troca imediata dos amortecedores e a troca das pastilhas daqui 20 000 km com verificaçoes a cada 5 000 km comprei os amortecedores r$ 2 200 com impostos e frete os 4 da marca dta drivetech of america e as pastilhas os 4 pares por aproximadamente r$ 900 com impostos e frete marca acdelco a oficial porem apos uma segunda opiniao conclui que por ora nao sera necessario a troca dos amortecedores o meu carro veio com os amortecedores magneticos opcionais que vinham em menos de 10% dos corvettes c6 que custam em torno de usd 400 a unidade o que ate para os americanos e um preço exorbitante entao o que a maioria faz e quando a troca se faz necessaria troca se por modelos comuns e atraves do computador gm tech 2 fazem a desabilitaçao do opcional mag ride no modulo do carro para que o computador de bordo nao fique dando erro pelo que pude levantar sobre esses amortecedores magneticos essa tecnologia mag ride da chevrolet e tao aclamada que ate a ferrari a licenciou para usar em seus amortecedores porem a maioria dos proprietarios de corvette c6 que trocaram os amortecedores dos mags para os comuns notaram pouca ou nenhuma diferença de qualquer forma ja tenho as pastilhas e os amortecedores para quando necessario a titulo de comparaçao os 4 amortecedores para a bmw sairiam em torno de r$ 7 000 enquanto as pastilhas sairiam por r$ 2 500 na concessionaria porem esses valores podem estar defasados ja vale lembrar que se eu encomendasse os amortecedores da acdelco pro corvette o custo seria de pouco menos de r$ 4 000 com impostos e frete porem encontrei certa dificuldade em achar lojas que enviassem amortecedores acdelco para o brasil pastilhas e amortecedores ja em casa esqueci de mencionar que tambem comprei o filtro de cabine saiu em torno de r$ 110 as palhetas dos limpadores ja nao estavam em seus melhores dias consegui facilmente flat blades genericas numa oficina em sc por r$ 60 que cumprem muito bem o papel 7 o primeiro percalço radiador e skid plate estava eu em um belo dia transitando em uma rua de paralelepipedo coisa que aqui na minha cidade tem aos montes quando de repente ouço um tranco forte e metalico na regiao dianteira tinha acabado de passar por um buraco horrivelmente camuflado nos paralelepipedos o corvette dispoe de um skid plate que seria uma gaiola de proteçao feita em aluminio que tem a funçao de proteger o para choques e o radiador dessas pancadas acabou que dessa vez o skid plate nao foi suficiente para segurar a bronca e o radiador foi atingido e logico que eu so fui perceber quando o carro começou a esquentar mais tarde coincidentemente esse evento foi pouco tempo antes da data programada para encostar o carro para ver o vazamento do oleo da direçao hidraulica bem como de outras miudezas acabei adiantando essa parada skid plate lado do passageiro e essa gaiola que se estende ate o lado do motorista acontece que na desmontagem foi possivel constatar que o skid plate estava trincado em diversos pontos provavelmente de outras pancadas o que exigiria solda aluminio antes da remontagem para que o mesmo pudesse voltar a cumprir seu papel adequadamente danos no skid plate na segunda foto da pra notar que ate uma haste estava quebrada do seu ponto de solda original skid plate ja consertado custo r$ 70 quanto ao radiador foi feita a limpeza e solda dos pontos de quebra bem como desempeno geral do mesmo ele estava bem tortinho custo r$ 180 radiador antes do conserto infelizmente nao tirei foto dele depois de pronto vale lembrar que durante a realizaçao do serviço no skid plate radiador e verificaçao do vazamento oleo da direçao hidraulica foi feita a limpeza do sistema de ar condicionado troca do filtro de cabine e do oleo capela rc 450 024 para compressor do ar bem como a recarga do gas ao custo de r$ 190 00 obviamente que alem desses serviços rolou a mao de obra de desmontagem remontagem e limpeza de tudo o que foi mexido o que gerou uma mao de obra que por questao de etica nao irei divulgar mas posso dizer que nao foi nada estratosferico 8 a subsequente falha da bomba de agua alguns dias apos retirar o carro da oficina apos todos esses serviços elencados eis que aparece no painel o aviso de baixo nivel de agua do sistema de arrefecimento levei o carro imediatamente a oficina onde foram realizados os serviços achando que poderia ser algo com o radiador ainda e veio o veredicto vazamento de agua pela bomba d agua acontece que muito provavelmente por conta do carro ter circulado um pouco com esse vazamento no radiador isso acabou gerando um estresse maior na bomba d agua o que fez com que ela viesse a pedir arrego de qualquer forma se essa informaçao procede ou nao levantei apos consultas ao corvetteforum com que realmente essas bombas falham aleatoriamente existem casos de bombas que falharam com 15 mil milhas e outros casos de carros com 100 mil milhas com a bomba ainda funcionando 100% resumindo meu carro tinha 28 000 milhas e uma bomba falecida e a mesma nao tem manutençao so comprando uma nova por sorte achei a bomba da gates uma marca de acordo com meu mecanico muito boa pelo valor de 100 obamas com frete e impostos chegou por aproximadamente 1000 temers apos a troca da bomba d agua o carro nao apresentou mais nenhum problema de arrefecimento a bomba d agua nova praticamente uma obra de arte 9 bonus 1 tapetes novos uma coisa que fazia meus olhos arder de dor era olhar os malditos tapetes de borracha que vieram no corvette de acordo com o antigo dono sao anti derrapantes por isso a escolha vai entender ne de qualquer forma apos ter visitado um encontro de veiculos antigos em florianopolis peguei o contato de uma empresa no rs que fazia os tapetes sobre medida resultado ok a cor nao bateu 100% mas o flash da foto que acabou enaltecendo essa diferença ao vivo posso dizer que o resultado ficou excelente custo r$ 140 com frete 10 bonus 2 fotos bom pra quem reclamou no outro post que eu tinha postado poucas fotos seguem algumas ai tiradas nesses ultimos tempos bem como um relatorio dos ultimos consumos do vette no dia da troca de placas placa mini na frente porta malas antes com o sub woofer e depois lavando role com o brother de dodge challenger night shot alguns flagras do insta [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 125892 125887 ] e um breve relato das ultimas medias de consumo do vette bom espero que voces tenham curtido esse post apesar de ter sido mais tecnico e por ora gostaria de solicitar aos editores do flatout que meu projeto fosse colocado na geladeira ja que por enquanto nao havera mais grandes novidades no vette como o hud funcionando por exemplo aguardo ansiosamente os comentarios perguntas questionamentos conjecturas colocaçoes e similares abaixo valeu e um grande abraço a todos por danilo serra project cars #386
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.